Autosserviço na prática, aprenda como implementar em sua farmácia
A implantação do autosserviço em farmácias é algo que vem ganhando cada vez mais espaço. Além de drogarias, segmentos com grande fluxo de clientes são os melhores locais para o uso desse tipo de tecnologia, uma vez que promove agilidade e otimiza o atendimento.
No entanto, quando se fala de autosserviço na prática uma dúvida logo vem à mente: Como implantar esse tipo de tecnologia na farmácia? É sobre isso que falaremos no artigo de hoje.
Implantação de autosserviço em farmácia: os três passos principais
O autosserviço ainda é uma tecnologia em ascensão no Brasil. Trata-se de uma forma inovadora de autoatendimento, onde o cliente efetua toda a compra e o pagamento sozinho, sem a ajuda de nenhum funcionário, o que otimiza todo o processo de aquisição da mercadoria.
O uso desse modelo de negócio tem crescido, principalmente em estabelecimentos como supermercados e farmácia. No entanto, não se trata apenas de ter a intenção e instalar guichês de autosserviço. São necessários alguns passos até que o sistema funcione de modo adequado e todos possam sair ganhando com sua utilização.
Nesse caso, os principais passos para implantação de autosserviço em farmácia:
- Saber onde buscar a tecnologia;
- Treinar funcionários;
- Treinar clientes.
Vamos falar um pouco sobre cada um desses passos
1. Saber onde buscar a tecnologia
Mais importante do que a implantação de autosserviço em farmácias é saber onde buscar a tecnologia. Não adianta apenas ter a ideia do serviço em si. É importante procurar e contratar uma empresa que disponha do sistema, instale de maneira qualitativa e que forneça todo o suporte pós-venda.
Por se tratar de um serviço puramente tecnológico, a implantação de autosserviço em farmácias trará dúvidas e questionamentos ao proprietário em um primeiro momento que precisarão ser sanadas.
2. Treinar funcionários
Outro passo importante no processo de implantação do autosserviço em farmácias é ter consciência de que todos os funcionários precisarão passar por treinamentos específicos. Eles precisam saber operar o sistema, assim como para que se tornem capazes de auxiliar clientes que tiverem dificuldades em lidar com essa inovadora tecnologia.
3. Treinar clientes
E por fim, outro ponto que de deve ser levado em consideração sobre a implantação desse tipo de tecnologia em farmácias, é a necessidade de se treinar clientes para sua utilização. Tanto funcionários quanto clientes precisam passar por um treinamento prévio antes de sua utilização.
Sendo assim, é necessário ter um ou mais membros no quadro de funcionários que sejam capazes de ensinar os clientes a lidar com esse tipo de tecnologia.
Autosserviço será uma tecnologia cada vez mais presente
É importante ressaltar que o autosserviço será uma tecnologia cada vez mais presente na rotina de muitas pessoas. Por isso a necessidade de nos habituarmos e de sermos solícitos com terceiros que ainda não dominem essa forma de comprar mantimentos e também medicamentos.
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