Agregar valor se tornou um dos termos mais usados no marketing. E certamente não é à toa. As empresas estão percebendo, cada vez mais, a necessidade de inovar e tornar a experiência do cliente mais valiosa em um ambiente tão competitivo.
Uma farmácia, por exemplo, precisa competir com supermercados e outras farmácias que vendem produtos semelhantes. Por isso, neste conteúdo, vamos conversar e entender a importância de agregar valor para os clientes da sua farmácia.
O que é valor?
Para começar, você sabe o que é valor? É difícil de definir ou encontrar, porque quem define o valor é o cliente.
Por exemplo, você certamente já ouviu falar do crescimento da sustentabilidade. Com os problemas naturais que o planeta vem enfrentando, uma parte cada vez maior do público pede soluções sustentáveis, diminuindo o impacto no ambiente.
E, de repente, ser sustentável se tornou uma forma incrível de agregar valor a qualquer produto, pois é algo que os clientes querem e esperam.
Entregar o que o consumidor quer e espera se tornou essencial, porque é isso que o público demanda atualmente. Isso significa trazer uma experiência diferente, mais rápida ou mais cômoda. E isso é essencial para atrair clientes para a sua farmácia e retê-los.
Como agregar valor?
Se você quer agregar valor para os clientes da sua farmácia é preciso conhecer bem o seu cliente, entender quais são as suas dores e os seus problemas, e a raiz por trás deles. Muitas farmácias já fazem isso por instinto, em algumas situações.
Por exemplo, quem vai à farmácia e compra um shampoo ou um condicionador não quer apenas fazer o mínimo para cuidar dos cabelos. Ele quer beleza para o corpo todo. Por isso farmácias passaram a trazer cada vez mais produtos de beleza de modo a agregar valor para este público.
Já quem compra remédios não quer apenas resolver o seu problema imediato, mas cuidar de toda a saúde. Por isso, as farmácias passaram a oferecer serviços de cuidados com a saúde, como por exemplo, aferir pressão do cliente durante o atendimento.
Trouxemos algumas práticas que podem te auxiliar:
- Ofereça pequenos “agrados” ao cliente no momento da compra, como por exemplo amostras ou frete grátis em determinados casos (parece uma ação simples, mas faz com que o consumidor se sinta especial);
- Seja empático (se coloque no lugar do cliente do início ao fim do atendimento, compreenda seu problema e sua necessidade e o ajude de forma clara e efetiva);
- Mantenha o cliente por perto ( obtenha os dados cadastrais como telefone, e-mail, data de aniversário e informações que podem ser úteis na hora de realizar o pós venda).
Estas são formas excelentes de agregar valor, mas é preciso deixar de fazer isso de forma intuitiva e incorporá-las de maneira estratégica em seu negócio.
A Atenção Farmacêutica visa exatamente isso, agregar valor ao consumidor na hora do atendimento. Quer saber mais? Preparamos um eBOOK para que você saiba o que é e outras dicas de como aplicar valor na sua farmácia. Acesse aqui.
Inove pensando na experiência do cliente
Por isso, busque inovar. Este é outro termo muito popular no mundo corporativo, mas ele deve ser feito com capricho. Primeiramente, inovar é algo que traz benefícios claros para a sua farmácia. Ou seja, inovar está ligado a fazer algo diferente, melhorar alguns processos para trazer benefícios, praticidade, agilidade e consequentemente lucro! Fazer isso sem um motivo ou um plano claro, é um erro. É preciso também que a inovação seja percebida pelo seu cliente de maneira positiva, por isso, é necessário pensar na estratégia e na experiência como um todo.
Para agregar valor é importante focar em dados que mostrem o que os clientes querem. Faça testes com soluções que podem ser úteis para ele e busque fazer pesquisas para saber o que eles realmente precisam.
Escute-os e trabalhe com dados. Neste caso, a informação é o seu maior aliado.
Vamos colocar em prática e agregar valor para os clientes da sua farmácia? Para mais conteúdos sobre a área farmacêutica, acesse nosso blog!
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