Saiba como o gerenciamento por categorias pode ser utilizado para melhorias de gestão em sua farmácia/drogaria
Diferente do que muita gente pensa, os produtos expostos em uma farmácia não são distribuídos aleatoriamente.
Eles seguem um padrão lógico e específico, com o intuito de facilitar que os clientes os encontrem, e consequentemente, os comprem.
Gerenciamento por categorias é o nome dado para esse processo de padronização e gestão de produtos.
Se você faz parte da equipe ou está à frente do negócio de uma farmácia e quiser saber mais sobre o assunto, basta continuar com a leitura!
Afinal, o que é o gerenciamento por categorias?
O gerenciamento por categorias nada mais é do que uma estratégia de exposição de produtos na farmácia, que ajuda os clientes a encontrarem o que buscam de maneira mais facilitada e assertiva.
Por conta da falta de tempo no dia a dia, consumidores têm se se tornado um tanto quanto racionais e objetivos em suas compras. E é vital que estabelecimentos farmacêuticos estejam preparados e dispostos a compreender essa mudança de comportamento.
O gerenciamento por categorias é uma estratégia tão funcional e importante. Para você saber como gerenciar as categorias da sua farmácia, preste atenção nas nossas dicas abaixo!
Comece pela estruturação
Como o nome já diz, no primeiro passo, é necessário estruturar todas as categorias. Esse processo de estruturação diz respeito a fazer registro e montar uma organização de dados para futuras análises.
Planeje as categorias
A fase de planejamento é voltada para a definição do papel das categorias de compras, visando facilitar a experiência dos clientes.
É possível organizar as categorias de compras em:
- Categorias de rotina: produtos que atendem o dia a dia dos clientes;
- Categorias de conveniência: produtos que despertam o interesse de compra;
- Categorias sazonal ou ocasional: produtos específicos para determinadas épocas do ano que têm maior saída (ex: no Inverno, antigripais, anti-inflamatórios etc);
- Categorias de destino: quando sua farmácia possui a melhor linha de determinados produtos e os clientes vão até seu PDV apenas por terem consciência disso.
De maneira conjunta à definição dessas categorias, é possível alinhar algumas estratégias de venda, como precificação inteligente, por exemplo.
Avalie os resultados
Com todo o processo de estruturação bem definido e com o processo funcionando, vem a terceira e última parte: avaliação dos resultados.
Com uma organização de dados, dos processos de Gerenciamento de Categorias e do entendimento do enquadramento, será possível avaliar se suas metas foram atingidas, quais planos de ação tomar, estabelecer novas metas e ainda aplicar uma série de melhorias.
Algo legal de se mencionar é que, após identificar a categoria destino do seu PDV, é cada vez mais fácil tomar as decisões de compras, garantindo maior assertividade no mix ideal de produtos e atendendo perfeitamente as necessidades dos clientes.
De forma exemplifica, se o seu PDV tiver maior identificação com a categoria de conveniência, você provavelmente saberá que seu público não aparece todo o mês na sua farmácia. Isso ajuda você, por exemplo, a diversificar mais seu produto de e não direcionar seu PDV exclusivamente a uma categoria específica.
Benefícios do gerenciamento de categorias em farmácias
Como citado, o gerenciamento de categorias é uma estratégia de merchandising e seus principais benefícios são:
- Proporcionar melhor experiência de compra aos clientes;
- Fidelizar os clientes por meio da experiência de compras;
- Aumentar a lucratividade da farmácia.
Pensar de modo amplo e generalista é essencial para um funcionamento pleno e funcional de sua drogaria.
Se você está em busca de novas estratégias, ou deseja conhecer diferentes metodologias para o gerenciamento de sua drogaria te convidamos a conhecer o nosso blog.
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