O fluxo de caixa em farmácias é uma ferramenta de grande importância para o seu negócio. Não só para conhecer a realidade financeira da drogaria, mas para que haja um planejamento e, a partir disso, seja facilitada a tomada de decisões, mantendo assim a empresa financeiramente saudável.
Você quer entender melhor a forma como o fluxo de caixa em farmácias impacta na gestão da sua drogaria? Tome nota do que considerar importante:
O que é fluxo de caixa em farmácias?
De forma objetiva, clara e simples, podemos entender por fluxo de caixa o processo pelo qual uma empresa controla, de forma eficiente, o movimento de entradas e saídas de dinheiro do seu caixa. Com outras palavras, é o processo pelo qual ela controla o dinheiro que entra, saldo positivo, e o dinheiro que sai para pagamentos a fornecedores, colaboradores, entre outros.
No fluxo de caixa, por menor que seja o valor a entrar no caixa da empresa, é fundamental fazer o seu registro, assim como também dos valores que são utilizados para pagar obrigações de pequena quantia. Mas por que isso? Ao ter este controle, a farmácia pode se planejar melhor financeiramente, de maneira a não se colocar em risco, ou seja, não passar por aperto.
Como o fluxo de caixa pode ajudar no controle e na gestão da sua drogaria?
O fluxo de caixa em farmácias é por natureza, uma ferramenta de planejamento, ou seja, é pensado a longo prazo, o que significa dizer que ele tanto se preocupa com o presente, como com o futuro. Em resumo, podemos dizer que o fluxo de caixa possui três funções e são elas que impactam positivamente a gestão de uma drogaria, a saber:
- Organização (saídas e entradas)
O fluxo de caixa computa o saldo e projeta a realização de pagamentos, bem como os recursos que a sua farmácia receberá em decorrência de vendas, investimentos, aluguéis e qualquer outro negócio que tenha feito com o objetivo de gerar renda.
Na prática, oferece ampla visão em relação ao saldo positivo (recursos a receber) e negativo (pagamentos previstos), de modo que assim possa se planejar financeiramente, não tomando decisões que possam colocar o seu negócio em risco.
- Correção (pé no chão)
Permite, com base na função anterior, que visualize em qual época/ fase/ período o seu negócio pode entrar no vermelho. Isso, de certo modo, possibilita que estanque os gastos e, assim, se mantenha financeiramente saudável.
- Afirmação (investimento)
Por fim, podemos dizer que o fluxo de caixa em farmácias possibilita ampla visão com relação à realidade financeira da sua farmácia. Isso permite que se possa investir no crescimento do seu negócio, mas sempre agindo de acordo com os dados financeiros que tem em mãos.
Gostou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre como o fluxo de caixa impacta na gestão da sua drogaria.
Você ainda não é um cliente GAM? Entre em contato com a gente!