Você sabe o que é a análise SWOT para farmácias? Trata-se de uma metodologia essencial para o desenvolvimento do planejamento estratégico do estabelecimento, possibilitando melhorias no processo de tomada de decisão.
Ao desenvolver esse método, você poderá ter uma visão ampla do seu negócio e planejar estratégias para todas as áreas de uma farmácia, como o financeiro, as compras, o marketing, os recursos humanos, o relacionamento com os públicos etc.
Quer saber, na prática, como implementar uma estratégia de análise SWOT para farmácias? Então é só seguir a leitura!
Passo a passo: veja como aplicar a análise SWOT para farmácias
Ao desenvolver a análise SWOT para farmácias, é preciso ter conhecimento aprofundado do negócio, bem como do ambiente em que ele está inserido. Tendo isso em mente, deve-se seguir o passo a passo apresentado na sequência. Veja!
1. Faça um levantamento do seu ambiente interno
Primeiramente, deve-se fazer um estudo sobre o ambiente interno da farmácia, ou seja, daquilo que está em seu domínio e que você pode modificar. Para isso, liste as forças (strenghts) e as fraquezas (weaknesses) da drogaria.
Uma dica importante é sempre considerar forças e fraquezas em comparação com os concorrentes, ou seja, para cada item avaliado, fazer para si mesmo a pergunta: nesse aspecto sou mais forte ou mais fraco que os concorrentes? Onde sou mais forte, tenho as forças e onde sou mais fraco as fraquezas? Simples assim.
Pontos como o preparo da equipe, a localização, a variedade de produtos, o cumprimento das normas dos órgãos fiscalizadores, as campanhas de marketing, entre tantos outros podem ser avaliados. Se eles estiverem positivos, devem ir para a lista de forças. Porém, se podem ser melhorados, devem ser classificados como fraquezas.
2. Faça um levantamento do ambiente externo em que a farmácia se encontra
Agora é chegado o momento de colocar no papel as informações acerca do ambiente externo, no qual a farmácia está inserido. Devem ser listadas, portanto, as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats).
Lembre-se que, nesse caso, o estabelecimento não tem poder para modificar os fatores, tendo em vista que eles são impostos por terceiros. Acontecimentos políticos, econômicos e sociais, geralmente, são os que mais revelam ameaças e oportunidades para as empresas.
Se o mercado estiver passando por uma crise financeira grave, por exemplo, as pessoas terão menos poder de compra e isso pode ser uma ameaça para a sua farmácia. Ao mesmo passo, se uma marca de cosméticos que vende muito estiver buscando uma parceria para o estabelecimento ser um revendedor exclusivo, essa pode ser uma boa oportunidade.
3. Cruze as informações para gerar estratégias
Agora que você já tem as listas de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é preciso fazer cruzamentos entre os dados, gerando estratégias. É interessante que essa atividade seja feita em tabelas, em programas como o Excel ou até mesmo em folhas de papel. Assim, você terá uma visão completa da análise SWOT para farmácias.
Os cruzamentos que devem ser feitos são os abaixo relacionados:
Forças X Oportunidades
Devem ser criadas estratégias para que se aproveite ao máximo as forças e se explore as oportunidades.
Exemplo: uma de suas forças é o marketing bem estruturado e uma das oportunidades identificadas foi a moda atual, na qual as mulheres usam uma certa cor de esmalte. Isso pode ser unido para que uma promoção seja criada para vender mais e fazer com que ele se torne uma isca para novos clientes.
Forças X Ameaças
Devem ser criadas estratégias para que as suas forças neutralizem as ameaças do mercado.
Exemplo: você tem um excelente atendimento, porém o mercado está passando por uma crise financeira grave. Nesse caso, os colaboradores podem ser treinados para colocar ainda mais em prática as técnicas para atender clientes, fazendo com que as pessoas prefiram comprar em sua farmácia e não em um concorrente.
Fraquezas X Oportunidades
Devem ser geradas estratégias que minimizem as fraquezas, aproveitando as oportunidades de mercado.
Exemplo: o fluxo de caixa da farmácia é desorganizado, assim como a parte contábil. No entanto, abriu um novo escritório de contabilidade em sua cidade, que está em busca de novos clientes e cobra um preço acessível. Firmar uma parceria, nesse caso, seria uma forma de melhorar uma fraqueza, aproveitando uma oportunidade.
Fraquezas X Ameaças
Finalmente, devem ser criadas estratégias que minimizem as fraquezas, ao mesmo tempo em que neutralizam as ameaças do ambiente.
Exemplo: os preços da sua farmácia são altos e uma concorrente abriu na sua rua, com valores bem mais acessíveis para os medicamentos. Buscar novas parcerias com laboratórios e revendedores, para melhorar o preço, pode ser uma forma de melhorar essa fraqueza e evitar que a ameaça possa fazer o seu negócio entrar em crise.
4. Defina as prioridades
Agora você já tem uma matriz com diversas estratégias. Por isso, é chegado o momento de observar a sua análise SWOT para farmácias e verificar o que precisa ser colocado em prática primeiro.
Recomenda-se que, inicialmente, sejam priorizadas as estratégias resultantes do cruzamento de fraquezas com ameaças, para garantir a sobrevivência do negócio. Em seguida, devem ser praticadas as demais ações, para que a farmácia cresça e se desenvolva.
5. Planifique as estratégias
Chegamos à etapa final da análise SWOT para farmácias! Agora você precisa esmiuçar cada uma das estratégias que foram geradas, para que elas possam ser cumpridas.
Nossa sugestão é que seja criada uma tabela para cada estratégia, contendo as seguintes informações:
- o que: objetivo e justificativa da estratégia;
- como: atividades ou ações que precisam ser realizadas;
- para quem: o público-alvo para qual a estratégia se destina;
- recursos: pessoas, equipamentos, valor monetário, entre outros recursos necessários;
- quando: o prazo inicial e o prazo final para o cumprimento da estratégia;
- meta: quantidade numérica que represente um objetivo a ser cumprido.
Depois que você finalizar a planificação das estratégias, é preciso comunicar a todos os envolvidos nas atividades que serão realizadas. O responsável pela farmácia deve fazer sempre o acompanhamento, para que se verifique se tudo está sendo feito conforme o planejado.
Vale lembrar que a análise SWOT para farmácias deve ser refeita uma vez por ano, já que os fatores analisados mudam com o passar do tempo. Assim, o seu negócio estará em constante evolução.
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