Você já parou para pensar em como o layout de farmácia pode influenciar no comportamento e até mesmo na decisão de compra do shopper?
A maneira como os produtos são expostos, a iluminação, a forma como as gôndolas são dispostas nos espaços, entre outros fatores que envolvem a organização do ponto de venda têm muito poder sobre o shopper.
Se o layout estiver bem estruturado, um cliente que foi até a farmácia para comprar um medicamento, por exemplo, pode ser influenciado a também comprar um perfume, uma maquiagem, um item de conveniência etc.
É por isso que você precisa dedicar tempo para pensar no layout da sua drogaria e adotar as melhores estratégias. Com um espaço organizado estrategicamente, você poderá estimular os compradores a adquirirem mais produtos, aumentando assim o seu ticket médio.
Atenção na Jornada de Compra
A jornada de compra é muito importante para o PDV. Identificar, por exemplo, quais são os pontos quentes e frios, por onde o cliente passa desde que entra na loja até efetuar o pagamento e onde poderá gerar filas ou obstáculos é essencial.
Tudo isso ajuda a reconhecer em quais categorias o shopper fica por mais tempo, se ele interage ou não com o produto exposto e até se uma venda é realizada.
Um exemplo clássico para ficar atento é no Mundo Infantil: ele precisa ter um espaço maior para facilitar o perfil do cliente. Em alguns momentos, o shopper poder ir com o carrinho de bebê, em outros pode ser uma gestante. Os produtos, portanto, não podem estar nas últimas prateleiras… pense em como o shopper se sente.
Tudo que você puder fazer para facilitar a jornada de compra, faça! Leve o cliente até o cesto de compras, crie mundos/categorias específicos, crie uma boa comunicação visual, coloque etiquetas em todos os produtos, comunique promoções, destaque mercadorias em pontos extras e invista em um bom atendimento.
A jornada de compra deve ser intuitiva, fácil, agradável e surpreendente! Veja as principais etapas dela:
Dicas práticas sobre como montar um layout de farmácia
Se tem dúvidas sobre como montar um layout para a sua farmácia, não se preocupe! Reunimos neste artigo uma série de informações importantes, que farão com que você tenha mais facilidade para desenvolver essa atividade. Veja!
Organize o layout de acordo com o seu modelo de negócio
As farmácias podem ser classificadas em três tipos principais: as drogarias tradicionais, as conveniências e as redes. Veja algumas orientações sobre como organizar o layout em cada uma delas.
Organização do layout em drogarias tradicionais
Geralmente, o layout das drogarias tradicionais é formado por balcões e gôndolas, em que são dispostos os medicamentos que podem ser comprados sem receitas. É o caso das pílulas e comprimidos para dor de cabeça, chás para gripe, analgésicos, entre outros remédios que as pessoas costumam tomar no dia a dia.
Atrás do balcão ficam os medicamentos que devem ser comprados com receita médica e que servem para tratar doenças específicas. Esses remédios podem ser guardados neste espaço menos visível para o consumidor, uma vez que eles não são um chamariz de compra.
Um cliente não vai despertar o interesse em comprar um remédio para pressão alta, caso ele não tenha esse problema, por exemplo. Por isso, otimize o espaço e deixe à vista do shopper aquilo que ele pode comprar por impulso.
Organização do layout em farmácias de conveniência
As farmácias de conveniência são aquelas que têm foco em utilidades do dia a dia e que as pessoas podem lembrar de comprar quando forem realizar outra atividade. É o caso dos estabelecimentos farmacêuticos localizados em shoppings, postos de gasolina, aeroportos, rodoviárias etc.
Esses locais geralmente têm espaços pequenos e é preciso ser criativo para organizar o layout de farmácia de uma forma que os produtos chamem a atenção dos shoppers.
Uma boa ideia para esse tipo de estabelecimento é observar o local em que ela está inserida. Uma farmácia de conveniência que fica em um posto de gasolina próximo a uma estrada, provavelmente, receberá muitos clientes que são viajantes, que pararam os seus carros para abastecer.
Logo, o layout de farmácia pode ser organizado de forma que atenda as necessidades das pessoas que estão fazendo uma viagem de carro. O ponto alto desses estabelecimentos não é a venda de medicamentos, mas sim itens de higiene, como sabonetes, desodorantes, cremes dentais, escovas de dentes, entre outros.
Caso a farmácia ficasse localizada em um shopping as necessidades seriam outras. Se o centro de compras for de alto padrão, por exemplo, talvez seja interessante apostar em um layout que priorize as maquiagens e produtos de beleza.
Organização de layout em farmácias de rede
As farmácias de rede, por sua vez, são lojas bem maiores e que contam com uma grande variedade de produtos. Na prática, elas englobam tudo o que as drogarias tradicionais e os espaços de conveniência vendem.
Geralmente localizada no centro e nos bairros das cidades, em amplos espaços, as farmácias de rede vendem medicamentos, perfumarias, cosméticos, itens de higiene pessoal, maquiagens, entre outros produtos.
Para esse tipo de farmácia (assim como para todas as outras), o recomendado é que se utilize o gerenciamento por categoria, uma estratégia de exposição de produtos que faz com que os clientes encontrem o que buscam de maneira facilitada. Além disso, ajuda a ter um melhor controle de estoque e aumenta as compras por impulso.
A ideia é que sejam criados espaços exclusivos na farmácia para cada tipo de produto, até mesmo buscando criar um diferencial. Se você é revendedor autorizado de uma determinada marca de produtos para skin care, por exemplo, pode ter um espaço só para isso em seu estabelecimento.
Organize o layout da farmácia de acordo com as preferências do seu público
Conhecer bem o público é fundamental para estruturar o layout de uma farmácia. Para isso, uma boa ideia é fazer pesquisas que permitam conhecer melhor as pessoas que compram de você. A metodologia NPS é ideal para não tomar muito tempo dos respondentes e ter uma boa adesão ao projeto.
A pesquisa é importante para que se conheça a realidade dos shoppers e consumidores da farmácia. Um estabelecimento que fica no centro da cidade pode não ter o mesmo perfil de clientes que outro, da mesma rede, que se localiza em um bairro mais afastado.
Se você identificar que a maioria dos clientes da sua farmácia são idosos, por exemplo, pode desenvolver um layout mais agradável para essa faixa etária. Para isso, os produtos de destaque podem ser suplementos alimentares, vitaminas, entre outros itens que são bastante consumidos por essas pessoas.
Agora, se a farmácia fica em um bairro de luxo, com predominância da classe A, organize o layout do estabelecimento deixando produtos de marcas mais conhecidas e queridas por essas pessoas em destaque.
Ficou claro como o layout da farmácia influencia o comportamento de compra dos seus clientes? Como explicamos, o gerenciamento por categoria tem um papel importante nesse processo.
Saiba mais sobre isso em nosso artigo com 5 dicas de gerenciamento por categorias para aumentar as vendas da sua farmácia.