A gestão de estoque de uma farmácia pode ser definida como uma atividade que visa registrar, identificar, controlar e fiscalizar todas as entradas e saídas de produtos do estabelecimento.
Poucos gestores, no entanto, se atentam para o fato de que o controle de estoque não é meramente uma atividade burocrática de logística. Trata-se de algo que está relacionado com a lucratividade da farmácia.
Ou seja, se você fizer uma gestão de estoque eficiente, a farmácia tende a lucrar mais. Siga a leitura e compreenda!
Entenda como a gestão de estoque impacta na lucratividade da farmácia
A gestão de estoque impacta diretamente na lucratividade da farmácia. Isso acontece porque, quando o controle é realizado corretamente, se evita o desperdício, como de medicamentos que perdem o prazo de validade antes de serem vendidos, por exemplo.
Além disso, quando o estoque é bem controlado, o responsável pelas compras evita que produtos importantes fiquem em falta na farmácia. Isso é muito importante para reter clientes e evitar que eles precisem ir até outras drogarias para comprar o que estão procurando.
Esses e outros fatores fazem com que a lucratividade da farmácia cresça. É por isso que a gestão de estoque é tão relevante e deve ser um trabalho bastante valorizado pela equipe ou proprietários de drogarias.
Veja 6 dicas para melhorar a gestão de estoque da sua farmácia
Uma vez que você tenha entendido sobre a importância de uma boa gestão de estoque para aumentar a lucratividade da farmácia, deve começar a buscar meios para aperfeiçoar esse processo. Confira, a seguir, as nossas dicas!
1. Pratique a metodologia PEPS
Na logística, existe uma metodologia muito interessante para gestão de estoque, que se chama PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai).
Esse método parte do pressuposto de que os primeiros produtos que entram no estoque de um estabelecimento devem ser os primeiros a serem vendidos.
Isso é muito importante para que a sua farmácia não tenha prejuízo com medicamentos e outros produtos vencidos. Afinal, os itens serão colocados à venda para os clientes antes de estarem com a data de vencimento próxima.
2. Faça promoções quando a data de vencimento estiver próxima
Ainda sobre o vencimento dos produtos, é uma boa prática fazer promoções com os itens que estiverem com o prazo de validade próximo à data de expiração.
Dessa forma, o estabelecimento liquida a mercadoria e evita o desperdício. O lucro, nesse caso, pode ser menor, mas pelo menos não há perda de dinheiro no caixa da drogaria.
3. Controle as entregas de mercadorias
Para que a gestão de estoque seja eficiente na farmácia, é de fundamental importância que haja um controle das entregas de mercadorias. Isso exige uma boa parceria com os fornecedores, para evitar problemas, como a falta de produtos essenciais na loja.
Imagine, por exemplo, que um fornecedor não cumpra a data de entrega de um lote de medicamentos de uso contínuo. Em uma situação assim, um cliente que compra da sua farmácia todos os meses, não encontrará o remédio que ele precisa e procurará em outra drogaria.
O problema é que ele pode se fidelizar à concorrência e não voltar mais a comprar de você. Por isso, encontrar bons fornecedores é fundamental para ter uma boa gestão de estoque.
4. Faça inventários periódicos
Os inventários devem ser realizados periodicamente, pelo menos uma vez ao mês, para que se possam evitar problemas e registros incorretos.
A realização do inventário visa verificar se os itens em estoque batem com aquilo que você tem registrado. Caso sejam observados erros, eles devem ser corrigidos.
5. Utilize softwares de gestão
É de suma importância o uso de softwares de gestão para o controle de estoque na sua farmácia. Manter tudo registrado manualmente, literalmente na ponta do lápis, é algo praticamente impossível nos dias de hoje.
Por isso, você deve investir em um programa para o controle do estoque. A ideia é que todos os itens sejam cadastrados assim que entram no armazém da farmácia.
Ao mesmo passo, assim que ocorre a venda para um cliente, automaticamente, os produtos devem ser retirados do estoque da farmácia.
6. Classifique os seus produtos pela curva ABC
A curva ABC é um trabalho de categorização de produtos, essencial para fazer o controle dos medicamentos e demais insumos na drogaria.
Ao praticar a curva ABC, o gestor saberá exatamente qual é a participação de cada um dos produtos no faturamento da farmácia. De tal maneira, conseguirá facilitar o planejamento das estratégias do negócio.
Basicamente, a curva ABC classifica os produtos em três categorias. Entenda!
Produtos de curva A
Os produtos da curva A são aqueles que necessitam de compras constantes, tendo em vista que o giro de estoque é alto. É o caso dos medicamentos para gripe e outras doenças comuns, que costumam vender muito nas farmácias.
Esses itens devem compor 50% do estoque de sua farmácia e ter uma cobertura de 30 dias, pelo menos.
Produtos de curva B
São aqueles que têm um giro de estoque um pouco menor que os itens de curva A, mas mesmo assim têm boa representatividade nas vendas.
Eles devem compor 35% do seu estoque e ter uma cobertura média de 60 dias.
Produtos de curva C
Finalmente, os produtos de curva C são aqueles que demandam compras esporádicas, tendo em vista que não vendem muito.
Eles devem compor 10% do estoque da farmácia e ter uma cobertura de 90 dias.
Fazer a gestão de estoque da farmácia é muito importante para manter o seu negócio sempre muito bem organizado e lucrando mais. O nosso desejo é de que nossas dicas tenham sido úteis para você.
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