Não é novidade para ninguém que o delivery é um modelo de atendimento que foi muito impulsionado na pandemia da Covid-19. Afinal, devido ao isolamento social obrigatório, as pessoas saíam menos de casa e tiveram que aprender a fazer as compras online.
Porém, o delivery para o setor farmacêutico veio para ficar e a tendência é que siga em alta no decorrer de 2023. Então, você não pode pensar em deixar de oferecer esse serviço aos seus clientes, mesmo com o “fim” da pandemia.
Neste artigo, falaremos sobre o atual momento do delivery para farmácias e como aperfeiçoar esse serviço em sua loja. Fique com a gente!
Delivery: uma modalidade de atendimento que veio para ficar no ramo farmacêutico
Recentemente, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) divulgou um estudo sobre delivery feito pela NielsenlQ Ebit. De acordo com a pesquisa, a venda de medicamentos online cresceu 56,8% apenas no primeiro semestre de 2022.
O número é bastante significativo e demonstra que a venda online de medicamentos, cosméticos, perfumarias e outros itens vendidos em farmácias veio para ficar.
O que se observa é que a pandemia mostrou para as pessoas, até mesmo as mais conservadoras, que comprar online é seguro e traz vários benefícios. Então, elas seguem comprando pela internet, mesmo com a crise sanitária praticamente superada.
O delivery agora passou a ser visto como uma nova cultura comercial! Os clientes estão optando por essa modalidade para poupar tempo e não terem que ir pessoalmente até os estabelecimentos.
Além disso, boa parte dos consumidores não se importa em pagar mais por essa comodidade. Sendo assim, a farmácia não necessariamente precisa oferecer entrega grátis, embora esse seja um diferencial interessante.
Aperfeiçoando o delivery na sua farmácia
Quando falamos em delivery para farmácias, é importante que você tenha em mente que isso já não pode ser visto como um adicional ou extra. As vendas online devem ser encaradas pelos gestores como uma das principais modalidades de atendimento da farmácia, tão importante quanto as vendas presenciais.
Para aperfeiçoar o delivery na farmácia, é importante que o estabelecimento esteja presente em diversos canais de atendimento, como redes sociais, WhatsApp, e-commerce etc.
Também é interessante que um ou mais atendentes da farmácia priorizem o atendimento online. Sendo assim, eles devem ser responsáveis por responder as mensagens e preparar os pedidos dos clientes que entrarem em contato por meio desses canais.
Marcar presença em plataformas de marketplace, como o iFood e o Rappi também é uma ideia interessante. O público desses aplicativos é muito grande e as pessoas costumam utilizá-los para comprar produtos diversos.
Se você colocar a sua farmácia no iFood, por exemplo, os clientes poderão selecionar os medicamentos ou outros produtos que desejarem e colocar no carrinho virtual. Depois, eles fazem o pagamento pela própria plataforma e você receberá a solicitação.
O WhatsApp também conta com uma versão Business, que é ótima para organizar os contatos e fazer vendas online. Vale muito a pena usar esse recurso para garantir o bom atendimento online aos clientes.
E, é claro, você pode ter o seu próprio site ou aplicativo, caso acredite que isso seja viável para melhorar as estratégias de vendas online.
Agora que você já sabe que o delivery seguirá forte em 2023, aproveite e fique por dentro de outras tendências do mercado farmacêutico para este ano. Publicamos um conteúdo que conta todas as novidades. Leia agora mesmo!