O gerenciamento por categorias e o estoque da farmácia estão diretamente relacionados. Leia o nosso artigo e entenda!
Se você é o responsável pelo setor de compras de uma farmácia, é bem provável que já tenha ouvido falar na relação entre gerenciamento por categorias e estoque, não é mesmo?
Muitas vezes apenas chamada de GC, quando uma farmácia desenvolve bem esse processo, ela consegue estruturar melhor o seu posicionamento estratégico e planejar bem o estoque para melhor atender o shopper de acordo com suas necessidades, sendo assertivo na escolha do mix ideal.
Vamos lá! Você quer saber como o gerenciamento por categorias ajuda no planejamento de estoque da sua farmácia? Basta seguir a leitura!
Por que o gerenciamento por categorias é útil para farmácias
Antigamente, drogarias e farmácias eram consideradas ambientes exclusivamente de saúde, assim como consultórios médicos e hospitais.
Porém, cada vez mais, esses estabelecimentos deixaram de ser um local onde as pessoas apenas compram seus medicamentos. Atualmente, os estabelecimentos funcionam como uma verdadeira loja de conveniência, com foco no bem-estar, na qualidade de vida e, obviamente, na saúde humana.
Produtos de higiene e beleza, cosméticos, perfumarias, determinados tipos de alimentos, entre outros itens podem ser adquiridos nas farmácias/ drogarias. Com essa diversificação, o trabalho de quem gerencia o estoque e as prateleiras também mudou – bastante!
A farmácia pode trabalhar os públicos de forma estratégica, tendo um espaço masculino e outro feminino, por exemplo. Também pode criar diferentes categorias para organizar as suas gôndolas.
De acordo com uma pesquisa publicada na revista Vitrine do Varejo, apenas 58% das pessoas que vão até uma farmácia pretendem comprar medicamentos. Isso quer dizer que mais de 40% dos clientes das drogarias vão até as lojas para adquirir outros produtos.
Viu como fazer o gerenciamento por categorias é importante? Afinal, os itens de variedades são tão relevantes para a receita financeira das farmácias, quanto os medicamentos.
Veja os benefícios de uma estratégia de gerenciamento por categorias e estoque para sua farmácia
Em uma estratégia de gerenciamento por categorias e estoque, as farmácias e seus clientes obtêm muitos resultados positivos. Veja alguns dos principais!
Aumento da lucratividade
Ao trabalhar com o gerenciamento por categorias, há um aumento da lucratividade, mas especificamente do ticket médio da farmácia. Isso porque os clientes comprarão mais, tendo em vista a variedade de produtos disponíveis.
Se a drogaria vende itens de higiene pessoal, como shampoos e sabonetes, o cliente poderá comprar esses produtos quando for buscar os seus medicamentos. Assim, ele ganha tempo e não precisa ir até o supermercado ou outra loja qualquer para adquirir esses itens.
Melhora na eficiência de reposição
A relação entre gerenciamento por categorias e estoque também é benéfica no que se refere à eficiência da reposição. Isso acontece porque os clientes terão uma ampla variedade de produtos para escolher, aumentando a quantidade de itens em cada compra.
De tal maneira, os itens ficam pouco tempo parados no estoque, minimizando custos e tempo de trabalho, conforme ditam os preceitos da logística “just in time”. Isso evita que os produtos percam o prazo de validade enquanto estiverem armazenados, o que gera prejuízo para a farmácia.
Desenvolvimento de promoções chamativas
Imagine a seguinte situação: a sua farmácia está com muitos desodorantes masculinos de uma determinada marca “encalhados” no estoque. O produto não caiu no gosto dos clientes e agora o responsável pela administração da drogaria está temendo que eles percam a validade antes de serem vendidos.
O que pode ser feito para que o prejuízo seja menor? É bem provável que você tenha pensado em uma promoção, não é mesmo? O problema é que mesmo baixando os custos do desodorante, ele pode não ter a saída desejada.
Que tal então montar um kit com outros produtos voltados para o mesmo público? Junte o desodorante a perfumes, cremes de barbear, barbeadores, shampoos, entre outros itens e crie uma cesta especial para o espaço masculino da farmácia!
Essa é uma estratégia interessante para estimular a venda e só pode ser executada quando o comércio varejista tem um bom mix de produtos e faz o gerenciamento por categorias. Afinal, os itens são unidos a outros com a mesma classificação.
Planejamento de estoque de acordo com os gostos do público
Quando você desenvolve uma estratégia de gerenciamentos por categorias e de estoque na farmácia, consegue ter mais eficiência ao controlar a área de logística do estabelecimento. Isso acontece porque será possível ter mais conhecimento sobre o seu público.
Se a sua farmácia vende muitos itens de maquiagem, mas tem pouca procura para perfumaria, por exemplo, isso deve ser considerado no momento de fazer as compras. Assim, os itens que os seus clientes gostam nunca faltarão em estoque. O processo de compra será otimizado!
Viu como o gerenciamento por categorias e estoque estão relacionados? Agora você já sabe que essa metodologia de trabalho pode ser muito vantajosa para essa área da farmácia. Por isso, não deixe de executá-la.
Lembre-se que, quando precisar fazer compras ou precisar entender mais sobre controle de estoque, nós, da GAM, estamos à disposição. Acesse o nosso site e conheça a nossa empresa e os nossos canais.