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Explorar as datas comemorativas para desenvolver ações de merchandising é uma excelente estratégia para aumentar as vendas da sua farmácia em períodos sazonais.
É bastante comum que todo o comércio se mobilize para a realização de campanhas natalinas, por exemplo. No entanto, essa não é a única data do calendário sazonal que pode ser explorada pela sua farmácia.
O Dia das Mães está chegando e você pode aproveitar essa data para conquistar novos clientes e também aumentar o ticket médio da drogaria. Para ver algumas dicas, continue lendo.
A importância das ações de merchandising nas datas comemorativas
Antes de colocarmos a “mão na massa”, é importante que você entenda um pouco mais sobre a importância das ações de merchandising nas datas comemorativas e como tais atividades podem impulsionar os lucros de uma farmácia.
O merchandising pode ser definido como um conjunto de técnicas de marketing realizadas para planejar uma melhor promoção e oferta de produtos, indicando maneiras de se trabalhar para que se obtenha melhores resultados de vendas.
Além da estratégia, é uma forma de destacar os produtos, colocando eles em evidência, em espaços alternativos que possam atrair o shopper e gerar compra por impulso ou lembrança, que é o caso das datas comemorativas.
Para saber mais sobre estratégias de merchandising, de maneira geral, recomendamos que leia o nosso artigo que aborda esse assunto.
Com as estratégias de merchandising, você pode impulsionar as vendas de sua farmácia em datas comemorativas. Assim, conseguirá manter o faturamento alto em diferentes épocas do ano.
O Dia das Mães é, historicamente, considerado a segunda data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. Por isso, você não pode perder a oportunidade de lucrar mais nesse mês tão especial.
4 dicas de merchandising para preparar a sua farmácia para o mês das mães
Comemora-se o Dia das Mães sempre no segundo domingo de maio. Porém, as ofertas e campanhas em celebração à data podem perdurar durante todo o mês, para incentivar ainda mais as vendas.
Logo abaixo, apresentaremos uma série de dicas de merchandising para você preparar a sua farmácia para vender mais no mês das mães. Confira!
1. Explore os sentidos dos clientes
Engana-se quem pensa que as ações de merchandising estão relacionadas apenas à forma como os produtos são disponibilizados no PDV. Elas também podem e devem explorar os sentidos dos clientes, como o tato, o olfato, a audição e o paladar.
Se a sua farmácia vende perfumes, por exemplo, pode distribuir amostras grátis das principais fragrâncias, para que os shoppers possam sentir o aroma e escolher o produto que acharem ter mais a ver com o gosto de suas mães.
O mesmo vale para os dermocosméticos, que podem ter itens de mostruário para que os shoppers possam experimentar e sentir as texturas na pele antes de comprar.
A esse tipo de estratégia se dá o nome de marketing sensorial. Explorá-la no mês das mães é uma boa maneira de impulsionar as suas vendas no período.
2. Organize as gôndolas e as prateleiras de forma estratégica
De acordo com um estudo publicado no International Journal of Scientific & Technology Research, o layout e o design de uma loja do comércio varejista são os principais elementos que afetam o comportamento dos shoppers, principalmente quando trazem promoções.
Por esse motivo, é uma boa prática organizar as gôndolas e as prateleiras da sua farmácia de forma estratégica no mês das mães. Uma das coisas a ser feitas é criar prateleiras com produtos que complementam uns aos outros, organizados de forma estratégica, o que chamamos de cross merchandising.
Os perfumes, os cremes para o corpo e as linhas de shampoos e itens para o cabelo podem ser dispostos próximos um ao outro, por exemplo. Dessa forma, os clientes poderão associar os produtos e comprar diversos itens para presentear as suas mães.
3. Monte kits especiais e faça pontos extras no PDV
O ponto extra no PDV é um espaço criado esporadicamente para expor produtos especiais ou temáticos. No mês das mães, você pode organizar uma ilha com kits presenteáveis para essa data.
Monte kits, como cestas temáticas, que reúnam produtos de beleza, maquiagens, perfumes, dermocosméticos e outros itens presenteáveis vendidos em sua farmácia. Trabalhe com um preço atrativo, para incentivar essa venda.
Outra ideia interessante é apostar na personalização. Disponibilize cartões para que os clientes possam escrever mensagens para as suas mães, homenageando-as nessa data tão especial.
4. Organize as suas vitrines e pontas de gôndola de forma chamativa
O vitrinismo é uma das estratégias de merchandising mais antigas que se tem registro. Quem nunca ficou encantado com uma vitrine e parou a caminhada para admirar uma loja na rua, não é mesmo?
Segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae, as vitrines podem ser responsáveis por até 70% das vendas das lojas de rua. Logo, deixar de investir nessa estratégia de merchandising no mês das mães seria uma verdadeira loucura.
Crie cenários bonitos e chamativos para a vitrine da sua farmácia, apostando em uma decoração com corações ou outros elementos que representem todo o amor que dedicamos às nossas mães.
De forma estratégica, insira os produtos da sua farmácia nesse cenário, mostrando sempre os preços especiais a que eles estão sendo comercializados para a data comemorativa.
O objetivo da estratégia é encantar os clientes, para que eles possam parar o que estão fazendo e entrar na farmácia para aproveitar as ofertas.
Faça as vendas da sua farmácia decolarem no mês das mães com essas estratégias de merchandising. Coloque tudo em prática e depois conte para a gente quais foram os seus resultados!
Continue em nosso blog! Leia agora o artigo que fala sobre como transformar o PDV em sua excelente experiência de compra para o shopper.
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