Ter um alto índice de vendas é um dos maiores desafios para o comércio, principalmente para as farmácias, por ser um universo mais competitivo.
Quer saber como driblar esse desafios? Continue a leitura porque nós separamos 7 dicas que vão alavancar o seu negócio!
Aumentar as vendas em farmácias
Um dos maiores desafios é terminar o dia com a meta de vendas superada. Assim, se esse objetivo for alcançado todos os dias, no fechamento mensal você terá uma sobra para articular futuras promoções.
Na maioria das vezes o cliente que entra em uma farmácia só está ali porque possui uma necessidade. A hora de você agir é agora! Mostre disposição ao atendê-lo, e se por acaso não tiver o produto que ele deseja, dê sempre uma segunda opção.
Com certeza ele ficará satisfeito e voltará sempre que tiver uma necessidade.
Prepare seu time
Com a concorrência cada vez mais competitiva, investir no seu time é acreditar na sua empresa para crescer e aumentar seus lucros. Até porque funcionário desmotivado desvende, não é mesmo?
Quando foi a última vez que você ofereceu um treinamento de vendas, ou até mesmo uma motivação para os seus funcionários? Sabia que colaboradores motivados tendem a ser mais engajados em suas funções, desempenham melhor o seu papel de vendedor e, consequentemente, aumentam a lucratividade da farmácia.
Ter uma boa equipe de vendedores faz com que o seu negócio se destaque entre todos os outros. Funcionário que trabalha feliz, atende feliz!
Exposição dos produtos
Você tem dificuldades na hora de expor seus produtos ou possui itens na sua prateleira que não vende de jeito nenhum? Fique calmo(a)! A seguir, trouxemos algumas dicas que você pode estar aderindo em sua farmácia.
- Organize os produtos por departamento;
- Produto o que tem mais saída devem ser expostos com mais quantidades;
- Itens em promoção devem sempre estar próximo a porta ou na vitrine;
- Use lugares estratégicos, como o caixa, para por produtos de menores valores;
- Faça pontos extras dentro da sua farmácia para produtos típicos das estações;
- Crie pontos estratégicos: deixe o shampoo ao lado do condicionador, e creme de pentear e protetor solar ao lado de pós-sol ou hidratante.
Ofereça variedade
Ter uma grande variedade e os melhores produtos são essenciais para se ter uma boa lucratividade. Com bom mix, com certeza você vai conseguir satisfazer as necessidades dos seus clientes fixos e também do seu potencial cliente.
Por isso, sempre fique atento as novidades do setor fármaco. Isso mostra que você quer sempre oferecer o que há de melhor e mais atual para sua clientela.
Outra forma de se destacar, é ficar atento às necessidades dos seus clientes. Quando houver a procura de um produto que você não conhece, faça uma pesquisa de mercado para saber mais.
Caso a demanda seja grande, trabalhe para que este item seja incluso no seu mix, mas não esqueça de comentar para o cliente. Assim, ele poderá fazer a famosa “propaganda boca boca”.
Faça parcerias com profissionais da saúde
Procure médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais da saúde para que eles indiquem sua farmácia aos seus pacientes. Assim, todos os medicamentos receitados serão comprados no seu estabelecimento.
Claro que você terá que ter um controle e ser mais incisivo para que o paciente venha até a sua farmácia. Por isso, os clientes que trouxerem a receita junto com o cartão do médico parceiro pode ganhar descontos nas compras dos remédios.
Outra forma de se destacar é fazer um cartão fidelidade. Com ele, seus clientes terão algumas vantagens específicas de sua farmácia. Promoções, descontos e combos são algumas delas.
Você pode também se beneficiar através do cadastro para sempre manter contato com seus clientes. Mande e-mails com novidades, promoções, ofertas do dia e chame-os para fazer uma visita. Com certeza eles não sairão de sua loja sem levar nada.
Invista mais em divulgação
Por mais que sua farmácia tenha os melhores produtos e descontos, é fundamental que ela seja divulgada através dos meios de comunicação. Seja em redes sociais, e-mails marketing, newsletter ou até mesmo por meio de sites e blogs. Até porque quem é visto é lembrado!
através dessa interação com o seu público, você consegue desenvolver um relacionamento mais próximo com o seu cliente.
Dependendo do seu público alvo, é possível também avaliar a utilização de espaços publicitários em jornais, rádios e outros veículos de comunicação que tenham impacto sobre a população da sua região. Neles você pode trazer dicas de saúde, curiosidades e também se tornar referência no assunto.
Outra opção é através de panfletagem e até imãs de geladeira.
Entenda a importância da farmácia como agente de saúde
Boas práticas farmacêuticas é quesito básico de um bom profissional. Claro que se você quiser agradar ainda mais seus clientes, terá de se esforçar ainda mais.
As farmácias exercem um papel fundamental nas comunidades que estão inseridas. Sua função vai muito além do que oferecer uma variedade de produtos e remédios.
Hoje uma boa farmácia cria campanhas em prol da saúde da população, dicas sobre cuidados com medicações, alerta sobre epidemias e também faz a divulgação em períodos que se deve tomar vacina.
Dar esse apoio ao seus clientes, faz com que sua farmácia seja referência e se torna assim, um local de confiança.
Seguindo essas dicas a lucratividade da sua farmácia com certeza aumentará. E claro, se precisar de ajuda pode contar com gente CLICANDO AQUI.