Quer descobrir algumas das melhores dicas de marketing para farmácias? Então você encontrou o conteúdo certo!
Nós sabemos o quão difícil é se destacar no meio de tantos negócios que disputam espaço no segmento tão concorrido como o farma. Por sorte, existem boas práticas que podem ser adotadas e que acabam dando margem para você nessa corrida.
Uma das melhores técnicas é investir em boas estratégias de marketing, sabia? Confira as dicas que selecionamos especialmente para você!
Tenha um bom relacionamento
É inevitável e essencial: toda farmácia comprometida precisa prezar por um bom relacionamento. Isso está muito ligado ao atendimento inicial, mas também as ações que você realizará no pós-venda.
No primeiro caso, diz respeito a experiência que você passará ao consumidor durante sua compra. Atenção, auxílio, cuidado, conhecimento e postura são palavras-chaves nesse momento.
É uma etapa essencial, pois definirá se o cliente irá voltar ou não até a sua farmácia. Por isso, sempre seja um atendente excepcional – você pode conferir algumas dicas nesse blog post já divulgado no nosso site.
No caso do pós-venda, é importante focar no vínculo. Para isso, você já precisa ter uma base de contatos registrada (que você pode capturar no caixa durante uma compra do cliente) e, dessa forma, continuar mantendo um relacionamento saudável com o consumidor após ele ter saído da sua farmácia.
Esse tipo de relacionamento pode acontecer por meio de e-mails marketing, WhatsApp, SMS, telefonemas e muito mais. O importante é que ele seja mais direcionado ao relacionamento entre a empresa e o indivíduo, e não apenas com apelos comerciais.
Trabalhe com a fidelização
Hoje é mais fácil manter seus clientes atuais do que conquistar novos. Então, quando falamos em fidelização, falamos em aprimorar a experiência de compra do consumidor ao ponto de ele criar um vínculo com a sua farmácia e se tornar fiel aos seus serviços, de forma bastante exclusiva.
- Capacite seus atendentes, os incentivando a conhecerem os clientes e os chamando pelo nome, sendo sempre educado e estando à disposição;
- Crie programas de fidelidade, para que os clientes se sintam motivados a comprarem da sua farmácia e receberem algo em troca;
- Busque produtos de qualidade, com preços menores, pois isso fará muita diferença para o cliente na hora da compra. Afinal de contas, comprar bem é vender bem.
Faça publicidade
O que seria de um negócio sem a divulgação adequada? Difícil imaginar. É por isso que a publicidade da sua farmácia é essencial!
Você pode fazer isso por meio de divulgações em rádios, com jingles ou ofertas diárias/semanais. Essa é uma ação muito comum no segmento farma, então talvez seja uma boa aposta para você (caso ainda não realize).
Além disso, é interessante a produção de panfletos comerciais e institucionais ou encartes promocionais, que podem ser entregues pela sua cidade e/ou bairro. Portanto, arranje parceiros para fazer essa distribuição e espere pelos resultados.
Você também pode criar cartazes, banners e até outdoors, se existir a possibilidade. Todo material off-line (fora da internet) é uma forma muito bem-vinda de divulgação, como brindes, que são bastantes utilizados e distribuídos no mercado farma.
Invista em Marketing Digital
Já que falamos de possibilidades off-line, também falaremos de oportunidades que podem ser encontradas na web.
Todo mundo está na internet, então é muito provável que o seu público também esteja. É por isso que hoje muitas empresas, de todos os portes e segmentos, investem em marketing na internet: o famoso marketing digital.
Crie seu próprio site/e-commerce, produza conteúdo útil e adequado para seu público. Divulgue seu negócio nas redes sociais, faça anúncios, envie mensagens por WhatsApp, interaja com seus consumidores, ofereça promoções e ofertas e tudo o que estiver a sua disposição para ganhar destaque na web.
Tudo isso precisa de muita dedicação, foco e criatividade. Mas também é muito importante estabelecer estratégias e executar bons planejamentos, pois é dessa forma que você encontrará resultados.
Uma boa dica é aprender sobre marketing digital pela internet (e conhecer o básico das técnicas) ou fazer um investimento e contratar uma agência especializada nos serviços – assim, tudo será mais assertivo.
Mas lembre-se: todas essas dicas precisam ser executadas em conjunto e serem muito bem planejadas, pois há necessidade de existir harmonia em todos os processos de marketing que você adota no seu negócio.
Depois que você colocar essas sugestões em prática, você verá como o seu negócio pode se destacar no meio de uma vasta quantidade de farmácias que disputam espaço no segmento.