Créditos de imagem: Shutterstock.
É muito comum que farmácias pensem em estratégias mirabolantes para melhorar a experiência do cliente, mas que pecam no básico, como a limpeza do estabelecimento.
Pensar em novas ideias e soluções para melhorar a jornada de compra, obviamente, é importante. Porém, não adianta querer pensar em ações diferenciadas se o básico ainda não for bem feito.
Logo abaixo, vamos falar mais sobre a importância da limpeza da farmácia e apresentar uma série de dicas para deixar o ambiente sempre impecável. Acompanhe!
A importância da limpeza para melhorar a experiência do cliente na farmácia
As farmácias são estabelecimentos de saúde, assim como os hospitais, as clínicas e os consultórios médicos.
O que você pensaria se fosse consultar com o seu médico e os móveis do consultório estivessem empoeirados? Certamente essa não seria uma experiência agradável, não é mesmo? O mesmo vale para a sua farmácia.
É ainda importante destacar que, como mostra uma reportagem do jornal Agora São Paulo, a pandemia trouxe hábitos de higiene permanente. Ou seja, mesmo com a crise sanitária controlada, muitas pessoas ainda seguem hábitos de higiene rigorosos, como o uso de álcool em gel nas mãos antes e após tocar produtos em estabelecimentos.
Portanto, com clientes mais criteriosos em relação aos hábitos de higiene, ter uma farmácia sempre com a limpeza impecável é fundamental.
5 dicas para manter a sua farmácia sempre com uma limpeza impecável
Agora que você já sabe mais sobre a importância da limpeza da sua farmácia para melhorar a experiência do cliente, vamos para algumas dicas práticas!
1. Providencie a documentação necessária
Para que funcionem dentro da legalidade, as farmácias precisam seguir todas as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Entre outras coisas, é necessário ter uma licença fornecida pelo Corpo de Bombeiros e outra pelo departamento de vigilância sanitária da sua cidade. Convém manter essa documentação sempre em dia e deixá-la em local visível para os clientes.
2. Mantenha as gôndolas e prateleiras sempre organizadas
A limpeza não diz respeito apenas à ausência de sujeira, mas também à organização dos ambientes.
Por isso, você deve manter as gôndolas e prateleiras da farmácia sempre organizadas, com os produtos bem dispostos e visíveis para os clientes.
O mesmo vale para os balcões da farmácia, que não podem ficar cheios de papéis, canetas e materiais de escritório.
3. Tenha um profissional para fazer a faxina pesada da farmácia
É importante que as farmácias tenham um profissional especializado para fazer a limpeza da farmácia.
Caso o estabelecimento for de pequeno porte e não justificar a contratação de uma faxineira fixa para trabalhar diariamente na farmácia, podem ser contratadas diaristas uma ou duas vezes por semana.
A ideia é que as diaristas façam a limpeza mais pesada da farmácia, como lavar o chão e os vidros, enquanto os demais colaboradores realizam a manutenção diária.
4. Elabore um cronograma de limpeza
Para que a sua loja esteja sempre limpa, você pode fazer um cronograma de limpeza para os funcionários.
A cada dia da semana uma pessoa pode ser a responsável por varrer o chão e tirar o pó das prateleiras, por exemplo.
Isso contribui para que os clientes vejam que a farmácia está sempre limpa e adequada para recebê-los.
5. Reforce o uso de uniformes limpos
É importante que os colaboradores usem uniforme e mantenham uma boa apresentação de acordo com o código de conduta do negócio. Se ocorrer algum acidente, como derramar café ou respingar algum alimento na roupa, por exemplo, é recomendável fazer a troca.
Ao seguir essas dicas, você terá um ambiente que transmite a mensagem de limpeza e organização, algo que é essencial para uma boa experiência do cliente. Coloque isso em prática!
Aproveite e conheça também os atributos que os clientes valorizam nas farmácias! Temos um artigo completo sobre esse tema.
Créditos de imagem: Shutterstock.