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Aumentar as vendas é uma meta de praticamente todos os negócios. Para isso, as farmácias costumam fazer promoções, apostar em produtos diferenciados, investir em marketing e publicidade, entre outras ações. Porém, muitas vezes o bom atendimento é negligenciado.
Não basta apenas investir em atrativos para a sua drogaria se, quando o cliente chegar lá, não for bem atendido, concorda? É por isso que, para aumentar as vendas e fidelizar os consumidores, você precisa oferecer um bom atendimento.
Para saber mais sobre como o bom atendimento pode influenciar nos resultados das vendas da sua farmácia, bem como receber dicas para implementá-lo, continue a leitura!
O impacto do bom atendimento nas vendas e fidelização de clientes
O bom atendimento impacta diretamente nas vendas e na fidelização de clientes. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Hibou, divulgada em uma reportagem do portal Terra.
De acordo com o estudo, o bom atendimento nos estabelecimentos é algo fundamental para 94% dos brasileiros. Por isso, fica comprovado que investir na qualidade do trato com os clientes é tão importante quanto oferecer preços atrativos.
A pesquisa também trouxe outro dado muito relevante: apenas 11% dos brasileiros estão totalmente satisfeitos com a qualidade do atendimento oferecido pelas lojas e marcas.
Isso nos dá margem para entender que há uma insatisfação quase geral entre os brasileiros, no que se refere ao atendimento recebido nos estabelecimentos. Logo, essa é uma oportunidade de se diferenciar dos concorrentes.
Se a sua farmácia fizer um investimento forte nessa área e prestar um atendimento excelente aos clientes, poderá se tornar a preferida dos consumidores da sua região. Logo, haverá um aumento significativo nas vendas.
O aumento nas vendas ocorre de forma proporcional à fidelização. Afinal, quando um cliente é bem atendido, ele volta ao estabelecimento sempre que houver necessidade e oportunidade.
4 dicas para prestar um bom atendimento ao cliente na farmácia
Você já deve ter entendido sobre a relevância do bom atendimento para farmácias, certo? Então, agora é o momento de “arregaçar as mangas” e colocar isso em prática na sua loja.
Veja, a seguir, uma série de dicas para oferecer um atendimento mais positivo, humano e diferente em sua drogaria.
1. Tenha um atendimento ao cliente humanizado
Na área da saúde, muito tem se falado sobre o atendimento humanizado, que é aquele que considera a integralidade do cuidado, ou seja, prevê a união entre a qualidade técnica e o relacionamento desenvolvido entre o cliente e a equipe.
No caso de uma farmácia, é importante que o atendimento faça com que o estabelecimento não seja visto apenas como uma loja de medicamentos e perfumaria, mas sim como uma unidade de saúde, em que o cliente sabe que receberá cuidados e atenção.
Entre outras coisas, a farmácia pode ter um consultório em que o farmacêutico recebe os clientes e repassa orientações sobre o uso dos medicamentos, explicando os melhores horários e formas de consumo.
Isso faz com que as pessoas percebam um cuidado e preocupação, gerando laços entre a comunidade local e os profissionais da farmácia. O impacto nas vendas é bem positivo, tendo em vista que os clientes terão preferência em comprar na sua farmácia, já que o atendimento é diferenciado da concorrência.
2. Entenda as dores dos seus clientes
Os atendentes de farmácia precisam ser treinados para terem empatia no atendimento aos clientes. Deve-se lembrar que cada pessoa tem uma “dor” diferente ao ir até a loja e isso deve ser identificado e solucionado.
Se um cliente chegar na farmácia buscando uma maquiagem para disfarçar espinhas no rosto, por exemplo, é importante ter lá alguém que entenda das práticas e que possa oferecer os melhores produtos para o tipo de pele dessa pessoa.
A ideia é que o atendimento na farmácia se torne uma espécie de consultoria e não apenas a venda direta de produtos. Por conta disso, investir na especialização dos atendentes é uma ideia interessante.
Dessa forma, você terá colaboradores que entendem bem da parte de maquiagens, outros especialistas em dermocosméticos, alguns que ficam mais focados na venda de medicamentos etc.
3. Organize bem os produtos nas gôndolas e prateleiras
O bom atendimento também passa pela organização dos produtos nas gôndolas e prateleiras da farmácia.
Nesse sentido, uma das técnicas mais recomendadas é a da verticalização, método em que são obedecidos alguns padrões de disposição, como o de colocar os produtos com menos saída sempre no lado esquerdo, que é onde os clientes geralmente começam a olhar.
No sentido vertical deve ocorrer da mesma forma, mas com os produtos organizados de cima para baixo. Isso faz com que os produtos fiquem mais organizados e os shoppers encontrem mais rapidamente o que desejam.
Também é interessante criar conexões entre as gôndolas, para que o cliente possa seguir uma espécie de roteiro de compras.
4. Tenha uma boa apresentação
A apresentação pessoal é essencial para que os clientes tenham uma boa impressão dos atendentes da sua farmácia. Por isso, os colaboradores também precisam ser orientados nesse sentido.
Visando facilitar a padronização e até mesmo a identificação dos atendentes, sugere-se que a farmácia invista em uniformes para os atendentes. O crachá com o nome do funcionário também é útil para gerar uma aproximação com o consumidor.
Vamos melhorar o atendimento ao cliente na sua farmácia? Então, coloque em prática tudo que ensinamos aqui!
Aproveite e leia também o nosso artigo que fala sobre a transformação do PDV em uma excelente experiência de compra para o shopper.
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