Não são apenas os fatores culturais e sociais que interferem na decisão de compra de um cliente. Existem diversos pontos que contribuem positivamente para melhorar a experiência de compra dos consumidores.
Para os gestores de farmácia, conhecer esses detalhes é muito importante. Assim, é possível melhorar possíveis fraquezas e proporcionar uma experiência mais positiva aos usuários.
É sobre esse tema que falaremos neste conteúdo. Continue a leitura para saber mais!
Detalhes que influenciam na decisão de compra: conheça os 5 principais
O processo de decisão de compra de um cliente envolve muitos fatores que, por conta da rotina corrida de um gestor de farmácia, muitas vezes passam despercebidos.
Veja, a seguir, alguns dos pontos que podem ser melhorados e facilitar a decisão dos usuários em comprar na sua farmácia.
1. Limpeza do ambiente
As farmácias são estabelecimentos de saúde, assim como os consultórios médicos e os hospitais. Logo, a limpeza impecável é algo imprescindível para melhorar a experiência do cliente.
É muito importante que seja criada uma rotina de limpeza na drogaria, para que o chão, as prateleiras, os balcões e todas as demais áreas estejam sempre limpas e higienizadas.
O mesmo vale para os colaboradores, que precisam manter os uniformes sempre limpos e alinhados.
2. Organização do layout
O layout da farmácia representa o primeiro contato do cliente com o estabelecimento. Trata-se de um ponto muito importante para que ele decida se comprará na loja ou não.
É importante que as gôndolas e prateleiras sejam muito bem organizadas, para que o consumidor encontre facilmente aquilo que ele está procurando.
Uma boa estratégia é organizar a sua farmácia em mini departamentos ou mundos. Assim, podem ser feitos agrupamentos de produtos por categorias existentes no ponto de vendas.
A farmácia pode ter um espaço exclusivo para diferentes mundos, tais como: beleza, infantil, cuidados pessoais, cuidados com a pele, medicamentos, produtos fitness, entre outros.
3. Precificação
É claro que os preços influenciam muito no processo de decisão de compra dos clientes.
Por isso, a farmácia precisa adotar estratégias como a precificação inteligente. A ideia é que sejam trabalhados preços atrativos para o cliente, mas que ao mesmo tempo tragam uma boa margem de lucro para o estabelecimento.
Também podem ser criadas promoções exclusivas, principalmente para fidelizar clientes. Baixar os preços de medicamentos de uso contínuo, por exemplo, pode atrair quem precisa tomar esse tipo de remédio todos os meses.
Em contrapartida, é essencial investir em outras áreas para que os consumidores não comprem apenas os medicamentos, mas também outros itens em sua ida à drogaria. Assim, o ticket médio do estabelecimento tende a subir.
4. Atendimento diferenciado
Todo mundo gosta de ser bem atendido quando vai a uma loja. Logo, esse é um detalhe muito importante para a decisão de compra dos clientes.
O objetivo das farmácias deve ser focar no atendimento humanizado, que considera a integralidade dos cuidados. De tal forma, prevê a união entre a qualidade, a técnica e o relacionamento desenvolvido entre os clientes e a equipe.
Para oferecer um atendimento diferenciado, é importante que a farmácia invista em infraestrutura. Ter um consultório farmacêutico, para prestar cuidados individualizados, por exemplo, é uma ótima alternativa.
Também é interessante proporcionar treinamentos para os atendentes e demais funcionários. Assim, eles sempre poderão atender os clientes de forma qualificada.
5. Mix de produtos
Para que os clientes escolham comprar na sua farmácia, é importante ter um bom mix de produtos.
Ao trabalhar com várias marcas e laboratórios, por exemplo, o cliente poderá escolher os produtos ou medicamentos que ele mais gosta e confia.
Além disso, o cliente poderá testar novas marcas e voltar para comprar mais unidades do mesmo produto, caso goste da opção escolhida.
Todos esses detalhes são muito importantes para proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente. Por isso, considere todos eles em sua farmácia! Implemente essas melhorias e veja o negócio aumentar a lucratividade.
Fique com a gente! Leia agora o nosso artigo que fala sobre a farmácia clínica e a importância de criar esse espaço de saúde.