A competição no setor farmacêutico está mais acirrada do que nunca, e a busca por estratégias de destaque se tornou uma necessidade. Por isso, convém aos gestores inovar com boas ideias de promoção para farmácia.
Acreditamos que promover ações inovadoras é fundamental para atrair e manter clientes. Por isso, listamos ideias criativas e eficazes para impulsionar as vendas da sua farmácia.
Aproveite e coloque-as em prática para que possa se destacar da concorrência e garantir o crescimento do seu negócio. Prepare-se para descobrir maneiras empolgantes de aumentar sua receita e encantar os seus clientes.
Elementos que compõem produtos farmacêuticos: conheça-os e explore-os em promoções
Antes de entrarmos nas ideias de promoção para farmácia propriamente ditas, é interessante observar alguns elementos presentes nos produtos farmacêuticos.
O pesquisador Antonio Merinero Fernández, no livro “Marketing y ventas en la oficina de farmacia”, considera que, ao desenvolver promoções, os gestores farmacêuticos devem considerar os seguintes elementos:
- Marca: a identidade da marca deve transmitir confiança e qualidade, sendo reconhecida pelos clientes.
- Preço: preços competitivos e atrativos são essenciais para o sucesso das vendas;
- Design: deve ser atraente e funcional, atraindo a atenção dos consumidores;
- Embalagem: deve ser prática, informativa e, quando possível, ecologicamente correta;
- Qualidade: garantir que os produtos atendam a padrões de qualidade é essencial para a satisfação do cliente;
- Sortimento: oferecer uma ampla variedade de produtos em uma mesma linha atende às diferentes necessidades dos clientes;
- Fórmula: no caso de medicamentos e produtos de cuidados pessoais, a fórmula e os ingredientes devem ser seguros e eficazes;
- Imagem: deve ser consistente com a mensagem da marca, refletindo os valores e benefícios que oferece.
Considerando esses elementos ao escolher produtos para colocar em promoção na sua farmácia, as chances das ações serem um sucesso tendem a crescer. Por isso, preste atenção ao escolher os itens que serão ofertados.
Ideias de promoção para farmácia: 6 ações para vender mais
Agora sim, vamos conhecer algumas ideias de promoção para farmácia, que podem ser colocadas em prática para atrair a clientela. Acompanhe as sugestões:
1. Promova uma ação de venda e protetor solar com um dermatologista
Na chegada do verão, que tal realizar um evento em sua farmácia com a presença de um dermatologista?
Dessa forma, os clientes podem receber consultas rápidas e personalizadas sobre o protetor solar adequado para seu tipo de pele.
Isso não apenas impulsiona as vendas, mas também educa os clientes sobre a importância da proteção solar.
Além disso, o dermatologista convidado poderá dar outras orientações breves sobre dermocosméticos e outros produtos que podem ser adquiridos na farmácia.
2. Organize sessões de maquiagem com um maquiador profissional
Ainda com a ideia de levar clientes para viver experiências imersivas, convide um maquiador profissional para oferecer sessões de maquiagem gratuitas ou com desconto em sua farmácia.
Os clientes podem experimentar produtos de maquiagem de alta qualidade e aprender dicas e truques. O maquiador poderá orientar sobre qual é a melhor base para cada tipo de pele, combinações de tons de batom e sombra etc.
Tudo isso colocará vários produtos da linha de maquiagens e cosméticos em evidência, aumentando as vendas dessa categoria.
3. Realize workshops de saúde e bem-estar
Realize workshops regulares sobre tópicos de saúde e bem-estar. Isso pode incluir temas como gerenciamento de estresse, alimentação saudável, ou como prevenir doenças comuns.
Uma ideia interessante é alinhar os eventos educativos com grandes campanhas nacionais, como o Janeiro Branco, o Outubro Rosa, o Novembro Azul, entre outros.
No Outubro Rosa, você pode convidar um mastologista para abordar sobre o câncer de mama, dar dicas de prevenção, cuidados, realização do autoexame etc.
Já no Janeiro Branco, que se volta para a saúde mental, um psicólogo pode ser chamado para abordar questões relacionadas a estresse, ansiedade, depressão etc.
Nesses eventos, os clientes se envolvem, aprendem algo novo e podem comprar produtos relacionados à saúde na farmácia.
4. Aposte em programas de fidelidade com descontos em produtos de grandes marcas
Crie um programa de fidelidade que ofereça descontos especiais em produtos de grandes marcas.
Isso incentiva os clientes a retornar regularmente à farmácia, aumentando a fidelidade à sua loja e impulsionando as vendas de produtos de alta qualidade.
Geralmente, os próprios laboratórios desenvolvem esses programas e você pode explorá-los em sua farmácia.
Lembre-se que fidelizar clientes é muito importante, principalmente quando estamos falando de pessoas que necessitam de medicamentos de uso contínuo.
5. Crie ações de reciclagem e sustentabilidade
Incentive os clientes a levarem embalagens vazias de produtos para reciclagem ou descarte adequado. O mesmo pode ser feito com pilhas e baterias, entre outros itens que não podem ser colocados no lixo comum.
Ofereça descontos ou brindes como recompensa para quem utilizar o ecoponto da sua farmácia. Além de promover a sustentabilidade, isso atrai clientes preocupados com o meio ambiente.
6. Desenvolva eventos de saúde comunitária
Realize eventos de saúde gratuitos para a comunidade, como medição de pressão arterial, verificação de glicose, testes de saúde e orientações sobre estilo de vida saudável.
Esses eventos promovem a saúde da comunidade e atraem pessoas para a farmácia, onde podem comprar produtos relacionados à saúde e bem-estar.
Além disso, os eventos fortalecem a presença da sua farmácia na comunidade em que ela atua. Assim, o estabelecimento passa a ser visto como um verdadeiro hub de saúde pela população.
As ações que apresentamos proporcionam aos clientes uma experiência envolvente e educativa. De tal maneira, o aumento das vendas será uma consequência.
Não perca mais tempo e coloque em prática as nossas ideias de promoção para farmácias. Temos certeza de que você terá sucesso ao implementá-las.
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