Explorar as categorias na farmácia é de fundamental importância para quem quer promover uma melhor experiência ao cliente e lucrar ainda mais.
Aliás, entender as categorias na farmácia é essencial para quem deseja ter um negócio sortido e sempre com as melhores opções. Isso, com certeza, fará com que o consumidor procure o seu estabelecimento sempre que precisar.
Ao longo das próximas linhas, vamos entender como é possível explorar as diferentes categorias na farmácia, tornando o seu estabelecimento a melhor das opções para os clientes em potencial. Vamos lá? Boa leitura!
Categorias na farmácia: conheça as 4 principais
Quando você organiza a farmácia em categorias, isso significa que você tem em mente dois objetivos: aumentar o lucro do seu negócio e oferecer ao cliente a melhor experiência possível.
Para tanto, você precisa entender que cada uma das categorias desempenha um papel único e todas elas juntas são capazes de atrair um grande número de consumidores para a sua farmácia.
Vamos, agora, conhecer e entender melhor cada uma das categorias na farmácia:
1. Destino
Qual o melhor lugar para comprar medicamentos? A farmácia, é claro! Ninguém vai ao mercado procurar por eles. Logo, esse tipo de estabelecimento é o destino de todos os consumidores quando eles precisam de remédios.
Portanto, para ser uma farmácia que atenda às necessidades dos consumidores, o estabelecimento precisa ser referência em medicamentos. É necessário oferecer sortimento, ou seja, quantidade e qualidade nos itens oferecidos.
Além disso, para atrair clientes e fazer com que eles retornem para novas compras, é fundamental ter o melhor preço do mercado em medicamentos e também expor os produtos novos e diferenciados.
Exemplos de produtos da categoria Destino:
- Tylenol;
- Neosaldina;
- Doril;
- Toragesic;
- Glifage XR;
- Losartana.
2. Rotina
Fazem parte da categoria Rotina aqueles produtos que são utilizados pelos consumidores no cotidiano.
Esses produtos podem ser vendidos em farmácias, mas também em outros locais. Por isso, se você quer aumentar a venda deles, é imprescindível estar atento a alguns detalhes simples, mas que fazem total diferença.
Ofereça sortimento, ou seja, todas as principais marcas e versões de produtos sempre com o preço alinhado ao de mercado. Lembre-se: se você colocar valores abusivos, o cliente vai até o supermercado, pois sabe que lá é mais barato.
Exponha os produtos em locais de fácil e rápido acesso, assim o consumidor o colocará na cestinha logo que o pensamento surgir.
Exemplos de produtos da categoria Rotina:
- Shampoo;
- Condicionador;
- Sabonete;
- Desodorante;
- Lâmina de barbear;
- Hidratante corporal.
3 Sazonal
Os produtos sazonais são aqueles que são procurados pelos consumidores em determinadas épocas do ano. Assim como bronzeadores e protetores solares são buscados no verão, as pastilhas para dor de garganta e os antitérmicos são propostas quase únicas do inverno.
Esses produtos têm um prazo determinado para estarem expostos. Portanto, a cada troca de estação, lembre-se de dar destaque a todos aqueles que serão buscados pelos consumidores.
Sempre com preço alinhado ao de mercado, dê um espaço privilegiado para as mercadorias nas gôndolas de exposição.
Exemplos de produtos da categoria Sazonal:
- Protetor solar;
- Bronzeador;
- Loção pós-sol;
- Termômetro;
- Antitérmico;
- Antialérgico.
4. Conveniência
Fazem parte da categoria Conveniência os produtos da “farmacinha básica” da família, ou seja, aqueles que são buscados em um momento especial, geralmente uma emergência.
Esses produtos e medicamentos – curativos, remédios para dor de cabeça, soro fisiológico, preservativos – devem ser amplamente ofertados, pois isso mostra ao consumidor que na sua farmácia ele encontrou a solução do problema.
Por serem produtos de baixa relevância, você consegue uma margem maior de lucro sobre eles. Além disso, você não precisa colocá-los em exposição, pois o cliente que está buscando saberá solicitar por eles.
Exemplos de produtos da categoria Conveniência:
- Curativo;
- Soro fisiológico;
- Antisséptico;
- Produtos ortopédicos;
- Remédio para dor de cabeça;
- Remédio para dor de estômago.
Quer atrair mais clientes para a sua farmácia? Ofereça diversificação em produtos
Muito mais do que organizar a sua farmácia levando em consideração as categorias, é essencial que você ofereça aos clientes diversificação em produtos.
Sempre que possível, adicione novas marcas e versões ao seu catálogo. No caso dos medicamentos, por exemplo, ao mesmo tempo em que você precisa ter os genéricos e similares mais baratos, você também precisa oferecer as marcas conhecidas.
Dessa forma, você conseguirá atender todos os perfis de consumidores que buscam a sua farmácia.
E melhor ainda: agindo dessa maneira, você irá atrair outros clientes que procuram por determinados medicamentos.
Fazer isso em todas as categorias é super importante para o crescimento da sua farmácia como um todo.
Tire um tempinho para fazer pesquisas simples com os consumidores que frequentam o seu estabelecimento
É claro que você não conseguirá oferecer aos clientes todas as marcas e versões de todos os produtos. Se você fosse fazer isso, precisaria alugar uma nova sala comercial somente para shampoos, condicionadores, máscaras e outros produtos de cabelo.
Para isso existem as pesquisas de mercado. Durante o atendimento, faça algumas perguntas aos seus clientes para identificar produtos que eles gostariam de encontrar na sua farmácia e você ainda não tem.
Dessa forma, aos poucos, você pode ir construindo um estoque maior e com produtos que sabe que venderá mais facilmente.
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