O inverno passou, o frio e as baixas temperaturas estão saindo de cena e dando espaço ao calor e às temperaturas mais elevadas. Com essa mudança nas estações do ano, surge também uma maior exposição ao sol e, consequentemente, um crescimento na procura por produtos indicados para a proteção contra os raios UVA e UVB.
No verão, entre os protagonistas que fazem sucesso nas gôndolas da sua farmácia ou drogaria são os protetores solares, bronzeadores e produtos pós-sol, além dos repelentes. Ainda que a proteção contra os raios solares deva ser feita diariamente, o consumo de fotoprotetores cresce nos meses mais quentes do ano.
Com a ida maior às praias e piscinas, parques e outros ambientes onde a permanência no sol é mais constante, o mercado de protetores solares atinge seu maior pico de vendas nos próximos meses. Para que a sua farmácia esteja preparada para este momento, a exposição correta destes produtos nas gôndolas irá facilitar a compra do shopper e auxiliar ainda mais a incrementar seu faturamento. Como fazer isto?
Exposição correta dos produtos é importante
O gerenciamento de categorias deve ser bem explorado quando o assunto é a linha solar. No caso dos protetores solares é importante que a exposição seja feita por marca, facilitando a identificação da categoria. Dentro de cada marca, é necessário também agrupar os segmentos (facial, infantil, pós-sol, regular e bronzeadores).
A partir desta separação, também podem ser agrupados os produtos pela diferença nos aplicadores (como aerossol ou outro formato de embalagem, assim também como é possível diferenciar na forma de gel, spray ou creme). É importante também que estes produtos sejam expostos em ordem decrescente de Fator de Proteção Solar (FPS).
Já que estamos falando da linha solar, os repelentes também precisam estar inclusos. A incidência de mosquitos é comum que aumente também durante o período mais quente do ano. Por isso, é importante reforçar o estoque e oferecer ao shopper diversidade e opções de compra.
Comunique-se com o shopper
Lembre-se também que o ponto de venda (PDV) pode e deve comunicar – inclusive com material da indústria – sobre como usar de maneira correta os produtos dessas categorias.
Aproveite esta época para mostrar promoções, as variedades da loja e o diferencial de cada produto nas redes sociais e locais visíveis ao público. Isso chama a atenção e atrai cada vez mais as pessoas que estão cada vez mais em busca da saúde, qualidade de vida e bem-estar.
Agora que você já sabe a importância de manter uma linha de proteção solar completa, aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você. Faça suas compras pelo nosso eGAM (www.egam.com.br) e tenha ótimas vendas!