Conheça algumas dicas de gerenciamento por categorias para agregar valor ao seu negócio.
Conhecido como uma ferramenta estratégica de gestão, o gerenciamento por categorias não é um processo típico nem comum em drogarias, mas deveria ser.
Por meio dele, você entende qual a melhor estratégia para cada grupo de categoria, ou “mundos“ como temos o hábito de dizer no PDV. Depois disso, é possível avançar para o entendimento de como organizar as categorias e até mesmo chegar ao nível de exposição adequado por produto.
Dessa forma, você terá um planograma perfeito sobre a ótica da melhor experiência de compra para o cliente e, claro, consegue aumentar suas vendas significativamente.
No entanto, todo sistema que já é bom por natureza, ainda pode ser aprimorado! Se você busca por dicas de gerenciamento por categorias para alavancar ainda mais as vendas da sua farmácia, acabou de encontrar o conteúdo certo.
Confira!
Confira as dicas de gerenciamento por categorias
Nós já falamos por aqui quais os benefícios do gerenciamento por categorias e como planejar essa estratégia da melhor forma possível no seu estabelecimento.
O que falta é oferecer as melhores dicas para você estimular as vendas no seu negócio, agregar valor percebido nos seus produtos, serviços e farmácia (como um todo).
Selecionamos 5 dicas importantíssimas para você conferir logo abaixo.
1. Defina bem a localização das categorias
Uma farmácia/drogaria bem estruturada já deixa estabelecida a localização das categorias no projeto do espaço.
O gerenciamento requer um estudo e uma estratégia que leve o shopper diretamente ao local que precisa de acordo com o perfil de cada um. Isso pode ser feito através do desenho adequado do layout para que o shopper tenha uma jornada de compra assertiva.
Por isso, o gerenciamento por categorias oferece várias possibilidade para melhorar a experiência de compra e aumentar as vendas do PDV. Uma dela é por meio de sinalizações visuais (placas, móbiles, totens, displays) para os shoppers que circulam pelo ambiente percebam com facilidade o que buscam antes de entrar na farmácia.
Uma dica bastante interessante é aplicar a exposição por OTC, produtos separados por dor e febre, gripe e resfriado, gastrointestinais, vitaminas e suplementos, emagrecimento, primeiros socorros etc.
Além disso, lembre-se sempre de manter um local bastante apropriado para os produtos de beleza/higiene. A demanda por esses itens cresce cada vez mais no setor farma.
Uma dica é deixar os produtos que sejam relacionados sempre juntos na exposição para que o shopper encontre tudo que precisa sem ter que buscar em diferentes locais dentro do PDV.
Isso por ser aplicado, inclusive, quando todos os produtos da mesma categoria estão juntos, com grande possibilidades de venda, pois um produto faz o shopper lembrar que precisa comprar o outro ou ajuda na compra por impulso.
Alguns exemplos para organizar a localização, por exemplo, é da categoria Infantil: colocar tudo que tenha no PDV relacionado ao infantil no mesmo lugar, brinquedos, fraldas, suplementos, leite, pomadas, lenços, chupetas, mamadeiras, babadores etc.
2. Facilite a comunicação com o shopper
Quando falamos em “comunicação com o shopper”, estamos falando essencialmente do atendimento na sua drogaria.
Além da jornada de compra no estabelecimento, a comunicação com o shopper diz respeito aos sinais, comunicados, estímulos e estratégias visuais que você usará para que o cliente identifique ainda melhor o que está buscando.
Você pode ter estabelecido perfeitamente a localização das categorias no seu PDV, mas de que isso vai adiantar se não existirem instruções para que o cliente possa se localizar?
Use placas, tags, testeiras, divisórias e até mesmo banners publicitários de marcas para assimilar a identificação das categorias pelo shopper.
O autosserviço deve ser extremamente prezado dentro do seu estabelecimento!
3. Se possível, foque nas categorias ao invés das marcas
Uma falha clássica é focar em produtos ou em marcas ao invés de dar destaque às categorias como um todo. No segmento farma, pensar apenas em produtos limita as possibilidades de organização frente ao mapa mental dos consumidores.
Com a ascensão das categorias de perfumaria, beleza e higiene, o público vislumbra os estabelecimentos farmacêuticos com outros olhos.
As categorias de não-medicamentos, por exemplo, expandem cada vez mais e oferecem uma oportunidade para o estabelecimento ampliar o faturamento.
Portanto, ao invés de olhar para produtos e marcas de medicamentos, dê atenção às categorias e faça uma análise crítica de como você pode ampliá-las de modo assertivo.
Uma ferramenta importante para saber se deve incluir, excluir ou aumentar o mix dentro da categoria é sempre acompanhar as tendências do mercado (na pandemia, por exemplo, surgiu a demanda por álcool e máscara).
Também é de extrema importância acompanhar os números, analisar através dos seus indicadores quais categorias estão performando melhor que as demais.
É hora de tornar-se mais dependente das suas categorias ao invés de marcas específicas.
4. Seja fiel aos consumidores da categoria existente
Você pode atrair novos shoppers para uma categoria sem, necessariamente, tentar conquistar novos clientes.
Embora a atração de novos visitantes seja essencial e você deve sempre se ater a táticas para chamar a atenção da parcela do público que ainda não está no seu estabelecimento, isso não é tudo.
Ser fiel aos consumidores que você já tem, os incentivando a comprar de novas categorias, é uma boa forma de aumentar o lucro da sua farmácia.
Para garantir isso, lembre-se das dicas mencionadas anteriormente: foque nas categorias, defina bem a localização delas e amplifique sua comunicação.
Outras sugestões interessantes são: agregar valor percebido aos seus produtos e serviços, além de explorar novas possibilidades para sua farmácia, como o delivery.
Uma técnica muito utilizada é o cross-merchandising, onde você coloca um produto ao lado do outro mesmo eles não sendo da mesma categoria. Isso ajuda o shopper a conhecer outra categoria, além de potencializar a compra por impulso ou por lembrança.
Um exemplo para esse momento de pandemia é colocar o hidratante de mãos ao lado do álcool em gel, nesse momento ele pode se tornar shopper de uma categoria/marca antes não consumida por ele.
5. Conheça os seus clientes
Seu melhor aliado é o consumidor. Sempre foi e sempre será! Por isso, atente-seas suas necessidades e de que forma você pode trabalhar internamente para melhorar a jornada dele.
É importante frisar que o processo de compra não se resume ao momento que seu cliente está parado na frente do caixa, esperando a transação ser finalizada.
Essa jornada se inicia antes mesmo da entrada no seu estabelecimento. Pense estrategicamente nas suas categorias, faça um bom controle de estoque, garanta uma ótima exposição de produtos e pense no autosserviço como um lema do seu negócio.
Não existe nada mais interessante do que garantir o “ar de independência” ao cliente dentro do seu estabelecimento. Ele se sente mais acolhido e disposto a explorar as categorias, gôndolas e prateleiras.
Bônus: mantenha sempre um bom mix de produtos
O que seriam suas categorias sem uma boa variedade de produtos em exposição?
Garantir esse mix, de forma assertiva e ideal, é uma tarefa que requer paciência e atenção, além de compras esporádicas em espaços curtos de tempo.
Você não quer produtos parados na loja, muito menos esgotados pela alta demanda, não é mesmo?
Por isso, você precisa entender a importância de um bom planejamento de estoque e garanta um bom mix de produtos no seu PDV, recomendamos a leitura do conteúdo abaixo:
+ Planejamento de estoque: faça uma análise e reabasteça sua farmácia com mix ideais de produtos
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