Cuidados com a pele no Inverno são essenciais!
A estação mais fria do ano traz consigo além da preocupação com gripes e resfriados, uma atenção maior aos cuidados com a pele, especialmente os cuidados faciais. Durante o inverno, é comum que haja uma procura ainda maior por produtos que tragam de volta a hidratação, já que é normal que a pele do rosto esteja mais ressecada. Os hidratantes faciais e dermocosméticos, por exemplo, se tornam grandes aliados para prevenir e tratar o problema da pele seca, tão comum durante esta estação. É aí que surge uma grande oportunidade para as farmácias.
O cuidado com o aspecto da pele vai além de uma questão estética. Cada vez mais esta é uma questão de saúde mais presente, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil que, naturalmente, apresentam as temperaturas mais baixas durante este período do ano.
Variedade de produtos faz a diferença
Para ajudar a prevenir e diminuir o problema é natural que as pessoas busquem soluções, especialmente nas farmácias e drogarias. Por mais que haja um aumento natural nas vendas da categoria de hidratantes e dermocosméticos durante a estação mais fria do ano, é fundamental que os varejistas pensem em estratégias para potencializar os resultados com a categoria.
Ferramentas que potencializam as vendas
Com toda a demanda já tradicional e esperada para esta época do ano, algumas ações podem potencializar as vendas e auxiliar na comercialização dos produtos, além de oferecer ao cliente experiências que farão com que ele se sinta acolhido e retorne mais vezes procurando por produtos variados e de qualidade.
A utilização de amostras e testadores compartilhados – principalmente para novos produtos – neste período de pandemia do coronavírus não deve ser utilizada como forma de garantir a segurança dos clientes e dos próprios colaboradores do estabelecimento. No entanto, oferecer amostras individualizadas dos novos produtos ou de produtos já comercializados pela farmácia, pode ser um diferencial. Cuidado e preocupação com as pessoas precisam sempre andar juntos.
Explorar os kits promocionais, embalagens econômicas e que unam hidratação e tratamento, por exemplo, podem ser um diferencial.
Abuse também das ofertas virtuais. Atraia o cliente pelas redes sociais ou sites. Uma boa comunicação é essencial para fazer com que as pessoas já saibam o que comprar, especialmente neste período de distanciamento social, e, com isso, auxiliem no incremento do faturamento.
Lembre-se da importância da exposição dos produtos de cuidados com a pele
Vale ressaltar que o aumento das vendas desta categoria passa, necessariamente, pela exposição correta dos produtos. Colocá-los em categorias e facilitar o deslocamento dos clientes pelas gôndolas, além de uma exposição correta que potencialize a escolha e decisão pela compra são importantes. Para a categoria de cuidados faciais, por exemplo, é importante separar os produtos por blocos (óleos, hidratantes, sabonetes, entre outros) e dentro de cada segmento, separar por marcas e tipos de pele. Além disso, destacar a categoria em pontos de fácil acesso e visualização, com materiais de comunicação e boa visibilidade, ajuda a aumentar as vendas.
Além disso, os produtos podem ser trabalhados por necessidade de uso: rosto, colo e pescoço, por exemplo. Recomenda-se também que os produtos da mesma linha sejam posicionados juntos, para incentivar a compra de cuidados completos.
Vale ressaltar que, além de oferecer a variedade de produtos, é necessário estar atento às recomendações de Ministério da Saúde no que se refere aos cuidados com a Covid-19. Os cuidados com a higiene, distanciamento social e orientações das Secretarias de Saúde dos municípios e Ministério da Saúde precisam ser mantidos. Só assim as compras seguem sendo realizadas com cuidado e segurança.