O ano de 2020 tem sido difícil para praticamente todos os setores da economia, até mesmo para as atividades essenciais, como é o caso das farmácias. A crise financeira, provocada pela pandemia da Covid-19, reduziu drasticamente o poder de compra de muitas pessoas, que foram obrigadas a reduzir o consumo.
É por isso que planejar a farmácia para 2021 é tão importante, para que se possa aumentar os lucros do estabelecimento no cenário de retomada da economia, que está cada vez mais próximo. O período mais turbulento já passou e agora o seu negócio precisa ter fôlego para crescer nos próximos meses.
A boa notícia é que com a desaceleração da pandemia e o desenvolvimento de uma vacina para combater o novo coronavírus, as perspectivas de mercado para o próximo ano são positivas.
De acordo com uma reportagem da revista Veja, que ouviu economistas do Banco Central, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve ter um crescimento de 3,5% em 2021. Para aproveitar mais esse cenário de recuperação, você precisa começar a planejar a farmácia para 2021, quanto antes.
Para que você possa ter sucesso nesse momento, listamos algumas dicas. Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber para planejar sua farmácia em 2021.
Definição de objetivos para planejar a farmácia em 2021
Para ter um planejamento consistente, é importante que a farmácia tenha objetivos bem definidos. A ideia é que sejam traçadas metas, para que você tenha um norte para desenvolver as suas ações, sempre observando métricas e KPIs como o ticket médio, número de clientes atendidos, faturamento mensal por categoria de produtos etc.
Exemplo de objetivo que pode ser definido é o aumento do faturamento da drogaria em X% até determinado mês. Dessa maneira, as campanhas de marketing, as técnicas de vendas praticadas pelos atendentes, entre outras ações devem ter como foco o cumprimento dessa meta.
Além de um objetivo geral, também podem ser criados outros específicos. Por exemplo, conhecer a satisfação dos clientes em pesquisas de Net Promoter Score. Os resultados das enquetes podem servir como orientação para que você possa desenvolver ações que melhorem a percepção do público em relação à drogaria e os serviços por ela prestados.
Análise das oportunidades e ameaças do mercado
É importante que você também fique de olho nas oportunidades de mercado e isso vai além de acompanhar o noticiário econômico. É preciso estar atento a tudo que acontece na mídia e na sociedade, de modo geral, para identificar formas como a sua farmácia pode sanar necessidades das pessoas e, dessa forma, aumentar a renda.
A vacina da Covid-19, por exemplo, será que poderá ser aplicada em farmácias, assim como já é possível com a da gripe? Ainda não se tem uma resposta para isso, porém, convém ficar atento, já que haverá uma grande demanda de pessoas para serem imunizadas e até mesmo parcerias com o poder público poderão ser estabelecidas em algum momento, como já acontece em alguns estados com a aplicação da vacina da gripe.
Outro exemplo pode ser visto no mercado de beleza masculina! Segundo uma matéria do jornal Paraíba Total, o mercado global de cosméticos para homens projeta US$ 78,6 bilhões até 2023. Logo, ter um espaço para vender esses produtos na sua farmácia pode ser uma excelente oportunidade.
Além das oportunidades, também é preciso ficar de olho nas ameaças, que são fatores externos que podem prejudicar o seu negócio. Apesar dos estudos para o desenvolvimento da vacina da Covid-19 estarem avançados, ainda não se tem uma data certa para o seu lançamento.
Como mostra uma reportagem da CNN, em alguns estados há o risco de uma segunda onda do vírus. Nesse caso, as políticas mais restritivas de isolamento social podem voltar a ser necessárias. Para que a sua farmácia sofra menos, convém estar preparado também para o pior, mantendo uma infraestrutura para entrega de medicamentos por delivery, por exemplo. Assim, você ameniza essa ameaça.
Estudo de públicos
Ainda falando sobre comportamento do público, é muito interessante que você faça um estudo para traçar as preferências do seu consumidor. Lembre-se que, nesse sentido, não existe uma regra e que existem diferentes tipos de clientes.
É importante que você conheça muito bem quais são as necessidades e anseios, bem como o funcionamento das rotinas dos seus clientes, para que possam desenvolver ações estratégicas ao planejar a farmácia para 2021.
Se os seus clientes têm o hábito de usar muito a internet, por exemplo, você pode desenvolver ações de marketing digital de maneira mais intensa. Se julgar interessante, até mesmo uma farmácia online pode ser criada.
Monitoramento da concorrência
Conhecer a concorrência é bem importante para fazer o planejamento de uma farmácia. Isso não quer dizer que você deve copiar as ações que as outras drogarias fazem, mas sim pensar em estratégias para manter o seu negócio competitivo e a frente dos concorrentes.
Se os concorrentes estiverem com o preço muito abaixo do seu, tente descobrir como eles estão conseguindo trabalhar com essa faixa. Será que eles estão comprando em grande quantidade? Ou os produtos estão próximos ao vencimento e, por isso, há promoção? Questões como essas devem ser pesquisadas, para que a sua drogaria não seja passada para trás.
Além disso, observe também fatores como a qualidade do atendimento, as estratégias de marketing, a forma como eles se relacionam com os públicos, entre outros. Não necessariamente o preço precisa ser o seu diferencial.
Gestão financeira
No que se refere à gestão financeira, é importante que, ao planejar a farmácia para 2021, você consiga ter todas as movimentações de 2020 muito bem organizadas. Ter um fluxo de caixa eficiente, controlar o estoque, fazer um inventário completo no final do ano, entre outras ações, são recomendadas.
A ideia é que você possa começar o ano sem nenhuma pendência, para que possa fazer todos os investimentos necessários. Nesses meses que antecedem o final do ano, também podem ser feitos ajustes de contenção, como cortar despesas de serviços que não estão sendo utilizados.
Planejamento de marketing
Não podemos falar de como planejar a farmácia em 2021, sem citar as estratégias de marketing. É fundamental que estabeleça uma forma de se comunicar com os públicos, em ambientes físicos e digitais.
Você pode criar ações na própria farmácia, para explorar os pontos quentes do estabelecimento e, dessa forma, potencializar as suas vendas. Isso acontece porque os produtos ficarão bem distribuídos nas gôndolas e prateleiras.
Também é recomendado investir em marketing digital, produzindo conteúdos para as redes sociais e apostando em táticas, como o SEO. Mesmo que não tenha um site ou blog, você pode criar um perfil no Google Meu Negócio, uma plataforma de divulgação gratuita para pequenos e médios empreendimentos.
De tal maneira, a sua farmácia será encontrada por pessoas que fizerem buscas relacionadas a esse tipo de estabelecimento, na sua região.
Essas são algumas dicas para que você possa ter sucesso ao planejar a farmácia para 2021 e ter mais chances de alcançar o sucesso nesse momento de retomada da economia. Outra coisa que você não pode deixar de fazer é uma análise SWOT, para diagnosticar o atual cenário do seu negócio e ter dados para projetar o seu futuro.
Saiba mais sobre esse assunto em nosso artigo que fala sobre como implementar uma estratégia de análise SWOT para farmácias.