Por conta da facilidade do serviço, cada vez mais consumidores têm recorrido a plataformas de delivery para comprar não só alimentos, mas também outros itens essenciais, como medicamentos. Nesse sentido, os gestores das drogarias têm se perguntado se vale a pena cadastrar os seus estabelecimentos em aplicativos de entrega, como o iFood e o Rappi.
Neste artigo, discutiremos as vantagens e desvantagens de se cadastrar em aplicativos de delivery, considerando o potencial aumento de vendas e a ampliação do canal de atendimento ao cliente.
O nosso objetivo é auxiliar você na tomada de decisão sobre a inclusão ou não de sua farmácia em aplicativos de entrega. Continue lendo para saber mais!
Prós e contras de cadastrar a farmácia em aplicativos de entrega
Os aplicativos de delivery, como Rappi e iFood, estão se tornando cada vez mais populares nos últimos anos, oferecendo uma ampla variedade de produtos.
Por conta disso, as farmácias enxergam nesse tipo de plataforma uma possibilidade de vender mais e aumentar a lucratividade.
A seguir, confira os prós e os contras de vender medicamentos e outros itens de farmácia em aplicativos de entrega de terceiros:
Prós
Comodidade para os clientes
A comodidade de receber medicamentos em casa é um benefício significativo para muitas pessoas.
Sendo assim, pedir medicamentos por delivery é útil, principalmente para usuários com mobilidade reduzida ou que moram em áreas remotas, sem acesso fácil a uma farmácia na redondeza.
Quem trabalha o dia todo e tem pouco tempo livre para ir à farmácia fazer compras, também pode se beneficiar disso.
Ampliação do alcance do negócio
O uso de aplicativos de delivery pode ser uma maneira eficaz de expandir a base de clientes de uma farmácia.
Isso porque, por meio do app é possível alcançar pessoas que, talvez, de outra forma, não teriam conhecimento da loja ou não seriam capazes de visitá-la pessoalmente.
Maior visibilidade online da farmácia
O uso de aplicativos de delivery aumenta a visibilidade da farmácia online, permitindo que mais pessoas conheçam seus produtos e serviços.
Uma pessoa que abriu o iFood para pedir um lanche, por exemplo, pode ver uma promoção ou cupom de descontos para a categoria de farmácias e fazer um pedido em seu estabelecimento.
Integração de estoque
Algumas plataformas de delivery permitem integrar o estoque da farmácia diretamente com o sistema do aplicativo.
Isso ajuda a otimizar o gerenciamento de inventário, evitando que produtos percam o prazo de validade, além de melhorar a eficiência geral do processo de atendimento ao cliente.
Contras
Restrição de produtos que podem ser comercializados
Não são todos os produtos da farmácia que podem ser vendidos por aplicativos de entrega. Os medicamentos que precisam ter a receita médica retida, por exemplo, exigem mais cuidados com as vendas em marketplaces.
Apesar disso, algumas plataformas de delivery, como é o caso do Rappi, possibilitam a interação entre o cliente e o farmacêutico, para que as receitas digitais sejam compartilhadas pelo aplicativo. Tal solução está em vigor desde 2021, como mostra uma reportagem do portal Guia da Farmácia.
Mesmo assim, outras plataformas de delivery ainda não permitem a venda de remédios controlados. Por isso, a lucratividade da farmácia poderá ser reduzida.
Problemas logísticos
A entrega de medicamentos exige uma logística mais complexa e precisa ser feita de maneira adequada para garantir a integridade do produto e a segurança do paciente.
O transporte incorreto, por exemplo, pode danificar o medicamento e comprometer sua eficácia, ou resultar em atrasos na entrega que podem afetar a saúde do paciente.
Nos apps de delivery, nem sempre os entregadores são contratados pela própria farmácia. Eles podem ser parceiros da plataforma e você não tem como saber se eles têm os conhecimentos necessários para transportar medicamentos.
Redução da margem de lucro
Os custos associados ao uso dos aplicativos de delivery podem reduzir a margem de lucro da farmácia.
Isso acontece porque, geralmente, as plataformas cobram taxas e comissões pela venda dos produtos. Logo, a sua rentabilidade pode ser afetada.
Competição com outras farmácias
Os aplicativos de entrega são verdadeiros shopping centers digitais, com inúmeros estabelecimentos cadastrados.
Sendo assim, a competição com outras farmácias no mesmo aplicativo pode ser acirrada e reduzir a lealdade dos clientes.
É bem provável que os compradores escolham a farmácia que oferece o menor preço ou a maior conveniência, em vez de se tornarem fiéis à sua marca.
Aplicativo de delivery próprio X marketplace: o que vale mais a pena?
Os aplicativos próprios da farmácia oferecem diversas vantagens em relação às plataformas de delivery de terceiros, os chamados marketplaces.
Com um aplicativo próprio, a farmácia tem maior controle e personalização da experiência do usuário, além de eliminar as taxas e comissões.
Além disso, um aplicativo próprio pode aumentar a fidelização dos clientes e permitir uma integração mais eficiente com os processos internos da farmácia.
Por outro lado, as plataformas de delivery de terceiros possuem uma base de usuários já estabelecida, o que pode facilitar a atração de novos clientes para a farmácia.
Também vale destacar que essas plataformas oferecem uma gama de opções de delivery e uma ampla rede de entregadores.
Cabe ao gestor farmacêutico avaliar as necessidades do seu negócio e escolher a opção que melhor se adequa às suas exigências.
Uma boa estratégia pode ser o uso combinado dos dois modelos, com um aplicativo próprio para controle interno e fidelização de clientes e uma plataforma de delivery de terceiros para expansão do alcance de entrega.
O que você pensa sobre isso? Reflita, planeje e veja o que é mais interessante para o seu negócio e os seus clientes.
Fique por aqui! Leia agora o nosso artigo com 10 dicas para aprimorar o fluxo de caixa no pós temporada.