Você já deve saber que ter um bom controle de estoque é crucial para a lucratividade do negócio. O que você talvez não saiba é que a curva ABC ajuda na gestão da sua farmácia, auxiliando ainda na categorização de produtos.
Não sabe o que é curva ABC e como ela funciona? A gente te explica agora mesmo, é só você separar 5 minutinhos para aproveitar a leitura a seguir. Confira!
O que é a Curva ABC?
Gerir o estoque de uma farmácia é um serviço muito importante, certo? Responsabilidade, astúcia e inteligência comercial não podem faltar! E saber como funciona a curva ABC pode deixar seu estoque ainda mais organizado.
Ela funciona da seguinte forma: os itens da sua farmácia serão separados em três categorias, a A, B e C. Na primeira categoria, são classificados os produtos que juntos trazem 80% do faturamento da sua farmácia e que podem variar entre 20% e 25% de todo o seu estoque.
Já na categoria B, estão os itens que representam 15% do faturamento. São, geralmente, itens de cerca de 30 a 35% de todo o seu estoque. Enquanto isso, na categoria C, são classificados os produtos que representam 5% do faturamento, mas compreende 50% de todo o seu negócio.
Tendo o inventário como base para ilustrar um bom exemplo, você precisa estipular alguns critérios que farão parte do seu inventário. O que geralmente se usa são os itens que têm um grande giro e uma alta lucratividade.
Para que você possa começar sua análise da curva ABC, é necessário montar uma tabela com itens e sua participação na receita total da sua farmácia. Sendo assim, você separa quais itens representam 80% da receita, 15% e os que têm 5%. Para que você compreenda ainda melhor a Curva ABC, confira a imagem abaixo:
A categorização dos produtos
Para que você possa obter os melhores resultados através desse método, você precisará categorizar seus produtos de forma correta, seguindo as características próprias da sua farmácia, do seu público e fluxo de vendas.
Essa categorização deve ser feita mensalmente ou de acordo com as necessidades do seu negócio. Como o fluxo de uma farmácia é grande, em período de sazonalidade os produtos podem sofrer alteração na sua classificação. Por isso, é sempre importante ficar alerta.
Para deixar mais claro a periodicidade de uso da metodologia, podemos utilizar o exemplo da Dipirona Monoidratada: ela sempre estará na categoria A, pois tem grande procura durante o ano todo.
Já um Benegripe pode estar na classe C no verão e migrar para a classe A no inverno, época em que aumenta o índice de doenças respiratórias como a gripe.
Percebe como existe grande variação? É por isso que a metodologia da curva ABC precisa ser posto em prática periodicamente.
Como a curva ABC ajuda na gestão da sua farmácia?
Na gestão de estoque, a curva ABC vai trazer com precisão a necessidade de repor itens, seja produto ou matéria-prima (de acordo com a demanda dos seus clientes e sua estratégia de vendas).
Já mensurando os resultados obtidos por meio da curva ABC, é possível saber os itens que mais têm giro em seu estoque, sua lucratividade e também qual o nível de participação no faturamento do negócio.
Além do mais, você conseguirá obter informações importantes sobre os hábitos de compras dos seus clientes. Você acaba por identificar cada perfil de consumidor que a sua drogaria deve focar, assim sanando as necessidades do seu público e aumentando ainda mais o lucro.
Vantagens principais
Se aplicada de forma correta, a curva ABC garante vantagens variada na gestão da sua farmácia. Algumas delas, por exemplo, são:
- Estoque alinhado com a realidade de vendas;
- Análise de dados para aprimorar investimentos;
- Redução de desperdícios com produtos que não giram;
- Aumento da lucratividade líquida do negócio;
- Facilidade para a elaboração de estratégias para um melhor fluxo de caixa;
- Melhor avaliação dos resultados financeiros.
Mantenha sempre um estoque de qualidade
Para garantir que seu PDV esteja sempre de acordo com a demanda dos seus clientes, é preciso atentar-se ao estoque da farmácia. E para isso, cada categoria precisa passar por um controle de qualidade x quantidade, e assim garantir a eficiência do seus serviços. É aí que entra, outra vez, a necessidade de metodologias como a Curva ABC.
Afinal de contas, rupturas no seu ponto de venda podem fazer você perder até mesmo o seu cliente. Entenda como sua farmácia funciona e qual a sua demanda, assim a gestão será cada vez mais profissional e assertiva.
Agora é só colocar tudo isso em prática e esperar os resultados. Precisando de ajuda, é só chamar nos chamar.