Um dos pilares para melhorar a gestão farmacêutica é desenvolver uma cultura organizacional sólida para a drogaria.
Em palavras simples, podemos dizer que a cultura organizacional é o “jeito de ser”, a “personalidade” da farmácia. Porém, a ideia por trás desse conceito é bem mais profunda.
É sobre isso que falaremos neste artigo! Quer saber mais sobre como uma cultura bem estruturada pode transformar a sua gestão farmacêutica? Então, siga conosco!
O que é a cultura organizacional?
O autor Giuseppe Maria Russo, em seu livro “Diagnóstico da cultura organizacional”, traz a seguinte definição: “Cultura organizacional é o conjunto de valores compartilhados pelos membros de uma organização que representam o padrão de comportamento desses membros”.
Ele também conceitua os valores organizacionais, que “representam o núcleo da cultura organizacional, diferenciam uma organização da outra, direcionam atitudes, julgamentos e comportamentos individuais”.
Assim sendo, podemos dizer que a cultura organizacional é o conjunto de valores e crenças nos quais uma empresa acredita e transparece isso para todos os seus públicos.
Tais valores devem ser enraizados no ambiente da empresa, para que todos os colaboradores os sigam à risca.
Qual é a importância de fomentar a cultura organizacional na farmácia?
Qualquer empresa precisa ter uma cultura organizacional bem definida e trabalhada para que os seus colaboradores se mantenham produtivos e alinhados aos valores da empresa.
Quando a farmácia tem uma cultura voltada para o desenvolvimento dos colaboradores, investindo em treinamentos e na educação deles, por exemplo, é uma prática que o colaborador percebe e o discurso faz conexão.
Além de reter talentos, eles atenderão melhor os clientes alinhados com o propósito da empresa.
Ou seja, a cultura organizacional vai sendo percebida pelos clientes, afinal seus colaboradores são porta-vozes da sua marca, do seu negócio.
Como transmitir a cultura organizacional para os colaboradores e para o público externo?
Quando falamos em desenvolvimento da cultura organizacional, é importante termos em mente as diferentes classificações de públicos.
Entendendo as diferentes categorias de públicos
Uma boa referência para seguir é a ideia proposta pelo professor de relações públicas Fábio França, no livro “Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica”.
Na obra, França categoriza os públicos de uma empresa em interno, externo e misto.
O público interno é aquele que vivencia o dia a dia da organização e as suas rotinas, além de ter vínculos formais com o negócio, ou seja, os colaboradores.
O público externo, por sua vez, são as pessoas de fora da empresa, mas que têm interesse nela. São exemplos: clientes, fornecedores, moradores da comunidade em que o negócio está inserido etc.
Temos ainda o público misto, formado por pessoas que vivenciam o dia a dia da empresa, mas que não têm vínculos formais com ela.
Fomentando a cultura organizacional
Com os conceitos apresentados em mente, deve-se pensar que a cultura organizacional se forma de dentro para fora. Ou seja, ela deve ser fomentada e fortalecida no ambiente interno da farmácia, para que isso transpareça de forma natural para os públicos externos.
Para dar início a um processo de cultura organizacional, é importante que os gestores materializem a missão, a visão e os valores nos quais o negócio acredita e deseja. Dar clareza às políticas e as prioridades do negócio para os colaboradores, assim eles possuem liberdade com responsabilidade para as tomadas de decisões e os gestores conseguem focar em estratégias do negócio.
Sabe aquele sentimento ou fala que todo gestor pensa? “mas já te falei sobre isso várias vezes?” ou “quando ocorrer tal situação, dê prioridade a isso, pois está conectado aos nossos valores”. Essa materialização são norteadores que possibilitam o time nas práticas do dia a dia.
O fomento da cultura entre os colaboradores, vale lembrar, se dá, principalmente, a partir do exemplo. Se um dos valores da farmácia é atender bem, por exemplo, o gestor não pode agir de forma ríspida com os clientes.
Aquela máxima do “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, não se aplica quando falamos em cultura!
Que benefícios ter uma cultura organizacional consolidada proporciona para as farmácias?
Quando uma farmácia tem a cultura organizacional bem definida e consolidada, diversos benefícios são percebidos pelos gestores e colaboradores. Entre eles, destacamos:
- a melhora na tomada de decisões estratégicas;
- o desenvolvimento saudável do ambiente de trabalho;
- mais eficiência na comunicação interna;
- a satisfação dos clientes com os produtos/serviços da farmácia;
- a boa imagem da farmácia para o mercado e a comunidade;
- o aperfeiçoamento das lideranças;
- entre outros.
Viu como ter uma cultura estabelecida pode transformar a sua gestão farmacêutica? Então, caso ainda não tenha isso bem definido no seu negócio, comece a pensar sobre o assunto o quanto antes.
Aproveite e também desenvolva o planejamento estratégico da sua farmácia. Assim, o seu negócio terá ainda mais chances de prosperar!