Outubro chegou e com ele chegam também as temperaturas mais altas, as visitas às praias começam a ficar mais constantes e, assim, a exposição ao sol aumenta consecutivamente. O friozinho vai ficando de lado e o calor começa a se fazer presente ao longo dos dias. Tudo isso faz crescer também a procura por proteção contra os raios UVA e UVB. Os protetores solares, bronzeadores e produtos pós-sol, que permaneceram guardados nas gavetas esperando pelo calor, voltam à cena e exigem também uma preparação nas gôndolas das farmácias e drogarias. Afinal, quem não gosta de estar protegido e ter sempre por perto as novidades do mercado?
As alterações nas estações do ano abrem espaço para que seja realizado um novo planejamento e para que as categorias possam ser geridas de acordo com a procura, a sazonalidade e expectativa do shopper. Por isso, é muito importante estar atento a essas mudanças e colocar nas prateleiras aqueles que são os protagonistas da temporada. No verão, protetores solares, bronzeadores e produtos pós-sol devem estar em evidência. E você sabe como fazer isso?
A exposição correta dos produtos nas gôndolas é importante para chamar a atenção do shopper para a variedade de produtos existentes. Para isso, algumas ações são importantes, como a sinalização nas áreas destinadas à proteção solar, por exemplo. Deixe claro ao consumidor que o verão está chegando e que a proteção deve também estar presente durante a estação mais quente do ano. Invista no visual, criando um ambiente diferencial. As redes sociais e canais de comunicação da farmácia também devem ser explorados para mostrar tudo o que está à disposição do shopper.
Nas gôndolas, como fazer o gerenciamento por categorias?
Já na farmácia, no caso dos protetores solares, faça a exposição deles na gôndola por marcas e, neste espaço destinado à marca, coloque em destaque os segmentos da linha, como protetores facial, infantil, para o corpo, pós-sol, além dos bronzeadores. É possível também fazer a divisão pelos tipos de aplicadores e pelo Fator de Proteção Solar (FPS).
Procure agrupar os produtos na horizontal, do início do fluxo da loja para o fim, do maior FPS para o menor. Isso porque os produtos de maior FPS têm maior valor agregado. Na vertical (de cima para baixo), separe por área de aplicação, colocando os protetores faciais na parte de cima da gôndola até o meio e, do meio para baixo, os protetores corporais. Inclua também a parte destinada aos cuidados pós-sol.
Viu como é necessário ficar atento a alta das temperaturas? Agora que você já sabe a importância de manter uma linha de proteção solar completa e gerenciada em categorias, aproveite as oportunidades que a GAM preparou especialmente para você.
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