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Mesmo aqueles que cuidam bastante da saúde, uma hora ou outra precisam de algum medicamento e procuram uma farmácia.
Você, empresário e dono de farmácia, já se viu pensando em formas para a fidelização de clientes na sua farmácia, não é?
O que o seu estabelecimento deve oferecer para os clientes escolherem o seu entre tantos outros na mesma cidade?
Separamos algumas dicas práticas e fáceis de aplicar na gestão e no treinamento dos seus colaboradores para uma melhor fidelização de clientes na sua farmácia.
Quer saber mais? Continue com a leitura!
1- Proporcione um ótimo atendimento
Não estamos falando aqui, de apenas entregar um atendimento educado e cordial. Estamos falando em atendimento que também agregue valor, que se importe com cada um dos clientes que optarem pela sua farmácia.
Para que você saiba como melhorar o atendimento na farmácia, nós trouxemos alguns pontos essenciais:
- Saiba ouvir: muitos clientes procuram as farmácias em busca de soluções para um problema específico. Sendo assim, ofereça solução tanto em medicamentos quanto em palavras positivas. Alguns clientes, muitas vezes, querem desabafar e ouvir uma palavra amiga;
- Não faça julgamentos precipitados: todos os clientes merecem ser atendidos da mesma forma, com cordialidade, respeito e simpatia, independente do estilo do cliente;
- Tenha empatia: se coloque no lugar do cliente emocionalmente e psicologicamente. Pense em como você gostaria de ser atendido;
- Conheça os detalhes dos produtos vendidos: quanto mais detalhes, melhor. Esclareça todas as dúvidas do consumidor e ganhe confiabilidade dele.
Procure oferecer aos seus colaboradores um treinamento de qualidade referente ao atendimento. Além de paciência e educação, o cliente deve sair da sua farmácia com o pensamento “Uau, como fui bem atendido aqui”! O segredo é entregar mais do que o esperado, é de encantar cada cliente.
2- Ofereça informações relevantes
Os seus colaboradores não estão ali somente para fazer a parte operacional da venda. É interessante realizar treinamentos para oferecer informações relevantes para os clientes, ajudar a solucionar os problemas que eles possuem, facilitando o trabalho deles na sua drogaria.
A verdade é que todos os negócios existem para resolver um problema do ser humano. Veja quais são os principais problemas de saúde ou de hábitos saudáveis que seus clientes possuem e ajude-o. Mostre que seu estabelecimento se importa com ele.
3- Possibilite um programa de fidelidade
Quando o cliente vê um benefício por comprar produtos da sua farmácia, será um ponto motivador para que ele seja fiel ao seu estabelecimento. O objetivo do programa de fidelidade é justamente esse: incentivar que os mesmos clientes comprem sempre na sua farmácia.
A Revista Exame fez uma matéria ensinando os 7 passos para que você tenha sucesso ao criar um programa de fidelidade para o seu negócio.
Acesse aqui e crie o seu conforme as necessidades da sua farmácia.
4- Entregue mais do que medicamentos
O carro chefe das farmácias são os medicamentos, mas o cliente pode onsumir muito mais do que isso quando vai a uma farmácia. Mostre para ele que a sua farmácia oferece qualidade e preço justo em outros produtos também, por exemplo: produtos para cabelo, cuidados pessoais, como cuidados com a pele e dermocosméticos.
Tenha um PDV atrativo e com várias opções para que o seu cliente não pense duas vezes e vá direto na sua farmácia, pois lá ele sabe que encontra o que precisa.
É importante salientar que novidades são sempre bem-vindas! Quando um cliente encontra um lançamento na sua farmácia é muito provável que ele volte e você acaba fidelizando o consumidor.
5- Disponibilize canais para feedback
Mostre ao seu cliente que você quer melhorar nos pontos que ainda não são tão fortes dentro da sua drogaria. Para isso, disponibilize canais de comunicação práticos e rápidos para que seu cliente possa lhe fornecer feedbacks.
Agora que você leu todas as nossas dicas e já conhece a importância da fidelização de clientes na sua farmácia, coloque em prática! Para mais conteúdos sobre a área farmacêutica, acesse nosso blog!
Você ainda não é um cliente GAM? Entre em contato com a gente!
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