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Os 5 C’s da comunicação que vão auxiliar na gestão farmacêutica

Gestão farmacêutica: os 5 C’s da comunicação para sua farmácia

A comunicação é uma das habilidades mais importantes para qualquer empresa. Na gestão farmacêutica, não é diferente! 

Comunicar-se bem não só ajuda a criar um ambiente de trabalho mais produtivo, como também é fundamental para garantir a satisfação e a fidelização dos clientes.

Originalmente proposta pelo autor Mauro Segura, a teoria dos 5 C’s da comunicação moderna tem o objetivo de contribuir para que as empresas possam aprimorar a forma como se comunicam com os seus públicos diversos.

Marcelo Salum, CEO & Founder do Instituto Brasileiro de Vendas & Varejo (IBVV), adaptou a teoria para o setor farmacêutico, em uma publicação do portal Guia da Farmácia.

Dada a relevância desse conhecimento para os gestores de farmácias, preparamos um resumo sobre a teoria dos 5 C’s da comunicação para você. Confira, na sequência!

Gestão farmacêutica: conheça os 5 C’s da comunicação e como eles podem ser desenvolvidos

Uma farmácia bem-sucedida incentiva a busca pelo conhecimento e oferece programas de treinamento e desenvolvimento para sua equipe. 

Os 5 C’s da comunicação contribuem diretamente para isso. Conheça-os!

1. Comprometimento

“Comprometer-se é fazer de seu dever um prazer”, Marcelo Salum

O comprometimento é fundamental para a construção de uma equipe forte e coesa. Por isso,os funcionários devem estar empenhados em atingir os objetivos da empresa e dispostos a trabalhar em conjunto para alcançá-los.

Para implementar o comprometimento em sua farmácia, é importante incentivar a participação dos funcionários em atividades relacionadas ao negócio, como reuniões e treinamentos, e estabelecer metas claras para a equipe.

2. Confiança

“Celebrar a confiança exige transparência, verdade e ética profissional”, Marcelo Salum

A confiança é a base de qualquer relacionamento, incluindo o ambiente de trabalho. Sendo assim, é importante que os colaboradores confiem uns nos outros e na administração da drogaria para trabalhar em harmonia. 

Para desenvolver uma cultura voltada para a confiança em sua farmácia, é essencial estabelecer uma comunicação transparente com a equipe e fornecedores, além de demonstrar integridade e ética em todas as ações.

3. Cooperação

“A cooperação exige uma visão ampla, bem como, disposição em exercitar e aceitar o novo, independente de preconceitos”, Marcelo Salum

A cooperação é essencial para o sucesso da equipe, pois permite que as pessoas trabalhem juntas para alcançar objetivos comuns. 

De tal maneira, é necessário estabelecer uma cultura de trabalho em equipe, incentivando a colaboração entre os funcionários. Outra ideia interessante é promover atividades que estimulem a integração da equipe.

4. Comunicação

“Para que haja comunicação, é necessário que o emissor expresse a mensagem e que o receptor a entenda!”, Marcelo Salum

O quarto C é a comunicação em si, tendo em vista que ela é um dos principais pilares da gestão farmacêutica.

É fundamental criar canais de comunicação interna eficazes, como reuniões regulares e sistemas de comunicação interna, além de fornecer feedback constante para os funcionários.

Além disso, a gestão farmacêutica também deve se preocupar e desenvolver atividades voltadas para a comunicação externa.

Aqui entra uma série de atividades e ações, como produção de conteúdo e gerenciamento de redes sociais, estratégias de marketing digital, trade marketing, organização dos produtos nas gôndolas, gerenciamento de categorias etc. 

Afinal, praticamente tudo comunica e passa uma mensagem para as pessoas que entram na farmácia.

5. Capital intelectual

“Conhecer seu público-alvo, perfil de seus clientes e os produtos e medicamentos, que serão vendidos, diferem um bom profissional de outro.”, Marcelo Salum

Finalmente, temos o capital intelectual! Trata-se do conjunto de conhecimentos e habilidades que os funcionários têm e que podem ser aplicados em benefício da empresa. 

Para implementar o capital intelectual em sua farmácia, é importante valorizar e reconhecer as habilidades e conhecimentos dos funcionários.

Além, é claro,  de fornecer treinamento e desenvolvimento para que os colaboradores possam aprimorar suas habilidades e se manterem atualizados sobre as tendências do mercado.

Implementar os 5 C’s da comunicação pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais produtivo e agradável. Além disso, contribuirá para aumentar a satisfação dos clientes e melhorar a eficiência dos processos na gestão farmacêutica.

O que você achou da teoria dos 5 C’s para a gestão farmacêutica? Interessante, não é mesmo? Então, coloque as ideias apresentadas em prática e garanta os melhores resultados para a sua farmácia.

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