Créditos de imagem: shutterstock.
Quando uma boa gestão de farmácia é realizada, há impactos diretos nas vendas, entrosamento de equipes, fidelização de clientes, entre outros pontos.
É por conta desses motivos que você precisa compreender sobre as práticas que são essenciais para uma boa rotina administrativa da sua drogaria.
Elencamos uma série de práticas essenciais para uma boa rotina administrativa em sua farmácia. Confira a seguir!
1. Pratique um atendimento humanizado
Como o próprio nome sugere, o atendimento humanizado é aquele com foco nas relações humanas. Ou seja, é um modelo de atendimento mais individualista e menos mecânico para atender os clientes.
A ideia é que os atendentes se envolvam com as pessoas que vão até a farmácia e realmente compreendam as suas necessidades, oferecendo as melhores soluções.
O atendimento humanizado é essencial para conquistar e fidelizar clientes. Logo, é um pilar importante e que não pode ser negligenciado, quando falamos em gestão de farmácia.
2. Trabalhe com indicadores de desempenho e softwares de gestão de farmácia
É muito importante que as farmácias tenham bons softwares de gestão para organizar e monitorar as suas atividades. Isso é necessário até mesmo para otimizar as tarefas, tendo em vista que é muito moroso fazer tudo de forma manual.
Ao escolher um sistema de gestão de farmácia, é uma boa prática apostar em uma solução que permita o acompanhamento de indicadores de desempenho.
Pontos como a satisfação do cliente, os custos de operação, o ticket médio, entre outros, devem ser monitorados por meio de relatórios estratégicos.
A ideia é que você possa acompanhar de perto todas as áreas da farmácia e realizar melhorias naquelas que forem necessárias.
3. Planeje bem o seu estoque
Para evitar perdas financeiras e também ter sempre os produtos mais desejados pelos clientes na loja, fazer um bom planejamento de estoque é fundamental.
Uma metodologia que pode ser aplicada é a PVPS (Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair).
Trata-se de um método de organização que considera o prazo de validade dos produtos, de modo que os que estão mais próximos do vencimento, devem ser colocados prioritariamente à venda.
4. Controle o fluxo de caixa
Quando falamos em gestão de farmácia, não podemos deixar de lado a parte financeira. Nesse sentido, ter um fluxo de caixa eficiente é essencial para que as farmácias tenham uma operação mais segura e saudável.
É interessante que se utilize um sistema que registre todas as entradas e as saídas de dinheiro do estabelecimento. Assim, fica mais fácil ter um panorama da situação financeira do negócio.
5. Planeje bem o ambiente
O ambiente da farmácia também deve receber uma atenção especial. Deve-se sempre manter todos os espaços da loja muito bem organizados e limpos.
Além disso, recomendamos que sejam desenvolvidas ações com base no gerenciamento de categorias. Esse tipo de estratégia objetiva aumentar a lucratividade dos estabelecimentos do comércio varejista, entregando uma melhor experiência de compra para o shopper. Ou seja, por meio da organização das gôndolas e prateleiras do PDV, pode-se conquistar melhores resultados em vendas. Para isso, deve-se adotar uma rotina que facilite a identificação de padrões de compra e perfil dos clientes.
6. Desenvolva estratégias de marketing eficientes
O marketing também é um ponto importante da gestão de farmácias. Logo, você não pode deixar de lado esse tipo de estratégia, com foco na captação e fidelização de clientes.
As ações de marketing podem ser feitas em ambientes online e offline, de acordo com o perfil de seus clientes.
Você pode apostar em ações de merchandising no PDV, investir em anúncios de mídias locais, desenvolver publicações nas redes sociais, praticar o marketing digital etc.
Caso você represente uma farmácia de rede, também pode se aproveitar de todas as campanhas que as franquias fazem nas mídias para trazer mais clientes para a sua farmácia.
7. Acompanhe as tendências do mercado farma
Também é demasiadamente importante que você acompanhe todas as tendências do mercado farma, para sempre implementar as novidades em sua farmácia.
Algo que tem se falado muito ultimamente é sobre a transformação das farmácias em hubs de saúde. Ou seja, as farmácias estão deixando de ser apenas lojas de medicamentos e passando a serem vistas como estabelecimentos em que podem ser realizados serviços de saúde.
As práticas que apresentamos aqui são bem importantes para você ter uma boa rotina administrativa na sua farmácia. Por isso, não deixe de pensar sobre elas e tentar colocá-las em prática.
Você pode continuar se informando sobre gestão de farmácia em nosso conteúdo que fala sobre análise SWOT. Não deixe de conferir!
Créditos de imagem: shutterstock.