Motivar os colaboradores da farmácia é essencial para uma boa gestão. Campanhas motivacionais melhoram o desempenho, além, é claro, de instigar os desejos pessoais de cada funcionário.
Aumentar as vendas e ser reconhecido no mercado atual pelo bom atendimento também é muito importante para o seu negócio. Ser referência nesse aspecto é sinal de uma boa lucratividade para a sua drogaria.
Por isso, se você quiser saber mais desse assunto e ficar por dentro das melhores dicas, é só continuar com a leitura!
Como motivar os colaboradores da farmácia
Saber gerir uma equipe de colaboradores não é uma tarefa fácil. É preciso muito empenho e o máximo de dedicação para que as metas sejam batidas.
Algumas características de um bom líder são:
- Conhecer seus colaboradores;
- Estar sempre presente;
- Fazer com que o ambiente seja confortável para o trabalho;
- Mostrar a importância de cada funcionário;
- Dar feedbacks;
- Ter bons planos de carreira, salários e benefícios;
- Promover eventos: datas importantes para a empresa, aniversários e atividades surpresas;
- Ouvir críticas de seus colaboradores para melhorar a performance da equipe;
- Incentivar para que todos se sintam seguros em expor seus pontos de vista;
- Ter empatia. Um bom líder sabe se colocar no lugar do outro para tentar resolver o problema da melhor forma possível.
Trabalhe com a gamificação
A gamificação pode servir de estímulo para aumentar ainda mais o desempenho da sua drogaria.
De forma divertida, esse método valoriza e estimula a capacidade que cada um tem de se superar.
Afinal, vencer um objetivo, se destacar e ser reconhecido é natural do ser humano.
Dessa forma, trazer a gamificação para dentro da sua farmácia ajuda a potencializar a produtividade da equipe de forma natural, fazendo com que a pressão do dia a dia seja amenizada.
O mais importante nesse método é medir o desempenho de cada colaborador e proporcionar recompensas pelos objetivos alcançados.
Quando a meta for batida, um novo desafio começa.
É interessante também dar recompensas menores e de forma não tão constante.
Assim, o seu time se mantém focado no objetivo principal, mas terão conhecimento de que cada conquista poderá ser retribuída com uma recompensa.
Use sua farmácia a seu favor
Se você optar por premiar toda a sua equipe por uma meta alcançada, e não somente os colaboradores que foram destaques, poderá comprometer o seu orçamento.
Diante disso, há algumas formas de fazer essa premiação sem precisar desembolsar muito dinheiro.
Descontos de 10%, 20% e 30% para toda a sua equipe, por exemplo. Cestas com produtos de interesse das pessoas e até mesmo pequenos kits com itens para ser usado no dia a dia são um grande diferencial.
Esse tipo de ação pode ser feita livremente, sem a necessidade de alcançar um objetivo fixo.
É claro que você precisa estar atento ao seu estoque e analisar com cuidado os resultados que terão o seu financeiro.
Reconheça publicamente os méritos
Ter reconhecimento público é muito importante e muitas vezes, significa muito mais do que qualquer outra recompensa.
Tornar visível o desempenho de um funcionário aumenta a autoestima dele e instiga os demais a também serem reconhecidos.
Porque é claro: todo colaborador busca ser visto de uma forma diferente pela empresa, na medida que desempenha sua função da melhor maneira.
E ser colocado em evidência é uma outra forma de ser recompensado.
Aproveite as reuniões, para se inteirar dos problemas e encontrar as melhores soluções.
Abra espaço para que seus colaboradores tenham ambiente de fala, pois essa é uma outra forma de mostrar o quanto sua opinião é importante para a empresa.
Junto disso, aproveite o momento para elogiar quem mais se destacou na semana/mês.
Faça com que esse destaque sirva de estímulo para os demais.
Promova treinamentos periódicos
Uma boa gestão precisa entregar bons resultados, por isso é importante ter profissionais capacitados na equipe.
Deixe claro para o seu colaborador o que ele precisa ter sobre metas pessoais e anseios profissionais!
Assim, os objetivos estipulados pela sua farmácia serão vistos como sonho de crescimento profissional dentro da empresa.
Proporcionar treinamento para a sua equipe é uma forma de educar para que o papel exercido por todos os membros seja desenvolvido cada vez melhor.
E ainda mostra o quanto a empresa se preocupa em manter todos atualizados diante do mercado.
Palestras motivacionais melhoram diversos aspectos internos. Essas conversas com foco em desenvolvimento profissional, emocional e pessoal melhora o engajamento da equipe, o clima organizacional e aumenta a disposição do colaborador para contribuir com novas ideias.
E com essas dicas, você vai melhorar o desempenho dos seus colaboradores e consequentemente aumentar a lucratividade da sua farmácia.
Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, é só chamar a GAM.