O verão é uma estação vibrante, repleta de energia e cores vivas, que podem ser exploradas em estratégias de merchandising.
Além disso, nessa época do ano, os clientes vão às farmácias em busca de soluções de saúde e beleza, para que possam aproveitar ao máximo os dias ensolarados.
Que tal saber mais sobre o assunto e conhecer as melhores ideias para que as suas vendas sejam tão altas quanto as temperaturas dos dias de sol? É só seguir adiante conosco. Vamos lá!
Merchandising: entenda o conceito e sua relevância
Regina Blessa, doutora em Design e mestre em Ciências da Comunicação, explica que a “A palavra inglesa merchandise significa mercadoria, e merchandiser significa negociante. Por sua vez, a tradução de merchandising seria mercadização, nome que em português não corresponde exatamente ao significado da atividade como é conhecida. Merchandising seria então uma derivação da palavra merchandise, que podemos traduzir como operação com mercadorias”.
A autora ressalta que o conceito de merchandising é bastante antigo, assemelhando-se até mesmo às práticas de venda direta da Idade Média. Ela conta que, na época, as mercadorias eram exibidas publicamente nas ruas, com vendedores competindo entre si, usando gritos e outras formas de chamar a atenção para seus produtos.
Esse comportamento, embora involuntário e sem o embasamento teórico moderno, já representava uma forma de merchandising. Hoje em dia, com todo o conhecimento acumulado e aparato tecnológico que temos à nossa disposição, chamar a atenção do cliente se tornou muito mais estratégico e menos operacional. (1)
Adotar estratégias de merchandising em farmácias é essencial para impulsionar as vendas e melhorar a experiência do cliente. Isso ocorre, por exemplo, a partir da disposição estratégica de produtos sazonais em locais de destaque, aumentando sua visibilidade e atratividade.
Estratégias de merchandising para colocar em prática na sua farmácia
Já deu para perceber quão importantes são as estratégias de merchandising para farmácias, certo? Então, chegou a hora de conhecer algumas delas. Veja:
Foque em produtos sazonais que são a cara do verão
Durante o verão, é importante destacar produtos que atendam às necessidades específicas dessa estação.
Por exemplo, protetores solares, repelentes de insetos, hidratantes pós-sol e produtos de hidratação oral são altamente procurados.
Colocar esses itens em prateleiras de fácil acesso e com sinalização clara aumenta a probabilidade de venda.
Decore a farmácia e exponha os produtos com a vibe do verão
A decoração temática pode criar um ambiente convidativo. Use cores vivas e elementos decorativos que remetam ao verão, como imagens de praia e sol.
Exponha os produtos de verão em displays temáticos, aproveitando para criar combinações interessantes, como um kit de cuidados de verão com protetor solar, chapéu e óculos de sol.
Destaque os produtos no layout da loja
A disposição dos produtos é fundamental. Coloque os itens mais relevantes para o verão em locais de alto tráfego, como próximo ao caixa ou na entrada da loja.
Ilhas promocionais, pontos extras no PDV e prateleiras no final dos corredores também são estratégicos para destacar esses produtos.
Crie programas de fidelidade exclusivos para o verão
Desenvolva promoções e programas de recompensa focados na estação. Por exemplo, oferecer pontos em dobro na compra de protetores solares ou descontos especiais em produtos de cuidado pós-sol para membros do programa de fidelidade.
Isso incentiva os clientes a retornarem e comprarem mais, não apenas no verão, mas em todas as épocas do ano.
Treine os farmacêuticos e os vendedores sobre cuidados com a saúde no verão
É importante que a equipe esteja bem informada sobre os produtos de verão e suas aplicações.
Eles devem estar preparados para aconselhar os clientes sobre cuidados com a pele, hidratação e prevenção contra insetos, por exemplo.
Não esqueça das ações de merchandising online
No mundo digital, é possível aplicar estratégias semelhantes. Atualize o site e as redes sociais com temas de verão, destacando produtos relevantes para a estação.
Inclua ofertas especiais, conteúdo educativo sobre cuidados no verão e opções de compra online ou reserva para retirada na loja.
Essas táticas ampliam o alcance do merchandising para além das fronteiras físicas da loja e podem gerar vendas por delivery, a título de exemplo.
Realize eventos temáticos ou workshops de saúde no verão
Organize eventos na farmácia que abordem temas relevantes para o verão, como cuidados com a pele, hidratação adequada e prevenção de doenças comuns na estação.
Você pode convidar um dermatologista parceiro para dar uma palestra sobre cuidados com a exposição ao sol e orientações sobre a escolha do melhor protetor solar para cada tipo de pele, por exemplo.
Utilize sinalização digital interativa
Implemente displays digitais que mostram conteúdo interativo sobre os produtos de verão.
Exemplo disso são as telas sensíveis ao toque, nas quais os clientes podem aprender mais sobre as ações de um protetor solar ou assistir a vídeos curtos sobre dicas de saúde no verão.
Ao adotar essa abordagem moderna, você tende a aumentar o interesse dos clientes e proporcionar uma experiência de compra mais dinâmica.
Ufa!, são muitas as estratégias de merchandising que a sua farmácia pode adotar no verão, não é mesmo? Então, não deixe para depois e coloque-as em prática para impulsionar as vendas na estação mais vibrante do ano.
Verão também combina com Carnaval! Por isso, também preparamos um conteúdo que ensina você a preparar a sua farmácia para os dias de folia. Dá uma olhada lá!
Referência:
(1) BLESSA, Regina. Merchandising no ponto de venda. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2014.