Créditos de imagem: Shuterstock.
Esfriou! E, apesar do charme das estações mais frias do ano, essa época é sempre marcada pelo aumento dos casos de doenças respiratórias, como gripes, resfriados, bronquites, pneumonias e, mais recentemente, Covid-19.
Como as farmácias se tornaram hubs de saúde, muitas pessoas procuram esse estabelecimento ao apresentarem os primeiros sintomas de doenças respiratórias. Logo, o inverno costuma ser uma das épocas de maior movimento no PDV farmacêutico.
Sendo assim, é essencial que os gestores de farmácias estejam preparados para atender a essa demanda. Ou seja, é preciso oferecer, aos clientes, os produtos e os serviços que eles precisam para se proteger e se recuperar dessas doenças.
A seguir, vamos explorar as principais medidas que os gestores de farmácias podem tomar para preparar seus estabelecimentos para as doenças respiratórias do inverno. Continue lendo e confira!
Dicas para preparar o PDV em época de maior propagação das doenças respiratórias
Com a chegada do frio e a propagação das doenças respiratórias, as farmácias se tornam um importante ponto de referência para a população, que busca produtos e informações sobre prevenção e tratamento dessas enfermidades.
Abaixo, veja algumas dicas que podem ser colocadas em prática!
Incentive os seus clientes a terem mais cuidados preventivos
Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, o médico Rodrigo Biondi, coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital de Brasília, explicou que o clima frio não é o causador da propagação das doenças respiratórias.
O especialista entende que isso se deve a uma série de comportamentos da população, como manter as janelas de ônibus e salas de aula fechadas.
“Isso gera a impressão que no inverno existem mais doenças respiratórias. Existem, mas não por conta do frio e sim por conta da nossa interação mais próxima. No verão, as pessoas ficam em ambientes mais abertos, como no parque”, declarou Biondi.
O médico também disse que: “O inverno não aumenta pneumonia, gripe ou viroses pelo efeito direto da queda da temperatura; elas aumentam pelos comportamentos da população, que fica em ambientes fechados, aumentando o contágio”.
Sendo assim, é uma boa prática que a farmácia produza conteúdos para as suas redes sociais, por exemplo, orientando os clientes sobre os cuidados que eles devem adotar.
Na pandemia, aprendemos a tomar certos cuidados, como usar máscaras de proteção e álcool em gel 70% ao sair de casa.
Apesar da Covid-19 já estar controlada, esses hábitos podem continuar a ser incentivados. Dessa maneira, não se protege apenas do novo coronavírus, mas também de outras viroses típicas do inverno.
Organize o PDV de forma estratégica
É importante que a farmácia esteja organizada e que os produtos para doenças respiratórias estejam facilmente acessíveis e bem sinalizados no layout do PDV.
Além disso, é necessário que haja uma boa variedade de produtos, desde medicamentos até produtos de higiene e proteção, como máscaras e álcool em gel.
No frio, também costuma crescer a procura por suplementos vitamínicos para aumento da imunidade e dermocosméticos, especialmente para a pele ressecada. Então, aposte nesses itens em seu estoque e organize-os estrategicamente no PDV.
Promova a capacitação dos funcionários
É fundamental que os funcionários estejam bem informados sobre os produtos e serviços oferecidos pela farmácia, bem como sobre as doenças respiratórias e suas formas de prevenção e tratamento.
Dessa forma, eles poderão oferecer um atendimento de qualidade aos clientes, esclarecendo dúvidas e orientando sobre o uso correto dos produtos.
O farmacêutico pode fornecer um breve treinamento aos atendentes, para que eles saibam como prestar esclarecimentos e indicar produtos aos clientes.
Promova atendimento no consultório farmacêutico
Além de orientar quanto ao uso de remédios e evitar a automedicação, o farmacêutico pode oferecer atendimento personalizado.
No consultório, o profissional pode esclarecer dúvidas sobre as doenças respiratórias e indicar o melhor tratamento para cada caso. Em situações mais graves, ele também poderá encaminhar o paciente para atendimento médico.
Ofereça testes para Covid-19
Desde o surgimento da nova doença, a oferta de testes para Covid-19 se tornou um serviço essencial nas farmácias.
Os testes rápidos para detecção do vírus são uma maneira rápida e segura de identificar os casos positivos e orientar o paciente sobre as medidas de isolamento e cuidado.
Aplique vacinas da gripe
As vacinas da gripe são uma forma eficaz de prevenção contra a doença, principalmente em épocas de maior propagação das doenças respiratórias.
As farmácias podem oferecer o serviço de aplicação das vacinas, orientando sobre a importância da imunização e esclarecendo dúvidas sobre o assunto.
Crie programas de adesão
Os programas de adesão são uma forma de fidelizar os clientes, oferecendo benefícios como descontos em produtos e serviços.
Além disso, os programas podem incluir acompanhamento farmacêutico personalizado. Dessa forma, o profissional poderá se manter em contato com os pacientes, sempre esclarecendo dúvidas e dando orientações.
Isso pode ser feito presencialmente, com a ida do paciente até a farmácia, ou por meio de canais digitais, como o WhatsApp.
Não esqueça do delivery
Se tem uma coisa que aprendemos com a pandemia, é a importância do isolamento social quando estamos com sintomas gripais.
Sendo assim, não é recomendável que uma pessoa com doenças desse tipo vá até a farmácia buscar os medicamentos, tendo em vista que poderia contaminar outros clientes e os funcionários do estabelecimento.
Para facilitar a rotina desses pacientes, a farmácia pode criar ofertas especiais via delivery, entregando medicamentos e produtos nos domicílios.
Prepare já o seu PDV para a temporada de doenças respiratórias e faça a diferença para os seus pacientes!
Fique em nosso blog e conheça também os 5 C’s da comunicação, que vão auxiliar você na gestão farmacêutica.
Créditos de imagem: Shuterstock.