Merchandising no PDV: saiba o que é e a importância de aplicar em sua farmácia!
Existem muitas formas de melhorar o fluxo, funcionamento e consequentemente o ganho em uma farmácia, por isso, cada vez mais se faz notória a importância do merchandising no PDV dentre desse processo de crescimento e otimização funcional. Muitos proprietários de farmácias ainda têm muitas dúvidas sobre a aplicação de diferentes conceitos relacionados à propaganda, expansão e otimização de seu negócio.
Se você é proprietário de uma farmácia, o conteúdo sobre merchandising no PDV de hoje foi produzido sob medida para o seu negócio. Continue a leitura e mude totalmente o modo de operação de seu estabelecimento. Confira.
Introduzindo os conceitos de merchandising no PDV
Merchandising é uma palavra/termo originário da língua inglesa, que pode ser facilmente compreendido como o ato de fazer negócio. Trata-se de técnicas de marketing para planejar uma melhor promoção e oferta de produtos, indicando maneiras de se trabalhar para que se obtenha melhores resultados de vendas.
PDV é uma sigla abreviada para ponto de venda. Se você é proprietário de um estabelecimento, como é o caso da farmácia, você tem um PDV de medicamentos, que pode se expandir para itens de perfumaria, cosméticos, nutracêuticos e suplementos, por exemplo.
Trabalhar o merchandising no PDV é fundamental para qualquer farmácia nos dias de hoje.
Merchandising no PDV em farmácias
Antigamente as farmácias eram compostas por balcões e todos os produtos ficavam atrás dele, onde somente o farmacêutico e atendentes podiam acessá-los. Com o passar dos anos, os hábitos mudaram e prateleiras com produtos sem necessidade de prescrição saíram de trás dos balcões e se tornaram mais acessíveis aos clientes.
Foi a partir desse momento que surgiu a venda por si só, ou seja, sem a necessidade de um vendedor. Essa é uma técnica clássica de merchandising no PDV. Junto à essas mudanças, veio o desafio de fazer com que os clientes comprem em maiores quantidades, para que a farmácia aumente seus ganhos e tenho giro de estoque.
Principais objetivos
Então, os principais objetivos do merchandising no PDV são:
- Promoção de produtos através de sua exposição;
- Atrair a atenção do consumidor de maneira positiva, conduzindo-o a compra;
- Aumentar a visibilidade dos produtos;
- Acelerar o giro das mercadorias;
- Informar os consumidores sobre os produtos;
- Facilitar a busca por produtos;
- Melhorar a experiência de compra.
Dessa forma, fica clara a necessidade de fazer uso dessa técnica de marketing. Com isso em mente, é hora de dar dicas de como aplicar o merchandising no PDV em sua farmácia.
Dicas para aplicar o merchandising no PDV em sua farmácia
Aplicar o merchandising no PDV em sua farmácia é relativamente fácil, basta seguir as dicas que daremos a seguir.
Variedade e exclusividade de produtos
Esse é um ponto importante de ser mencionado. Quanto mais variedade e maior exclusividade melhor será seu merchandising no PDV. Sua farmácia ficará conhecida pela quantidade e exclusividade, facilitando a fidelização e indicação de novos clientes.
Atendimento
Esse é outro quesito de grande importância. Embora hoje o consumidor compre bastante coisa sozinho, ter funcionários treinados, educados e que conheçam os produtos faz toda a diferença na experiência de compra.
Por isso, ofereça treinamentos regulares a seus funcionários para que sempre atendam da melhor maneira possível.
Exposição de produtos de maneira inteligente
Essa é uma dica de ouro. Se você tem muitos produtos e também exclusividade exponha-os de maneira inteligente.
Os melhores locais para exposição de produtos são:
- Próximos ao caixa;
- Próximos ao balcão de atendimento;
- Vitrines que possam facilmente serem vistas da rua;
- Pontas de gôndolas.
Além disso, oferecer em dias específicos do mês e da semana testes de alguns produtos, como perfumes, desodorantes, suplementos ou quaisquer outros tipos de manufaturas, é uma ótima estratégia de merchandising no PDV.
GAM pode melhorar o merchandising no PDV da sua farmácia
Ter um fornecedor de qualidade, com bons preços e prazos é uma ótima maneira de aumentar e girar seu estoque, economizar dinheiro e ainda contar com produtos exclusivos em sua farmácia.
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