Um dos principais desafios para o gestor farmacêutico é atrair clientes para a sua drogaria. A tarefa exige bastante planejamento, tendo em vista que a concorrência no setor é grande e as pessoas têm muitas opções de farmácias para fazerem as suas compras.
O investimento em estratégias de marketing, como a criação de promoções no ponto de venda e produção de conteúdo para as redes sociais são interessantes. Porém, existem outros pontos que também devem ser considerados nesse momento.
De nada adianta você fazer uma boa campanha publicitária para atrair clientes para a farmácia e, quando eles chegarem no estabelecimento, não receberem um bom atendimento, por exemplo.
Isso fará com que a campanha se torne falha, tendo em vista que o cliente comprará apenas uma vez (ou nem isso) e não se torne fiel à sua drogaria.
6 atributos para atrair clientes em uma farmácia
Para atrair e fidelizar clientes em uma farmácia, é necessário que você conheça alguns atributos que são valorizados por eles.
Estrategicamente, você deve desenvolver esses pontos no negócio e, dessa forma, ter uma clientela fixa e que sempre compra com você.
Veja, a seguir, os principais atributos que o cliente valoriza em uma farmácia e que você deve desenvolver!
1. Atendimento excelente
Não há dúvida de que o atendimento é algo que os clientes mais valorizam em uma farmácia. Afinal, ninguém gosta de ser mal atendido ou receber pouca atenção quando chega até um estabelecimento comercial.
Por esse motivo, é necessário treinar a sua equipe para que seja sempre cordial e demonstre interesse em ajudar o cliente.
Ter atendentes especialistas em determinados segmentos é uma ideia interessante para conseguir a excelência.
Uma farmácia que vende dermocosméticos, por exemplo, pode ter um profissional com expertise nessa área, que possa dar dicas úteis e indicar os melhores produtos, de acordo com a necessidade de cada cliente.
2. Orientações sobre o uso de medicamentos
Algo que os clientes valorizam muito em uma farmácia são as orientações recebidas para usar medicamentos. Isso é importante, tendo em vista que nem sempre as receitas médicas são entendidas com clareza por pessoas leigas.
Um diferencial que sua farmácia pode ter é um consultório, onde o cliente pode ser atendido pelo farmacêutico. O profissional pode dar dicas sobre como usar os medicamentos, orientar sobre os melhores horários para tomar os remédios, como lidar com efeitos colaterais e etc.
3. Prestação de serviços de saúde
A tendência é que as farmácias sejam cada vez mais vistas pelos clientes como um estabelecimento de saúde e não apenas como uma loja onde se adquirem remédios.
Por isso, oferecer serviços de saúde diversos é algo que atrai clientes para uma farmácia. Além do atendimento no consultório farmacêutico, que citamos anteriormente, a drogaria também pode fazer a aplicação de medicamentos injetáveis e vacinas, por exemplo.
Exames e testes rápidos como o perfil lipídico, de glicemia, de HIV e da Covid-19, por exemplo, podem ser oferecidos aos pacientes.
Isso atrai público e faz com que o ticket médio da farmácia cresça, uma vez que uma pessoa que foi até o local para comprar um produto pode aproveitar e fazer um exame de rotina.
4. Variedade de produtos
Para o cliente é muito inconveniente chegar na farmácia e não encontrar tudo o que ele precisa. É por isso que a sua farmácia precisa ter um bom mix de produtos, com tudo que as pessoas precisam e esperam encontrar em estabelecimentos do tipo.
Trabalhar com o gerenciamento por categorias é uma boa maneira de desenvolver esse tópico de forma estratégica. Assim, você não deixa nada faltar, ao mesmo passo em que se faz um controle de estoque eficiente.
Além dos medicamentos, as farmácias também podem comercializar cosméticos, maquiagens, itens de higiene pessoal, linhas de perfumaria e entre outros. Essa variedade é importante para atrair e fidelizar clientes.
5. Atendimento digital
Um atributo que é bastante requerido pelos clientes atualmente, é o atendimento digital. As pessoas estão cada vez mais acostumadas a comprar pela internet e solicitar delivery, por exemplo.
Por isso, a sua farmácia precisa ter um excelente atendimento não apenas no ponto de vendas físico, mas também em meios digitais. O uso do WhatsApp e das redes sociais, por exemplo, é recomendado para prestar esse suporte ao cliente pela internet.
6. Layout organizado
Os clientes também valorizam muito o layout da farmácia, tendo em vista que, se tudo for muito bem organizado, os itens serão encontrados com maior facilidade e as experiências de compra mais positivas.
É interessante que o layout da farmácia siga a jornada de compra do cliente, que deve ser intuitiva, fácil, agradável e surpreendente. Dessa forma, as prateleiras e gôndolas devem ser organizadas de forma que facilitem as atividades do shopper.
Além disso, com um layout organizado, você poderá aumentar o ticket médio das vendas da farmácia. Uma pessoa que foi até a drogaria para comprar uma tintura de cabelo, por exemplo, pode passar pelo espaço de farmacinha e comprar algumas unidades daqueles remedinhos para dor de cabeça, que todo mundo tem na bolsa ou na gaveta.
Apresentamos aqui alguns dos atributos que os clientes mais valorizam em uma farmácia e que podem atrair mais pessoas para o estabelecimento.
Os itens que apresentamos são gerais e costumam ser vistos no comportamento da clientela da maioria das drogarias. Vale a pena, no entanto, conhecer os seus clientes mais a fundo e, para isso, fazer uma pesquisa de satisfação é interessante.
Saiba mais sobre isso em nosso artigo que fala sobre como melhorar as estratégias da farmácia com resultados das pesquisas de satisfação.