O gestor farmacêutico é um profissional com processos operacionais que envolvem a compra, a venda e a distribuição de medicamentos, perfumarias, cosméticos e outros itens vendidos em farmácias.
Porém, as funções desse profissional não param por aí! O gestor farmacêutico também lidera a equipe da farmácia, participa do planejamento estratégico, analisa ações de marketing e por aí vai.
Sem dúvidas, a figura do gestor é demasiadamente importante para uma farmácia, além de exigir muita responsabilidade! Por isso, se você desempenha ou pretende desempenhar essa função, precisa ficar de olho em alguns pontos.
Veja 5 dicas para ser um gestor farmacêutico de sucesso
Visando ajudá-lo a ter mais sucesso na sua carreira como gestor farmacêutico, temos algumas dicas. Confira, a seguir!
1. Foque no atendimento humanizado
O atendimento humanizado é essencial em qualquer farmácia e o gestor precisa saber como incentivá-lo.
Mais do que vender medicamentos, a farmácia deve ser um espaço acolhedor para os pacientes. Deve-se ver cada pessoa como alguém que precisa ser valorizado e não apenas mais um cliente.
Ter empatia, ser simpático e saber como atender bem as pessoas são pontos essenciais para um gestor farmacêutico. Também é preciso passar essas qualidades para o time de atendentes da drogaria.
2. Saiba valorizar a sua equipe
O gestor farmacêutico precisa assumir a postura de líder e saber valorizar os seus colaboradores.
Isso se conquista tratando a todos de forma justa, igualitária e respeitosa. Você pode definir critérios específicos para fazer as escalas de atendimento, sem fazer com que ninguém se sinta injustiçado por ter que trabalhar aos finais de semana, por exemplo.
Incentive sua equipe a estudar e a se qualificar como profissional. Dê feedbacks sobre as atividades que eles realizam e busque meios para pagar salários justos, de acordo com a função de cada um.
3. Aprenda a delegar funções
O gestor farmacêutico precisa realizar muitas atividades, mas nem sempre consegue dar conta de tudo. É por isso que ter funcionários de confiança e saber delegar funções é tão relevante.
Não tenha medo de delegar! Confie as tarefas para os seus colaboradores e fique à disposição para esclarecer dúvidas, que eles possam vir a ter.
4. Use a tecnologia como uma aliada
Os recursos tecnológicos, como os softwares de gestão, são verdadeiros aliados do gestor farmacêutico.
Com esses programas, você poderá melhorar o controle de estoque, planejar as gôndolas e prateleiras da farmácia com base em dados, organizar melhor as tarefas do dia a dia e muito mais.
Basicamente, os sistemas de gestão eliminam tarefas mais operacionais e burocráticas. Sendo assim, você poderá se dedicar mais às questões estratégicas da farmácia.
5. Qualifique-se como profissional
Atualmente, trabalha-se com um conceito chamado de “lifelong learning”, ou seja, “a vida toda aprendendo”, em português.
A ideia é que os profissionais sigam sempre se qualificando e estudando para que possam desempenhar cada vez melhor as suas funções.
Para isso, você pode fazer cursos de pós-graduação, assistir palestras, participar de treinamentos online e presenciais, ler livros e revistas da área etc.
Uma das maneiras de seguir sempre se qualificando é acessar periodicamente o nosso blog e ler os nossos conteúdos. Sempre preparamos materiais pensando em auxiliar na rotina do gestor farmacêutico.
Comece agora mesmo! Leia o nosso conteúdo sobre como tornar o ambiente mais saudável para os funcionários e evitar a síndrome de burnout.