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Tendo em vista que a acessibilidade é um tema de grande relevância na sociedade atual, é interessante que os gestores farmacêuticos fiquem atentos a ele e tornem os seus PDVs mais inclusivos.
Isso é importante para garantir que todas as pessoas tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades, independente de suas condições físicas, mentais ou sensoriais.
É importante que você saiba que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 8,4% da população possui algum tipo de deficiência. Ou seja, as empresas precisam estar preparadas para atender a essas mais de 17,3 milhões de pessoas de maneira adequada, garantindo uma experiência de compra inclusiva e satisfatória.
No setor de farmácias, em particular, a acessibilidade é essencial, uma vez que muitas pessoas com deficiência necessitam de medicamentos e produtos de saúde para o seu dia a dia.
Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 37% das pessoas com deficiência afirmaram consumir mensalmente em drogarias e farmácias.
Queremos ajudá-lo a investir em melhorias no seu PDV. Por isso, preparamos este artigo sobre a importância da acessibilidade em farmácias e como tornar esse ambiente mais inclusivo. Continue a leitura e fique bem-informado.
Por que investir na acessibilidade em drogarias?
Investir na acessibilidade em drogarias é fundamental para garantir que todas as pessoas tenham um ambiente inclusivo e possam usufruir dos serviços prestados.
Além de ser uma obrigação legal, a acessibilidade é importante para atender bem e fidelizar todos os perfis de clientes, incluindo as pessoas com deficiência.
Cabe lembrar que a Lei 10.098/2000 assegura o direito à promoção da acessibilidade mediante a supressão de barreiras e obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.
Já o Estatuto da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Lei 13.146/2015, define como barreira qualquer entrave que limite a participação social da pessoa ou o acesso à informação.
Na área de farmácias, a Anvisa estabelece, por meio da RDC 47/2009, que as embalagens de medicamentos devem conter em sistema braile o nome comercial do medicamento ou a denominação genérica de cada princípio ativo.
Além disso, deve prever também a bula em formato especial, como áudio, braile ou com fonte ampliada.
Embora o gestor da farmácia não seja responsável por elaborar as embalagens e as bulas dos medicamentos, pode prestar atenção nos fornecedores e priorizar os que oferecem esses serviços.
Investir na acessibilidade é fundamental para garantir a satisfação e a fidelização dos clientes, além de cumprir com as obrigações legais citadas.
Orientações para garantir a acessibilidade na sua farmácia
Existem diversas ações que podem ser tomadas para garantir a acessibilidade em uma farmácia. A seguir, veja algumas ações que podem ser implementadas no seu PDV.
Acesso físico
Garanta que sua farmácia seja acessível para pessoas com mobilidade reduzida, com rampas, corrimãos e elevadores quando necessário.
Além disso, é importante garantir que o espaço seja suficiente para a circulação de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê.
Sinalização
Utilize uma sinalização clara e acessível, com placas grandes, em contraste com o fundo e com fontes fáceis de ler.
Também aposte em símbolos gráficos que sejam compreensíveis para pessoas com deficiência cognitiva.
Iluminação
Certifique-se de que a iluminação da sua farmácia seja adequada para pessoas com deficiência visual, evitando a luz excessiva ou excessivamente baixa.
Atendimento
Treine seus funcionários para atender todos os tipos de clientes, incluindo as pessoas com deficiência.
Incentive-os a serem pacientes, respeitosos e a oferecer ajuda quando necessário. Porém, sempre tendo cuidado para não praticar capacitismo.
Embalagens e bulas
Priorize fornecedores que ofereçam embalagens de medicamentos com informações em Braille e bulas em formatos acessíveis para pessoas com deficiência visual ou auditiva.
Tecnologia assistiva
Invista em tecnologias assistivas como leitores de tela e ampliadores de fonte para tornar seu ambiente mais acessível para pessoas com deficiência visual.
Comunicação
Garanta que sua equipe de atendimento esteja preparada para se comunicar com pessoas com deficiência auditiva.
Isso pode ser feito oferecendo alternativas como o uso de papel e caneta ou aplicativos de tradução de língua de sinais.
Caso seja possível contar com colaboradores que saibam se comunicar em Libras, isso também é interessante.
Mobiliário
Certifique-se de que o mobiliário de sua farmácia seja adequado para pessoas com deficiência.
No consultório farmacêutico, por exemplo, devem ser colocadas cadeiras confortáveis e com braços para facilitar o levantamento, por exemplo.
Produtos
Tenha em mente que nem todos os clientes têm a mesma facilidade de alcance e mobilidade.
Portanto, organize seus produtos de maneira acessível, colocando os itens mais utilizados ao alcance dos clientes.
Feedback
Crie um canal de feedback para seus clientes com deficiência, perguntando sobre suas experiências na farmácia e o que pode ser melhorado.
As orientações que trouxemos aqui são importantes para garantir a acessibilidade em uma farmácia e atender bem a todos os clientes.
Lembre-se de que investir em acessibilidade não é apenas uma obrigação legal, mas também uma forma de oferecer um serviço de qualidade e inclusivo para todas as pessoas.
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