Estamos nos aproximando de março, um mês especial dedicado às mulheres. Este período abre espaço para oportunidades e incremento das vendas nas farmácias, afinal, os cuidados com a saúde, beleza, autoestima, amor e bem-estar estão sempre em evidência quando falamos do universo feminino.
Sendo assim, que tal proporcionar novas experiências e encantar os clientes com um mix variado de produtos que agradam as consumidoras? Com ações diferenciadas e uma variedade de produtos à disposição é possível conquistar o público feminino e aumentar ainda mais as vendas!
É possível atrair o público feminino oferecendo os produtos e serviços que elas buscam, colocados em um ambiente agradável e que facilite a compra. Absorventes, tinturas variadas, ceras depilatórias, acessórios de cabelos, acessórios para unhas, acessórios de maquiagem e dermocosméticos fazem parte da gama de produtos que chamam a atenção e devem estar expostos de forma clara, em um ambiente adequado, onde é possível expor as características e benefícios dos produtos.
Por ser um mês especialmente dedicado às mulheres, demonstre que o PDV pensou especialmente em ações, produtos e ofertas para esse mês e sinalize onde eles estão. A decoração diferenciada para este período também é uma opção para comunicar o direcionamento do mês e a importância dada ao público feminino.
Tenha sempre em mente que as mulheres são exigentes, buscam variedades e novidades. É um público que gosta de interagir com os produtos e passa um tempo maior do que o masculino em uma farmácia. Portanto, se a loja não oferecer todos estes critérios pode ter dificuldade em atrair e, principalmente, fidelizar esse público.
Proporcione novas experiências no PDV
Muitas vezes, o PDV leva o shopper para a parte racional, focando muito em preços e promoções, mas quando se fala em universo feminino, há oportunidades que podem surgir trazendo um pouco mais do lado emocional às categorias, considerando elementos de bem-estar, autoestima e satisfação em se cuidar.
Utilizar as redes sociais e demais canais de comunicação também são importantes. Apresente produtos, benefícios e as facilidades que eles podem trazer no dia a dia de autocuidado, por exemplo.
Em relação à segmentação, a categoria de cuidados geralmente fica exposta em blocos de marca e todas as subcategorias de cada marca em seus respectivos espaços. Apesar da grande variedade de marcas existentes no mercado e do espaço dado para a categoria nas farmácias, a recomendação é trabalhar com poucas marcas, porém com uma grande profundidade de subcategorias, já que cada pessoa possui, por exemplo, um tipo e tonalidade de pele e preferências pessoais.
Estratégias diferenciadas para público feminino
Uma estratégia para vender mais é ter os produtos expostos em lugares diferenciados, além do ponto natural. Faça também cross merchandising dos produtos da campanha do mês da mulher, afinal, na maioria das vezes, as mulheres são responsáveis pelas compras dos filhos. Se ela for até sua loja comprar fraldas e ter exposto próximo ou em um clip strip, por exemplo, um produto feminino da campanha, é possível aumentar muito a chance dela ver o produto e adquirir. Por exemplo: clip strip de lenço demaquilante, ponta de gôndola de cuidados para o corpo ao lado da proteção solar (já que estamos na temporada solar), entre outras possibilidades.
Invista também em kits para presente, já que seu cliente pode procurar algo para o mês de mulher. Escolha um espaço privilegiado, comunique esse espaço exclusivo e coloque produtos direcionados para esta data especial! Não esqueça! Os produtos que você precisa para montar um mix variado e garantir boas escolhas para a sua farmácia ou drogaria, você encontra no nosso eGAM. Tenha ótimas vendas!