O layout de uma farmácia pode ser definido como a forma que o espaço físico é organizado, projetado e equipado para atender às necessidades de funcionamento do estabelecimento.
Ele é importante porque influencia diretamente na eficiência, na segurança, na acessibilidade e na satisfação dos clientes e dos funcionários.
Então, se você pretende vender mais em 2023 e aumentar a satisfação dos seus clientes, deve investir no PDV. Reunimos algumas dicas interessantes neste conteúdo. Continue a leitura!
Layout da farmácia: 8 dicas para potencializar o PDV em 2023
O layout de uma farmácia é essencial para garantir a eficiência do trabalho, a segurança e a satisfação dos clientes e dos funcionários. Por isso, é importante que ele seja cuidadosamente planejado e projetado, levando em consideração todas as necessidades envolvidas.
A seguir, veja algumas dicas interessantes para potencializar o seu PDV em 2023!
1. Crie um fluxo claro
Organize a disposição dos produtos de forma que os clientes possam facilmente encontrar o que procuram e percorrer a loja sem dificuldades. Isso pode ajudar a aumentar as chances deles verem outros itens e comprarem mais.
Aqui é interessante criar fluxos de uso dos produtos. Na seção de itens de higiene pessoal, por exemplo, os sabonetes podem ficar perto dos xampus.
Assim, quando um cliente for comprar um desses itens, poderá lembrar de adquirir também o outro.
2. Destaque os itens que trazem mais lucratividade
Ao organizar o layout da farmácia, é interessante que você destaque os produtos de maior lucratividade, como suplementos e cosméticos, colocando-os em áreas de fácil visualização e acesso para os clientes.
Assim, as pessoas que entram na farmácia visualizarão facilmente esses itens e poderão comprar por impulso. De tal forma, o ticket médio do estabelecimento tende a subir.
3. Utilize sinalizações claras
Use sinalizações claras e bem posicionadas para indicar a localização dos diferentes departamentos, como medicamentos, suplementos e cosméticos.
Com as placas e demais elementos de comunicação visual organizados de forma adequada, o cliente encontrará mais facilmente o que ele procura. Assim, terá uma melhor experiência ao comprar na drogaria.
4. Trabalhe estratégias de comunicação no PDV
Disponibilize folhetos e cartazes informativos sobre saúde, bem-estar e prevenção de doenças. Isso pode ajudar a educar os clientes e aumentar o interesse em produtos relacionados.
Além disso, você pode inovar e colocar QR Codes nas prateleiras, para que os clientes escaneiem com os celulares e acessem textos, vídeos e outros conteúdos sobre os produtos.
Em uma prateleira com maquiagens, por exemplo, pode ser inserido um QR Code com dicas para aplicar o produto e fazer combinações com os vários itens da linha.
5. Organize os medicamentos por cores e tamanhos
Utilize a organização por cores e tamanhos para identificar rapidamente os medicamentos. Por exemplo, você pode colocar todos os remédios verdes juntos e ordená-los pelo tamanho da embalagem.
Isso facilita para que os farmacêuticos e atendentes encontrem mais rapidamente os medicamentos solicitados pelos clientes. Assim, o atendimento será mais ágil e satisfatório.
6. Utilize displays e gôndolas de forma estratégica
Utilize displays e gôndolas para destacar os produtos de maior interesse, como promoções, novos lançamentos e itens populares.
Quando fizer promoções, também pode adicionar pontos extras no PDV. Vamos supor, por exemplo, que você está com ofertas de uma linha de protetor solar. Nesse caso, pode ser feita uma ilha em um ponto estratégico da farmácia apenas com esse item.
7. Organize o consultório farmacêutico
É cada vez mais comum que as farmácias tenham consultórios farmacêuticos, em que são prestados atendimentos básicos, dadas orientações sobre o uso de medicamentos, realizadas injeções e vacinas etc.
Sendo assim, certifique-se de que a área de atendimento seja agradável, com cadeiras confortáveis e espaço suficiente para conversas privadas entre o farmacêutico e o paciente que está sendo atendido.
8. Crie um ambiente atraente
Decore a loja com uma paleta de cores suave e atraente, iluminação adequada e displays bem posicionados. Isso pode ajudar a criar um ambiente acolhedor para os clientes.
Uma ideia interessante é usar as cores da identidade visual da sua farmácia de forma estratégica na decoração do PDV.
Em épocas de campanhas sazonais, você também pode decorar o ambiente com cores e elementos alusivos às datas.
Lembre-se que o layout de uma farmácia é essencial para garantir a eficiência do trabalho, a segurança e a satisfação dos clientes e dos funcionários. Por isso, é importante que ele seja cuidadosamente planejado e projetado, levando em consideração todas as necessidades envolvidas.
Continue aprendendo sobre isso! Veja o nosso conteúdo sobre a importância das etiquetas no PDV.