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O que preciso saber antes de abrir uma farmácia?

abrir uma farmácia

Abrir uma farmácia de sucesso pode ser o sonho de muitas pessoas. É um negócio com grande potencial e que pode ser bastante lucrativo.

Mas antes de abrir as portas do seu próprio estabelecimento, é importante saber algumas coisas fundamentais para que não aconteça nenhum imprevisto na hora de iniciar o empreendimento.

Continue com a leitura!

Pesquise sobre o segmento antes de abrir uma farmácia

Não adianta você iniciar um novo negócio às cegas. É muito importante que você pesquise sobre o segmento antes de decidir abrir a sua farmácia.

Existem muitos detalhes para analisar como, por exemplo, os modelos de farmácia (populares e tradicionais).

No primeiro formato, há características específicas como atendimento sem check-out, preços menores, atendimento farmacêutico não incluso etc.

Já no segundo, o preço e o atendimento são personalizados de acordo com o perfil do cliente, funcionamento muitas vezes de 24h, há venda de produtos de higiene/beleza e muito mais!

Informe-se sobre toda documentação necessária

É uma etapa mais burocrática, mas talvez seja uma das mais fundamentais: a documentação.

Se você pensa em montar sua própria farmácia, é importante você ficar ligado (a) nos procedimentos necessários. Documentos como CNPJ, certificado de regularidade do CRF e a própria autorização sanitária são essenciais.

Busque se informar mais sobre a legislação e corra atrás de toda a papelada!

Preste atenção na concorrência

Você sabe como ser referência em um segmento cheio de players? A resposta é simples: prestando bastante atenção na concorrência.

Analise no que estão investindo, quais campanhas costumam realizar, a precificação dos produtos e nas novidades que trazem para o negócio.

Com base nessas informações, você saberá de que forma cadenciar seus esforços e elaborar uma estratégia bastante eficaz – o que nos leva para o próximo tópico.

Defina suas estratégias e faça um planejamento

Você analisou a sua concorrência e sabe o que fazer, agora precisa montar estratégias e definir objetivos, pois o varejo farmacêutico é bastante competitivo.

Busque compreender o perfil dos clientes da região, desenvolva ações para públicos segmentados e estipules metas mensais e anuais.

Para ser relevante em todo o segmento, é importante oferecer algo que a concorrência não ofereça. Portanto, seja inovador(a) e crie estratégias de alto impacto!

Analise todos os gastos

Montar uma farmácia e conquistar o público exige bastante dinheiro. Portanto, antes de pensar na implantação seu negócio, tenha a certeza que você terá capital suficiente.

Após isso, faça um planejamento financeiro: ele é muito importante para o sucesso do seu negócio. Você precisa saber o quanto investiu, descobrir o que está funcionando e qual o retorno você está tendo em cima dos investimentos.

Tenha controle do fluxo de caixa, faça uma boa gestão financeira e analise detalhadamente a forma que você direciona o seu dinheiro.

Cuidado com a escolha da localização da sua farmácia

Quando você sabe o quanto pode investir, com base no seu planejamento financeiro, já é possível analisar a localização da sua farmácia.

Esse é um ponto que pode ser crucial para o sucesso do seu negócio. Talvez não seja interessante colocar em um grande ponto comercial no caso de haver muitas farmácias. Da mesma forma, talvez não seja adequado instala-la em um lugar onde não há um fluxo recorrente de pessoas.

Portanto, analise diversos lugares e preste atenção ao fluxo de pessoas (e na concorrência). Após isso, avalie custos como aluguel, seguro, energia elétrica e outras despesas fixas e recorrentes.

Pense em sua estratégia de venda e Marketing

Visto muitas vezes como custo, o marketing é, na realidade, um grande investimento para o seu negócio.

A divulgação, a publicidade e o relacionamento, paralelamente a estratégias específicas de venda, podem ser grandes diferenciais para o seu negócio. Isso porque gera autoridade para a sua marca, transformando-a relevante e, dessa forma, atraindo novos clientes.

Investir em marketing digital, por exemplo, é importantíssimo: cada vez mais empresas utilizam do poder da internet e das redes sociais para ampliar a visibilidade dos seus negócios, por que deveria ser diferente com você?

A importância do mix de produtos

Assim que você definiu os pontos anteriores, chegou a hora de pensar na variedade de produtos que você irá ter nas prateleiras.

Esse é um ponto essencial para a lucratividade do seu negócio e você deve prestar bastante atenção no que vai investir, tanto na classe de medicamentos, como na de produtos de beleza, higiene etc.

Afinal de contas, a farmácia deve ter aquilo que o consumidor busca. Caso não tenha, dificilmente ele retornará ao estabelecimento. Analise e planeje bastante esta etapa!

Procure por uma distribuidora e crie uma relação de parceria

Você não pode ter uma farmácia e não contar com a parceria de uma distribuidora de confiança. Esse é um requisito muito importante e que fará total diferença na qualidade dos seus serviços e produtos.

Busque conhecer empresas que realizem esse tipo de distribuição, entre em contato com elas e saiba se é a melhor opção para abastecer seu estoque. Se sim, crie uma boa parceria, pois é a distribuidora quem fornecerá os produtos que você estiver necessitando.

Agora que você já sabe tudo o que precisa pensar e executar antes de abrir sua farmácia, é só colocar as mãos a massa! E se você estiver precisando de uma distribuidora de confiança, é só contar com a GAM!

 

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