Em um período tão específico como o da atual pandemia de coronavírus, os proprietários de farmácias possuem um grande desafio pela frente: comprar bem, ajustar o estoque e manter a qualidade de atendimento, sem que isso afete o fluxo de caixa da drogaria.
Uma matéria publicada na Revista Exame, com dados do Sebrae, mostrou que o faturamento de 89% dos pequenos negócios caiu por conta das medidas de isolamento social.
Pensando em orientar os proprietários e toda a equipe do estabelecimento a passarem por esse delicado momento, produzimos o conteúdo a seguir, onde mostraremos como ajustar o seu estoque, continuar a atender bem durante a pandemia e manter o caixa no azul. Não deixe de conferir!
Comece trabalhando seu ciclo financeiro
Quando a incerteza econômica paira no ar, o (proprietário e sua equipe) passa a ter um grande desafio, que é o de não deixar faltar produtos, ou seja, ajustar o estoque e, ao mesmo tempo, cuidar do fluxo de caixa de sua drogaria.
Muitos podem se questionar: “Ok, mas como fazer isso?”. A resposta é simples: Trabalhando seu ciclo financeiro.
O ciclo financeiro é definido pela seguinte fórmula:
Valor do estoque + contas a pagar – contas a receber.
Essa é a fórmula que afeta o caixa o seu estabelecimento. Quanto mais estoque houver, menos caixa haverá.
Entretanto, caso não exista um estoque prudente ao momento, é possível que ocorra menos vendas.
Como ajustar o estoque da farmácia durante a pandemia?
A drogaria precisa de um estoque adequado para garantir o atendimento ao cliente.
Afinal, a ruptura de um item de uma receita pode ocasionar a perda de uma venda de vários outros produtos, ou até mesmo vendas adicionais, uma vez que o consumidor poderia fazer uma compra maior.
Por exemplo: o cliente vai buscar um analgésico para dor de cabeça, mas acaba comprando junto um shampoo e um desodorante. Se o analgésico estiver em falta, o farmacêutico pode perder a venda de não apenas um, mas de três itens.
A dica de ouro, para ajustar o estoque, é comprar mais vezes, porém em menores quantidades.
Se o hábito é fazer uma compra por quinzena ou semana, o ideal é fazer essa mesma compra, porém dividida em 3 ou 4 vezes ao longo da mesma semana. Com isso, há garantia de maior giro do estoque e diminuição da chance de um endividamento.
Classificação ABC
Outra dica importante de como ajustar o estoque é a classificação ABC.
Nesse tipo de classificação, o foco de compras deve se concentrar naqueles itens que possuem maior rotatividade, nesse caso produtos A e B. Isso garante maior disponibilidade de estoque e, consequentemente, diminui as chances de perda de venda, que podem impactar negativamente no caixa da drogaria. Já os produtos da categoria C devem ser comprados esporadicamente, de acordo com sua saída.
Por meio de um software de gestão, é possível analisar de maneira simples e prática quais são os produtos com maior e menor saída, os organizando (organizando-os) nas categorias A, B e C.
Isso facilita a efetuação de compras inteligentes, ajuda a controlar o estoque e, consequentemente, fornece um melhor atendimento aos clientes.
Faça análises e negocie com fornecedores
Nesse momento, muitos proprietários ou profissionais responsáveis pela compra, tendem a imaginar a seguinte situação: se eu não comprar um volume grande, corro risco de perder condições mais vantajosas de compra.
Isso pode ser verdade, mas é necessário ter bem definido a real margem de lucro que é obtido em volumes maiores de compra.
Caso a vantagem exista, o ideal é que se busque formas de se continuar fazendo a compra mensal com as condições vantajosas, mas que se negocie o parcelamento dessa compra, o que traz equilíbrio entre caixa e ajuste de estoque.
Caso essa vantagem não seja significativa, o ideal é se organizar e passar a realizar compras fracionadas. É uma maneira segura de ajustar o estoque de sua drogaria, evitando que faltem produtos aos clientes durante a pandemia e, de quebra, mantém o equilíbrio no caixa.
Se você é proprietário ou responsável por compras e busca formas vantajosas de ajustar o estoque de sua drogaria, conte com a GAM.
Possuímos linhas de produtos exclusivos, capacidade logística e preços e prazos diferenciados. Tudo isso para que seu estabelecimento continue funcionando e atendendo da melhor maneira possível.
Clique aqui agora mesmo para fazer o seu cadastro.
Caso já seja nosso parceiro, basta acessar nossa plataforma de compras e efetuar o seu pedido.
Com a GAM, sua drogaria não para!