Ao criar um espaço masculino na farmácia você poderá diversificar o seu público e aumentar o ticket médio. Saiba mais!
Diversificar o público é uma estratégia interessante para qualquer tipo de negócio, tendo em vista que, dessa forma, a quantidade de clientes cresce e os lucros aumentam. É por isso que ter um espaço masculino na farmácia é tão importante.
De acordo com uma pesquisa da Euromonitor, até 2021, o mercado da América Latina será líder nesse segmento, com o Brasil estando acima da média dos demais países.
Assim como as farmácias têm sessões exclusivas para produtos femininos, como esmaltes, tinturas para cabelo, maquiagens etc., o mesmo pode ser feito para os homens. Continue lendo e tire as suas dúvidas sobre o assunto!
Vamos explicar o porquê de ter um espaço masculino na drogaria, como atrair esse público, quais são os produtos que não podem faltar e muito mais. Vamos lá?
Por que ter um espaço masculino na farmácia?
Uma reportagem da revista Forbes traz dados interessantes sobre o mercado de cuidados pessoais para homens. Segundo a publicação, o Brasil é o segundo país em que mais se vendem cosméticos e produtos de beleza para o público masculino, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Porém, não é apenas a procura por cosméticos que justifica a criação de um espaço masculino na farmácia. É cada vez mais comum que os homens se tornem responsáveis por adquirir medicamentos e outros produtos relacionados aos cuidados para toda a família.
Pode-se considerar ainda o crescimento do poder de compra dos homens homossexuais. De acordo com uma pesquisa feita pela inSearch e divulgada pelo Sebrae, os homens homossexuais gastam cerca de 30% a mais em bens de consumo do que os heterossexuais.
Como montar o espaço masculino na drogaria?
Entendidos os motivos para montar um espaço masculino na farmácia e os potenciais de ganho que eles proporcionam, é chegado o momento de colocar a mão na massa e criar esse local no estabelecimento. Veja algumas dicas!
Separe os produtos por categorias
Ao montar um espaço masculino na farmácia, é interessante que você separe os produtos por categorias. Itens para o cabelo, por exemplo, podem compartilhar a mesma prateleira. O mesmo vale para perfumes, cremes etc. Também é interessante criar sessões de produtos para nichos específicos de público.
Organize os itens de forma estratégica
Os itens precisam ser organizados de maneira estratégica na farmácia, para chamar a atenção dos consumidores. A ideia é fazer com que os produtos contenham uma história, façam uma situação ser criada na cabeça de quem está comprando.
Os shampoos para cabelo, por exemplo, podem ficar próximos dos géis, dos produtos para barba, entre outros. Como um item complementa o outro, é essencial que isso seja visualizado pelo cliente, para que ele possa comprar mais do que havia planejado inicialmente.
Você pode usar a estratégia de cross merchandising, por exemplo, para atrair a venda casada e fazer com que o shopper faça compras por impulso ou por lembrança. Ex: creme de barbear ao lado da lâmina de barbear / preservativo ao lado dos lubrificantes / esponja de barbear ao lado da espuma de barbear.
Outro ponto importante a ser destacado é que essa categoria nunca deve ser próxima (frente/ou lado) da categoria feminina/cuidados femininos. Precisa ser em uma área mais neutra, por causa da particularidade de compra de cada categoria (um encontro desses dois perfis de consumo, inclusive, pode atrapalhar a conta.
Ex: mulher com vergonha de escolher absorvente ou produtos de cuidado íntimo quando um homem estiver próximo, ou o shopper da categoria masculina não ficar à vontade para escolher seu produto perto de crianças (categoria infantil) ou mulheres.
Faça com que o espaço masculino seja localizado de forma atrativa
Por falar nisso, é muito importante que o espaço masculino na farmácia seja localizado de forma atrativa e, de preferência, muito bem sinalizado (a comunicação, nesse momento, precisa ser clara).
Qualquer vendedor que for questionado vai reconhecer que os homens são muito mais objetivos do que as mulheres. Eles saem de casa com a ideia fixa de que vão comprar um produto X e buscam por somente aquilo nas lojas, ao contrário de muitas mulheres que, por vezes, preferem conhecer novos produtos, perguntar sobre as novidades etc.
Para driblar essa objetividade dos homens, eles precisam ver os produtos destinados a eles assim que entram na farmácia. De tal maneira, cresce a chance deles comprarem mais e a drogaria crescer o seu ticket médio.
Nessa categoria, é essencial ter preço em tudo e em todas as prescrições do produto, do pagamento, da promoção bem clara, pois homens, geralmente, não possuem o hábito de pesquisa, muito menos sentem-se confortáveis em questionar um atendente. Sem essa comunicação precisa, a chance de compra diminui.
Que estratégias podem ser usadas para atrair o público masculino?
Para atrair o público masculino para a sua farmácia, podem ser feitas diversas ações, em meios físicos e digitais. É preciso usar a criatividade para ganhar a atenção desse público e fazer com que eles prefiram a sua farmácia.
Nas redes sociais, como no Facebook e no Instagram, você pode criar anúncios patrocinados segmentados para o público masculino da sua região, por exemplo.
Quais são os produtos indispensáveis no espaço masculino de uma farmácia?
Existem diversos tipos de produtos que podem fazer parte do espaço masculino na farmácia e você pode personalizá-lo, de acordo com as preferências do seu público.
No entanto, alguns itens são indispensáveis, utilizados pela maioria dos homens e, por isso, devem fazer parte do ambiente dedicado a eles. Exemplos disso são os diferentes tipos de aparelhos e espumas de barbear, preservativos, desodorantes, perfumes, shampoos, gel para cabelo, sabonetes, protetores solar, sabonete masculino, tratamento para barba, kits de presente, lubrificantes etc.
É importante também prestar atenção na sazonalidade dos produtos. Em determinadas épocas do ano pode haver mais procura por determinados itens. No verão, por exemplo, a busca por desodorante tende a ser maior. Questões como essas devem ser observadas para garantir mais sucesso nas vendas.
Além disso, é claro, você precisa de um bom mix de produtos para criar o espaço masculino na farmácia. Para isso, contar com uma boa distribuidora é fundamental, para garantir a qualidade e a variedade do que é oferecido para os seus clientes.
Quer saber mais? Recomendamos que leia o nosso artigo que fala sobre planejamento de estoque para farmácias. A leitura certamente será muito produtiva!