Ter um delivery de farmácia é muito importante nos dias de hoje, tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais habituadas a fazer compras online. Além disso, estima-se que essa tendência ganhe cada vez mais adeptos.
Para você ter uma ideia, de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), divulgado em reportagem do portal Extra, a compra de remédios por e-commerce cresceu 120,75% no decorrer de 2020.
É claro que esse número está muito relacionado com a pandemia da Covid-19, que trouxe a necessidade do isolamento social. Porém, é bem provável que as compras via delivery na farmácia sigam em alta, mesmo quando a vacina estiver disponível.
O consumidor se acostumou à comodidade de comprar pela intenet e receber os produtos que deseja no conforto do lar. Por isso, investir em um delivery de farmácia é uma excelente maneira de agregar valor para o seu cliente.
Além disso, com o passar do tempo o investimento começará a trazer retorno financeiro e se pagará.
6 dicas para estruturar um delivery na farmácia
Para que você tenha sucesso ao estruturar um delivery na sua farmácia, temos algumas dicas. Siga a leitura e preste atenção para colocar tudo em prática no seu estabelecimento!
1. Escolha a plataforma que será utilizada
O primeiro passo para começar um delivery na farmácia é escolher uma plataforma para operar. As opções são diversas, sendo que a mais recomendada é ter um aplicativo próprio para a sua drogaria.
Quando você tem o seu próprio APP usufrui de algumas vantagens, como o total domínio para editar preços, criar promoções e usar os dados dos clientes para desenvolver ofertas exclusivas e personalizadas, por exemplo.
No entanto, há outras alternativas, como operar via marketplace. Existem aplicativos como o Rappi, e outros similares, que possibilitam que você venda os seus produtos por lá. No entanto, você disputará espaço com concorrentes e não terá total domínio dos dados dos usuários. Além disso, precisará pagar uma taxa para a empresa que faz a manutenção do APP.
Outra maneira de ter um delivery na farmácia é fazer um modelo mais simples, usando o WhatsApp. Dessa forma, os clientes podem solicitar o que eles necessitam pelo mensageiro eletrônico, informando o endereço para receber as entregas no local desejado.
Em todos os casos, é importante ter um profissional que esteja com suas atenções voltadas para acompanhar e responder às dúvidas dos clientes. Isso é necessário para que não se perca o timing, uma vez que, se a farmácia estiver presente no canal, ela terá que, de fato, ter presença. Caso contrário, o espaço apenas servirá para reclamações.
2. Siga as orientações da Anvisa para venda online de medicamentos
Para evitar problemas, é importante que você siga as orientações da Anvisa para a venda online de medicamentos. Entre as legislações que você deve seguir está a RDC nº 44.
De acordo com essa resolução, as farmácias podem vender medicamentos pela internet, desde que haja um farmacêutico disponível no momento do atendimento, para esclarecer dúvidas dos clientes.
A exceção é para os antibióticos e medicamentos com tarja preta. Nesse caso, não é possível vender de forma online. Isso porque é preciso que a receita médica fique retida na farmácia.
3. Ofereça um atendimento eficiente para os clientes
É muito importante que você ofereça um atendimento bem eficiente no ambiente digital, trabalhando sempre com agilidade para atender os clientes. Seja por meio de um app próprio ou pelo WhatsApp, os atendentes devem ser rápidos e solícitos para responder possíveis questionamentos dos usuários.
Se uma pessoa manda uma mensagem no WhatsApp da farmácia fazendo um pedido, por exemplo, e ninguém responde, seria o mesmo que entrar no seu espaço físico e nenhum vendedor ir atendê-lo.
Por isso, em muitos casos, é preciso investir em infraestrutura para ter um bom delivery na farmácia. Você pode ter colaboradores apenas para atender os clientes do digital, caso haja demanda suficiente para isso.
4. Garanta as entregas no tempo prometido
Também é necessário dar uma estimativa de tempo para que as compras sejam entregues na casa do cliente. Para isso, é importante ter um esquema de logística muito bem preparado, para evitar atrasos.
Ainda sobre as entregas, é interessante fazer um levantamento para saber se vale a pena contratar um motoboy fixo ou se é mais viável ter uma empresa terceirizada. Tudo varia de acordo com o seu fluxo de vendas por delivery.
Caso opte por contratar uma empresa terceirizada para fazer as entregas, deve se certificar de que ela cumpre o que promete. Dessa forma, você garante um bom atendimento ao seu cliente. Lembre-se que é a reputação da sua farmácia que está em jogo e não a da companhia de logística.
5. Crie uma política de isenção de taxa de entrega para aumentar o ticket médio
Para aumentar o ticket médio das vendas por delivery, uma boa ideia é criar uma política de isenção de taxa de entrega.
Você pode estipular que o cliente não precisa pagar a taxa de entrega, caso a sua compra seja acima de R$ 100,00, por exemplo. Isso incentiva as pessoas a comprarem mais, para ganharem o benefício. O resultado é um aumento na margem de lucros da sua farmácia.
6. Trabalhe a sua marca no atendimento por delivery
O delivery na farmácia também é uma maneira de trabalhar o marketing do seu estabelecimento. Isso porque você pode enviar para o cliente materiais promocionais, como um catálogo com ofertas da próxima semana, por exemplo. Assim, ele poderá programar compras futuras.
Também é interessante trabalhar bem o seu branding, ou seja, a gestão da marca. Para isso, providencie sacolas e embalagens com o seu logotipo, para que o cliente identifique a entrega.
Caso tenha um serviço de entrega próprio, o baú das motos que fazem as entregas também podem ser personalizados, com o seu logotipo, número do WhatsApp e outras informações úteis. Dessa forma, enquanto faz as entregas, o motoboy ajuda a divulgar a drogaria pelas ruas.
Colocando essas dicas em prática, temos a certeza de que você terá muito mais sucesso no seu delivery de farmácia!
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