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De superapps a pagamentos por voz, especialista em inovação e transformação digital aponta as tendências mais quentes para aprimorar a experiência do cliente na hora de pagar a conta
Melhorar a jornada de consumo do cliente, superapps, open banking, mobile wallets e pagamentos digitais ou por voz.
Estas serão as tendências mais quentes para o varejo brasileiro ficar de olho no próximo ano quando o assunto for propiciar novas vias de pagamento ao consumidor, de acordo com o Certsys, companhia de TI, especialista em inovação e transformação digital.
“Todos sairão ganhando! Para as empresas trará a possibilidade de realizar transações com agilidade, além de alavancar a competitividade no mercado. Já para o consumidor, fora o quesito facilidade, essas novas frentes promoverão a inclusão e o poder de compra, já que mais gente estará pronta para o consumo”, explica o Chief Revenue Office (CRO) da Certsys, Wander Cunha.
Um estudo realizado em conjunto pelas consultorias PwC e Strategy&, aponta que o número de transações sem dinheiro em espécie na América Latina deve aumentar em 52% até 2025 e, depois, em 48% até 2030.
Acrescido a este cenário, tem, portanto, o fato da pandemia do coronavírus alterar a forma com que os brasileiros pagam as suas compras.
“A digitalização reduz a passos largos o uso de cheques e dinheiro em espécie, que são ineficientes, tem maiores riscos de fraudes e furtos, e demandam estruturas onerosas de segurança física e transporte de dinheiro. Em 2022, o varejo terá essa consciência de maneira prática, excluindo estes e outros gargalos que tracionam o onboarding do stakeholder”, completa Cunha.
De acordo com a Certsys, os cinco principais meios de pagamento serão:
1. Unificação da jornada do cliente é uma das tendências de pagamentos digitais
Um único gateway de pagamentos inteligente e uma experiência do cliente integrando o online com o offline de forma fluida e eficiente.
Esta proposta é, portanto, uma evolução que traz diversos ganhos de eficiência e produtividade ao mesmo tempo que fideliza os clientes.
Todavia, inda não vê este nível de integração com frequência no varejo. Lembrando que 75% dos millenials estão dispostos a pagar mais por melhores experiências, segundo dados da PwC.
Ou seja, quanto mais ágil a experiência maior será o encanto do consumidor pela marca/empresa.
2. A popularização do pagamento por super aplicativos como o WhatsApp
Atrelado a uma interação por inteligência artificial eficiente, isto pode transformar a experiência de pagamento do cliente antes, durante e depois.
Desenvolver, então, aplicações focadas nesses super aplicativos pode ser de suma importância para atração de consumidores no futuro.
3. Open banking
Permitirá a criação de fintechs ainda mais poderosas, que poderão analisar o cliente, resolver o crédito, realizar créditos de fidelidade e processar o pagamento em uma mesma operação.
No entanto, é muito importante entender e prever como será o ecossistema de empresas que será criado com a disseminação do open banking.
Dessa maneira, parcerias corretas também podem gerar um impacto direto em resultados.
4. Mobile wallets
Já presentes no mercado, em 2022, este modelo expandirá em funcionalidades. Private Labels de wallets, por exemplo, podem trazer novas oportunidades para fidelização e exploração de serviços financeiros.
Neste caso poderá integrar a mobile wallet com os sistemas de loja e do e-commerce para transações imersivas, envolvendo pagamentos, cash-backs e formas de crédito inovadoras.
5. Pagamentos por voz
Outro tipo de biometria que ficará cada vez mais viável nos próximos anos, melhorando a experiência e reduzindo o volume de fraudes.
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Fonte: Mundo do Marketing
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