É fato que os consumidores estão cada vez mais acostumados à facilidade oferecida pelas lojas virtuais. Por esse motivo, acabam buscando a mesma experiência em estabelecimentos físicos, o que inclui as farmácias. Um layout de farmácia pode ajudar nesse sentido.
Ao utilizar essa estratégia, as farmácias conseguem melhorar a experiência dos shoppers, além de otimizar o fluxo de produtos e influenciar nas decisões de compras.
Mas, se você não faz ideia sobre o que é um layout e como executá-lo, não se preocupe! Contaremos tudo neste artigo! Por isso, se quiser saber mais sobre o assunto, basta seguir com a leitura!
Afinal, o que é um layout de farmácia?
O layout de loja pode ser definido como uma ferramenta que serve para orientar a organização de produtos em um ambiente, prateleiras e espaços.
Trata-se de um desenho que mostra as posições que os mobiliários e espaços devem estar organizados. Assim, fica mais fácil organizar as seções de acordo com as regras de sortimento ou do gerenciamento por categoria.
O layout de loja representa o primeiro contato do cliente com a marca e influencia diretamente na sua decisão de compra de um determinado produto e de retornar ou não à loja.
Envolve o posicionamento das paredes, colunas, caixas, balcões, equipamentos, setores e outras estruturas, tudo com o objetivo de facilitar a jornada do shopper, fazendo com que ele encontre o que precisa através de um racional lógico e estratégico de organização das exposições.
Um layout bem planejado permite aumentar as vendas para cada metro quadrado da sua farmácia, já que a ideia é organizar cada setor ou cada grupo de categorias.
É como se sua farmácia fosse dividida em “mini departamentos ou mundos”, através do agrupamento de categorias existentes no ponto de venda, alguns exemplos são: ter um espaço exclusivo para o mundo beleza, outro para o infantil, outro para cuidados pessoais, saúde, entre outros.
Por que o layout é importante para as farmácias?
O layout de farmácia é uma ferramenta indispensável para que os shoppers tenham uma experiência de compra rápida, eficiente e satisfatória nas farmácias.
A ideia é que o shopper tenha uma boa visibilidade desses itens de consumo diário e faça a compra de algumas unidades, mesmo que não tenha ido à farmácia exclusivamente para isso. Dessa forma, o ticket médio do estabelecimento aumenta.
Qual é o passo a passo para fazer a layoutização na sua farmácia?
Percebeu a importância do layout para a sua farmácia? Então, agora é chegado o momento de aprender como desenvolver essa estratégia, passo a passo. Vamos lá?
1º passo: envolva toda equipe no processo
Para que o layout seja desenvolvido de forma eficiente, é preciso que toda a equipe esteja envolvida no processo de criação do mapa das gôndolas e prateleiras.
É claro que o gestor da farmácia ou responsável pelo marketing pode ter a palavra final. Porém, é importante envolver o farmacêutico, os balconistas e outros colaboradores que prestem atendimento ao público.
Afinal, são essas pessoas que estão em contato diariamente com os clientes e acompanham de perto as suas necessidades. Logo, podem trazer valiosas contribuições para o projeto.
2º passo: dê evidência para os produtos mais lucrativos
É bem provável que a sua farmácia tenha produtos que trazem mais lucros que outros, não é mesmo? Por isso, é importante que esses itens sejam colocados em um local de evidência nas gôndolas e prateleiras da farmácia.
A ideia é que se possa aumentar o volume de vendas dos itens mais lucrativos. Dessa forma, o lucro da sua farmácia será maior.
3º passo: coloque os produtos mais vendidos longe da entrada
Ao desenvolver um layout da farmácia, também é importante pensar estrategicamente na posição em que os produtos mais vendidos devem ficar.
Eles devem estar sempre distantes da porta de entrada da farmácia por uma simples razão: as pessoas já vão à loja para adquiri-los.
Logo, se alguém vai até à farmácia apenas para comprar determinado item e já o encontra logo de cara, pode simplesmente colocá-lo na cestinha e ir até o caixa fazer o pagamento.
Se esse item estiver no final do corredor, no entanto, é preciso caminhar até lá para obtê-lo. Nesse percurso, o shopper visualiza outros produtos e pode acabar comprando mais coisas do que havia planejado.
4º passo: posicione os produtos em promoção em espaço estratégico
As razões que levam uma farmácia a realizar uma promoção são diversas, como a “queima de estoque”, o aumento do fluxo de clientes e etc.
Independentemente da situação, é possível usar a promoção de forma estratégica para aumentar as vendas também de outros itens e não apenas os promocionais.
Ao fazer uma promoção de shampoos masculinos, por exemplo, é possível criar um ponto extra no PDV, como uma ilha com esses produtos. Em volta, podem ser colocados estrategicamente outros itens para esse público, como cremes de barbear, gel para cabelo, barbeadores e etc.
Isso mostra como o layout não precisa ser fixo. Ele pode ser modificado, de acordo com as necessidades de cada momento.
5º passo: acompanhe a execução das estratégias de cronograma
Após a implementação do layout, é importante que sejam definidas ações para acompanhar de perto as estratégias.
O gestor da farmácia deve supervisionar os repositores e garantir que a organização do ambiente está sendo seguida de acordo com o previsto e definido no layout.
Pronto para elaborar um layout para a sua farmácia? Temos a certeza de que essa estratégia trará muitos resultados positivos para o negócio!
Aproveite e conheça também o papel das categorias para gerenciar o seu PDV! Temos um conteúdo completo, que explica tudo sobre isso.