Saiba quais são os benefícios de se adotar o sistema de autosserviço em farmácias
A ausência de intermediários em qualquer negócio, tem como intuito gerar mais autonomia e agilidade para o cliente que está em um processo de compra. Além de otimizar o funcionamento da equipe e trazer economias a um estabelecimento comercial. Essa é a filosofia de funcionamento de um modelo de negócio que vem se expandindo no Brasil: o autosserviço.
No artigo de hoje, vamos explicar o que é esse modelo de negócio e quais são os benefícios que o autosserviço pode trazer para a sua farmácia.
O que é autosserviço?
O autosserviço é um modelo de self-service de compras. Nele o cliente entra no estabelecimento, pega tudo o que deseja comprar, passa no balcão e inclusive, efetua o pagamento totalmente sozinho.
Trata-se de um formato de compra amplamente adotado em países europeus e da América do Norte, e que, além disso, aos poucos começa a ser implantado em estabelecimentos brasileiros.
Benefícios do autosserviço em uma farmácia
Embora em um primeiro momento se trate de um modelo diferenciado, em um curto espaço de tempo é possível observar os efeitos positivos desse tipo de negócio para quem vende medicamentos e produtos de higiene e beleza.
Os benefícios do autosserviço para a sua farmácia são:
- Agilidade de compra;
- Fama ao estabelecimento;
- Aumento do volume de vendas;
- Melhora na produtividade da equipe;
- Redução de custos operacionais.
Assim, vamos falar agora sobre cada um desses itens.
Agilidade de compra
Esse é um grande benefício, afinal, o cliente chega à farmácia, pega nas prateleiras os produtos que desejam comprar e finalmente efetua o pagamento. Dessa maneira ele agiliza totalmente o processo de compra.
Fama ao estabelecimento
Esse é outro ponto benéfico pelo simples fato do autosserviço ainda não estar funcionando em larga escala. Se sua farmácia adota essa forma de trabalho, ela se tornará mais famosa, e diretamente, será capaz de atrair curiosos ao seu estabelecimento, aumentando assim, o fluxo de clientes.
Aumento do volume de vendas
Com agilidade de compra e curiosos dentro de sua farmácia, o volume de vendas terá um aumento totalmente natural. Dessa forma, é possível ao proprietário aumentar sua gama de oferta de produtos, uma vez que as vendas cresceram.
Melhora a produtividade da equipe
Consumidores que optam por usar o autosserviço, não precisam pegar a fila de espera. Isso faz com que o setor de atendimento não fique sobrecarregado. Um funcionário que ficava no atendimento, pode ser alocado para a realização de outras funções, aumentando a produtividade da equipe.
Redução de custos operacionais
Hoje em dia a maioria dos clientes têm familiaridade com tecnologia, preferindo usar o autosserviço como forma de realizar suas compras. Deste modo, o estabelecimento tem uma redução natural no número de funcionários destinados ao atendimento.
Assim, com a diminuição das filas de espera, aumento da satisfação do cliente, e número mais enxuto de funcionários, os custos operacionais do estabelecimento tendem a diminuir de forma gradativa e espontânea.
Você acha que o autosserviço seria útil na sua farmácia? Acesse o eGAM, a nossa plataforma online de compras, desenvolvida para facilitar o seu dia a dia. Para isso, basta clicar aqui e adquirir o que você desejar diretamente do conforto de sua casa e quem sabe, futuramente, adotar as técnicas de autosserviço.