A experiência do cliente no PDV tornou-se um fator de suma importância para o sucesso de qualquer ação de vendas no varejo farmacêutico.
Para você ter uma base, segundo uma pesquisa da Infobip, divulgada pelo Guia da Farmácia, 80% dos consumidores consideram que a experiência proporcionada pelos varejistas é tão significativa quanto o próprio produto que estão adquirindo.
Isso destaca a importância de melhorar o engajamento dos clientes em ações de vendas no PDV de farmácias. Para saber como conquistar isso, continue lendo este artigo!
7 recomendações para melhorar o engajamento dos clientes ao promover uma ação de vendas na farmácia
A seguir, apresentaremos recomendações que visam melhorar a experiência do cliente na farmácia, aumentar o engajamento e, consequentemente, vender mais.
Confira e implemente-as quando desenvolver uma ação de vendas:
1. Conheça o seu público-alvo
Entender profundamente quem são seus clientes é o primeiro passo para uma estratégia de vendas eficaz.
Pesquisas de mercado e análises demográficas podem fornecer informações valiosas sobre as preferências, necessidades e comportamentos de compra de seu público.
Com base nesse conhecimento, você pode adaptar seus produtos, serviços e estratégias de marketing para atender às expectativas específicas do seu público-alvo.
Cabe lembrar que, ainda de acordo com o estudo da Infobip, 64% dos clientes desejam um engajamento personalizado com base em comportamentos anteriores. Logo, ter esse conhecimento é muito importante.
2. Crie experiências memoráveis
A diferenciação é fundamental em um mercado competitivo. Oferecer aos clientes uma experiência agradável e memorável ao visitar sua farmácia faz com que eles voltem e se tornem clientes fiéis.
Isso envolve cuidar de detalhes como o layout da loja, a música ambiente, a decoração e a promoção de eventos ou promoções temáticas que tornem a visita à sua farmácia única e agradável.
Uma ideia interessante é desenvolver uma área de descanso confortável com cafés e revistas para criar uma atmosfera acolhedora. Esse espaço pode funcionar como uma sala de espera do consultório farmacêutico, por exemplo.
3. Use técnicas de merchandising
O merchandising eficaz é a arte de apresentar seus produtos de forma atraente para os clientes.
Inclui-se a isso criação de exibições temáticas, o destaque de produtos em promoção e o uso de iluminação adequada para destacar itens específicos. A ideia é chamar a atenção dos clientes para produtos que talvez não tenham notado de outra forma.
Detalhes fazem a diferença na ação de vendas. Você pode colocar produtos de cuidados com a pele ou maquiagens próximos a um espelho, por exemplo. Desse modo, os clientes podem experimentar os produtos e ver os resultados imediatamente.
4. Garanta um atendimento de qualidade
O atendimento ao cliente é a pedra angular de qualquer estratégia de sucesso. Por isso, certifique-se de que a sua equipe esteja bem treinada para fornecer um serviço cortês, informativo e ágil.
Quando os clientes se sentem valorizados e bem atendidos, é mais provável que voltem e recomendem sua farmácia a outros.
Entre outras coisas, é essencial treinar os seus funcionários para serem conhecedores dos produtos e capazes de oferecer recomendações específicas para cada cliente.
5. Permita que os clientes testem produtos no PDV
Oferecer aos clientes a oportunidade de experimentar produtos antes de comprar pode aumentar a confiança nas compras.
Então, disponibilize amostras ou demonstrações para que eles possam sentir a textura, o aroma ou os benefícios do produto.
Isso é especialmente recomendado para o setor de cosméticos e maquiagens. Ao comprar uma base, por exemplo, o cliente precisa testar as cores, para escolher uma opção que combine com a sua tonalidade de pele.
6. Promova o engajamento digital
As mídias sociais, aplicativos móveis e websites são poderosas ferramentas para manter os clientes envolvidos entre as visitas à farmácia.
Use esses canais para fornecer informações úteis, compartilhar dicas de saúde, oferecer descontos exclusivos para seguidores e manter um diálogo aberto com seus clientes.
Além disso, você pode desenvolver ações de vendas exclusivas para a web. Uma oportunidade é criar um programa de fidelidade digital que permite aos clientes acumular pontos e receber recompensas exclusivas quando fazem compras online ou na loja física.
7. Desenvolva ações com sensações multissensoriais
Engajar os sentidos dos clientes é uma estratégia poderosa. Isso envolve a criação de uma atmosfera agradável com aromas, música suave e elementos visuais atrativos.
Essas experiências sensoriais fazem com que os clientes se sintam mais à vontade e propensos a explorar a loja.
Que tal criar um espaço de aromaterapia na farmácia com difusores de óleos essenciais que relaxam os clientes enquanto fazem compras? Com certeza eles vão apreciar!
Ainda sobre engajamento dos clientes em ação de vendas, leia agora o nosso artigo que apresenta 5 detalhes que influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor.