O atendimento humanizado é uma aposta dos estabelecimentos dos mais diversos tipos e no varejo farma não é diferente. Apesar dessa tendência, ainda há muitos farmacêuticos e gestores que desconhecem a importância do tema e como colocá-lo em prática.
O fato é que as farmácias que investem no atendimento humanizado dos seus clientes conseguem obter muitos resultados positivos em suas rotinas. Para saber mais, prossiga com a leitura!
O que é o atendimento humanizado?
O atendimento humanizado é aquele com foco nas relações humanas, como o próprio nome sugere. Trata-se, portanto, de uma maneira mais individualista e menos mecânica de atender os clientes.
Isso não quer dizer, no entanto, que as novas tecnologias não possam ser usadas no atendimento. Pelo contrário, elas podem e devem ser usadas, inclusive para conhecer melhor os clientes e poder propor soluções mais personalizadas para cada pessoa.
Por que apostar na humanização do atendimento é tão importante?
O fator humano conta muito no momento em que escolhemos as empresas das quais compramos produtos. Isso é muito mais considerado quando falamos em estabelecimentos de saúde, como as farmácias. Afinal, esse é um tipo de loja que mexe ainda mais com o nosso fator emocional.
Uma pessoa que vai até uma farmácia comprar um medicamento para si mesma ou para um familiar, por exemplo, pode estar fragilizada pelo fato de ter sido diagnosticada com uma doença.
Dessa forma, se ela for bem tratada e orientada, de forma simpática e eficiente, é bem provável que isso fique gravado na sua memória.
Logo, quando houver outra oportunidade em que ela precisar comprar medicamentos ou outros itens vendidos em uma farmácia, o seu estabelecimento será o primeiro a ser lembrado.
O atendimento humanizado também é uma maneira de reforçar o papel do farmacêutico na farmácia. Esse profissional, então, atende e orienta os pacientes, além de possuir um cuidado maior no atendimento, levando a uma ação muito mais humana.
Qual é o passo a passo para implementar o atendimento humanizado na farmácia?
Implementar o atendimento humanizado na farmácia pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Por isso, confira algumas dicas para efetivar esse atendimento:
Aposte na boa comunicação
O primeiro passo para oferecer um atendimento humanizado na sua farmácia é apostar em uma boa comunicação com os pacientes e clientes.
No livro “Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde”, a autora, Maria Júlia Paes da Silva, explica que a tarefa do profissional de saúde é decodificar, decifrar e perceber o significado da mensagem que o paciente envia.
Ou seja, é preciso estar atento aos sinais de comunicação verbal e não-verbal emitidos pelos clientes, para que sejam tomadas as melhores medidas de atendimento.
Uma pessoa com pouco conhecimento na área da saúde, por exemplo, pode ter dificuldade para compreender a forma de uso de determinado medicamento. Dessa forma, para atender esse cliente, é preciso ter empatia e saber se comunicar da maneira mais clara possível.
Proporcione treinamentos para a sua equipe
É de fundamental importância que o atendimento humanizado não seja praticado apenas pelo farmacêutico ou alguns colaboradores da farmácia. Todo o time deve estar sincronizado, para dar o melhor de si aos clientes.
Para que isso aconteça, a farmácia pode criar uma espécie de manual de boas práticas e fazer treinamentos para que os clientes saibam como executar as regras.
Aqui, vale lembrar, que o atendimento humanizado não deve ser prestado apenas a clientes, mas também a fornecedores, médicos parceiros e outros públicos que se relacionam com a farmácia.
Invista em um relacionamento duradouro com os clientes
A relação entre os consumidores e os colaboradores da farmácia deve ser embasada pela confiança. Por isso, é importante investir em meios para que se tenha um relacionamento duradouro.
Para isso, você pode demonstrar preocupação em sempre melhorar as atividades do negócio, por exemplo. Nesse sentido, uma ação que pode ser desenvolvida são as pesquisas de satisfação.
Usar as redes sociais para dar dicas e manter-se próximo do cliente também ajuda a estreitar as relações e praticar as relações humanas no atendimento.
As dicas que apresentamos aqui farão com que você possa prestar um atendimento mais humanizado na farmácia. Coloque-as em prática e acompanhe os benefícios de trabalhar dessa maneira.
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