Melhorar o atendimento de uma farmácia pode contribuir muito para o sucesso do negócio. Isso cria vínculos mais próximos com os clientes, pois se sentem respeitados, acolhidos e compreendidos, o que aumenta as chances de eles retornarem ao seu estabelecimento.
Portanto, se você tiver interesse em aprimorar o atendimento da sua farmácia, confira agora mesmo 5 dicas que podem auxiliar você nesse sentido!
Procure por um atendimento humanizado
A primeira dica tem a ver com o atendimento direto.
Nada pior do que chegar em um estabelecimento e não receber um cumprimento do atendente ou não se sentir ouvido(a) quando você dá voz às suas necessidades.
Toda farmácia precisa de um atendimento humanizado e essa é uma orientação importantíssima para quem trabalha no ramo, ou seja, cuidam/atendem pessoas que estão ali por necessidades essenciais.
Esteja à disposição do cliente, questionando-o, retirando suas dúvidas, oferecendo orientações e sempre mantendo um olhar positivo. A melhor “arma” é a empatia; coloque-se no lugar do outro e o trate como gostaria de ser tratado.
Conheça todos os detalhes dos produtos
O cliente não precisa saber todas as especificações dos produtos, mas é importante que o atendente conheça boa parte desses detalhes – como categoria, legislação, posologia etc.
É claro que um farmacêutico recém-graduado ou em início de carreira não saberá responder todas as dúvidas que recebe, afinal ainda tem pouca experiência ou não vivenciou
Nesses casos, o treinamento é fundamental, pois conhecimento é vital no ramo farmacêutico e pode fazer a diferença em muitos atendimentos.
É bem simples de entender: quanto melhor for a orientação dada aos clientes e a organização dos produtos de acordo com suas especificações, melhor será o atendimento e, inclusive, a experiência do consumidor.
Atendimento personalizado
Nos dias de hoje, diversas farmácias utilizam táticas de marketing e relacionamento para engajar-se com um público maior. Mas para que isso seja eficiente, é preciso personalizar o atendimento de acordo com os gostos e necessidades das pessoas para que elas se sintam mais próximas do seu negócio.
Busque criar um programa de fidelidade para a sua farmácia, por exemplo, que estimule o retorno do cliente após determinado período da compra efetuada. Assim, você pode direcionar ofertas personalizadas, além de estabelecer contato esporádico com a pessoa e, dessa forma, desenvolver um vínculo.
Boa apresentação pessoal
A forma como você (ou seu atendente) se porta conta muito para o atendimento na sua farmácia. Em outras palavras, é importante caprichar na apresentação pessoal.
- Olho no olho;
- Sorriso no rosto;
- Saudação adequada.
Além disso, é importante estar apresentável: cabelos arrumados, barba feita, com uniforme da farmácia etc. Os clientes precisam ter uma boa imagem do seu negócio, então é muito importante que a sua apresentação pessoal seja de primeira.
Compreenda o consumidor
Seu consumidor possui características específicas e que dependem de algumas variáveis, como a localização/região da sua farmácia, os produtos que você tem à disposição e o seu público-alvo.
Essas variáveis ajudarão você a personalizar o atendimento, organizar o estoque e garantir a experiência do cliente, além de suprir os desejos e necessidades do cliente. Em um cenário onde o consumidor tem altas expectativas e busca por uma solução imediata, compreender a cabeça do público é peça fundamental.
Agora que você já conhece algumas dicas de sucesso para melhorar o atendimento da sua farmácia, conta para gente: você coloca alguma dessas sugestões em prática? Caso precise retirar algumas dúvidas sobre o assunto, é só entrar em contato com a gente!