Preparar seus colaboradores é fundamental para manter uma boa lucratividade em sua farmácia. Sabemos que a cada visita os clientes se tornam mais exigentes, e por isso é indispensável ter uma boa equipe para atrair um maior público para o seu negócio.
Hoje trouxemos algumas dicas que vão deixar sua equipe ainda melhor. É só continuar com a leitura!
Como fazer uma boa gestão de equipe no seu negócio
Nós sabemos que a equipe tem um papel fundamental para o sucesso do seu negócio. Por isso, ter uma boa gestão é de extrema importância, até porque é através da sua equipe que você terá o feedback dos seus clientes e saberá também as necessidades que têm que atender.
Apenas estipular metas e cobrar resultados será uma tentativa falha. Além de buscar a melhor maneira para avaliar o desempenho de suas vendas é importante deixar claro as regras de avaliações para todos os colaboradores.
Lembre-se, a melhor forma de evitar conflitos e comprometer os resultados que você busca é a comunicação interna!
Por isso, conhecer bem a sua equipe é o primeiro passo. Faça reuniões periódicas e inclua dinâmicas nas rodas de conversas, além de deixar o papo mais descontraído, é uma ótima forma de você saber quais são os pontos fortes e fracos das pessoas que trabalham com você.
Assim, você saberá qual tarefa cada colaborador terá mais facilidade em desempenhar e toda a equipe sairá ganhando.
Desenvolva as habilidades da sua equipe
Sua equipe precisa ter as boas práticas para poder atender melhor os seus clientes. Por isso aposte em uma boa capacitação, é com eles que seus colaboradores aprenderão a fazer um atendimento mais humanizado e personalizado para o seu público.
Opte por trazer treinamentos e novidades regularmente, dê espaço para que seus colaboradores também contribuam. Além de integrar ainda mais o seu time, automaticamente eles se sentirão motivados por estarem contribuindo com o sucesso do negócio.
Não se esqueça que é o papel do líder oferecer uma boa capacitação para seus colaboradores. Avalie as necessidades de sua equipe para propor os melhores cursos e atualizações do mercado.
A melhor maneira de avaliar sua gestão é trazer conhecimento para sua equipe, a capacitação dos seus colaboradores traz um grande retorno de ideias e ações que vão otimizar os processos da sua gestão de equipe.
Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é um dos principais fatores que influenciam a lucratividade da sua farmácia. Pensando nisso, separamos algumas dicas rápidas que vão melhorar ainda mais a sua gestão.
- Saiba identificar e entender as necessidades do seu cliente;
- Seja educado e saiba lidar com os diferentes perfis de clientes;
- Conheça bem seus produtos e serviços;
- Seja eficiente;
- Seja reservado ao resolver problemas dos seus clientes;
- Tenha um atendimento humanizado e crie laços com seu público;
- Caso não tenha o que o cliente procura, ofereça outro item, marca ou modelo;
- Sempre agradeça seu cliente por escolher a sua farmácia;
Aposte nos Feedbacks
Assim como a comunicação interna é importante para sua gestão, o feedback é muito importante para seus colaboradores. As metas repassadas têm de ser alcançadas, mas para que no fechamento do dia os números sejam positivos, é importante ter uma conversa com a sua equipe semanalmente.
Assim você fica atualizado das coisas que deram certo e também das coisas que precisam ser melhoradas. Não hesite, seja franco e justo com seus colaboradores.
Mostre o que você está pensando sobre o trabalho desenvolvido até o momento, saiba elogiar o bom desempenho e também mostrar os pontos que a equipe precisa melhorar. Com isso, seus funcionários terão uma direção, se estão ou não fazendo um bom trabalho.
Sempre que possível, abra um espaço para que eles possam falar. Seja para avaliação de toda a equipe, críticas construtivas, e até mesmo, melhorias no ambiente de trabalho. Dar oportunidade de fala, faz de você um bom líder e que seus funcionários se sintam como parte fundamental da farmácia.
Estimule a liderança
Estipular uma responsabilidade para cada colaborador é essencial e pode te ajudar a gerir melhor sua equipe de vendas. Conhecendo seus colaboradores, você poderá designar tarefas de acordo com o que cada um faz de melhor.
Elogios sempre agradam e estimulam o trabalho em equipe. Saiba reconhecer o funcionário que mais se destaca, aquele que possui perfil para líder pode ser seu grande aliado.
Observe e estimule os funcionários com esse perfil, dando cada vez mais condições para melhorar seus conhecimentos. Já imaginou o quão prejudicial seria para sua equipe não ter ninguém para te substituir em um dia de folga ou nas suas férias?
Fazendo isso, você terá um substituto devidamente preparado e habituado com a sua gestão, para prosseguir com o seu trabalho.
Seguindo essas dicas, com certeza sua equipe será destaque no setor fármaco. E claro, se precisar de ajuda para a sua gestão pode contar com a gente CLICANDO AQUI.