Outubro está se aproximando e ele traz uma grande oportunidade de alcançar resultados para a farmácia seja quantitativo ou qualitativo. O Dia das Crianças é uma data que pode colocar em evidências produtos que fazem parte da linha baby e infantil e que, se expostos da maneira correta, com atrativos nas promoções, variedades e novidades do mercado, podem incrementar as vendas da farmácia. Fraldas, linha dental infantil, linha baby, leites especiais e papinhas, hastes flexíveis, lenços umedecidos e demais produtos relacionados às crianças podem ganhar evidência nesta data. Mas será que vale a pena agradar e investir em produtos da linha infantil?
É claro que sim! Pais e mães sempre buscam o melhor para os filhos e tem na farmácia um local de confiança e você pode entregar percepção de valor. Sabem que ali, além dos medicamentos, irão encontrar o que precisam para garantir a saúde dos pequenos. Desde os cuidados de higiene, passando pela alimentação, acessórios, banho e pós banho, fraldas, até chegar aos medicamentos. O shopper que compra essa categoria sempre busca produtos que sejam confiáveis, por isso, a importância de garantir um mix variado para agradar a todos os públicos.
Além disso, o público infantil também exerce influência na hora da compra. À medida que a criança cresce, também cresce o conhecimento dela, se tornando especialista, de fato, em certas categorias e é cada vez mais comum que as crianças deixem de ser coadjuvantes nos processos de consumo para se tornarem grandes influenciadoras. Para isso, para agradar os pequenos, ao contrário do que ocorre com os pais onde a qualidade e a confiança do produto geralmente é o que mais importa, é preciso investir na parte visual. Embalagens coloridas ou com personagens e decorações que remetem ao universo infantil chamam a atenção e influenciam a hora da compra.
Oportunidades geradas pelo público infantil
Preparar a farmácia para receber o shopper interessado nos produtos voltados ao público infantil é uma importante ferramenta. Essa preparação pode ser iniciada com a criação de um espaço onde os produtos relacionados às crianças podem ser agrupados. Um local da farmácia onde estarão expostos a maioria dos produtos relacionados ao “mundo infantil”.
Agrupe as categorias. Vamos imaginar, por exemplo, o “mundo infantil”. Ele deve seguir esse racional de exposição: acessórios (chupeta, mamadeira, mordedor, entre outros); depois a nutrição infantil (nutrição, papinha, cereais); seguindo pelo banho (sabonete, shampoo, condicionador); pós-banho (cremes e óleos), por fim, a troca de fraldas (lenços, pomadas, fraldas, creme de assadura).
Não esqueça da importância da decoração do merchandising, utilizando a técnica para decorar, iluminar o ambiente, colocar materiais que ajudem a promover a saída dos produtos. Organize os produtos na prateleira e faça com que a exposição seja atrativa. A farmácia pode utilizar de artifícios no PDV que remetem ao universo infantil, como ambientes mais coloridos e elementos lúdicos. Use e abuse da imaginação para atrair a atenção dos pequenos e também de toda a família.
Segurança também deve ser prioridade
Já que o foco será no universo infantil, é necessário o cuidado com a segurança. Deixar um espaço maior entre as gôndolas para que os carrinhos de bebê possam circular e também garantir que as crianças pequenas possam transitar e interagir sem riscos é importante. Tudo isso garante uma boa experiência do shopper no PDV, fideliza o cliente e abre ainda mais espaço para as vendas.