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Praticamente todos os empreendedores têm o objetivo de desenvolver cada vez mais os seus negócios. Para quem tem uma farmácia não é diferente!
E, com um novo ano se aproximando, chega também o momento de começar a planejar quais são os próximos passos a serem dados nas empresas.
Você planeja expandir a sua farmácia em 2023? Então, fique por aqui e veja as dicas e orientações que temos para você! Vamos lá?
Saiba se é o momento certo para expandir a farmácia
Primeiramente, é preciso saber se é o momento certo para expandir a sua farmácia ou não. Para isso, uma análise criteriosa sobre as finanças da loja, bem como do cenário em que ela está inserida, está se comportando.
Na parte interna, é interessante fazer um balanço sobre como foi o ano de 2022 até agora.
O faturamento está de acordo com a expectativa? Você consegue fazer sobrar dinheiro para investir em melhorias e novidades no ano que vem? Isso é algo que deve ser considerado!
A farmácia também não funciona sozinha, ela está inserida numa comunidade com cenários econômicos, sociais e políticos em constante inovação. Tudo isso reflete nos negócios!
O ano de 2023 será o primeiro a iniciar com a pandemia da Covid-19 controlada,por exemplo. Isso tem feito com que a economia melhore e conta como um ponto positivo para investir em seu negócio.
Outro ponto que conta é que neste ano teremos eleições presidenciais. Não se sabe ainda se o atual Governo continuará no poder ou se um novo representante será eleito pelo povo.
Tudo isso, como sabemos, impacta a economia e deve ser analisado por quem está se aventurando nos negócios.
Na prática, você precisa ficar de olho em tudo para investir de forma tranquila e não “meter os pés pelas mãos”.
Faça pesquisas de mercado
As pesquisas de mercado são um instrumento dos mais interessantes para quem pensa em expandir um empreendimento.
Vamos supor que você tem uma farmácia no bairro X e está pensando em abrir uma filial no bairro Y. Para que isso dê certo, fazer uma pesquisa é fundamental!
Será que no bairro Y há público suficiente para suportar mais uma farmácia? E o perfil de consumidores é mesmo do bairro X?
Questões como essas devem ser analisadas criteriosamente e o desenvolvimento de uma pesquisa pode dar as respostas que você precisa para estruturar o seu mercado.
Busque por qualificação
Os gestores de farmácias precisam estar sempre se qualificando e buscando novos conhecimentos para melhorar a gestão do seu negócio.
Há várias formas de você se qualificar para ter mais conhecimentos no mercado empresarial. Você pode fazer cursos sobre finanças, marketing, atendimento, entre outras áreas pertinentes para esse tipo de negócio.
Também é uma boa ideia acompanhar publicações de revistas, blogs e portais que falem sobre negócios.
O Sebrae, por exemplo, sempre faz publicações interessantes para os empreendedores, assim como o nosso blog, que é sempre atualizado com conteúdos cuidadosamente preparados para você.
Estabeleça o tipo de expansão que deseja ter
Há diferentes formas de expandir uma farmácia! Uma delas, como citamos, é abrir filiais em outros bairros ou até mesmo cidades.
Porém, você também pode expandir a drogaria de outras formas. Caso tenha demanda, pode iniciar um e-commerce e vender não medicamentos, e outros itens pela internet, por exemplo.
Outra alternativa é transformar a sua farmácia em um hub de saúde e oferecer atendimento farmacêutico e serviços da área, de modo geral.
Enfim, você pode ser criativo e estabelecer qual tipo de expansão deseja realizar, bem como estipular metas.
No entanto, lembre-se sempre de dar um passo de cada vez. Assim, você conseguirá melhores resultados para a sua farmácia em 2023.
Uma boa prática a ser executada anualmente é a análise SWOT. Para saber mais sobre a metodologia, leia o nosso artigo sobre esse tema!
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